[News] Café Expresso estreia segunda temporada nesta terça, 28

Após o fim da primeira temporada do Café Filosófico CPFL - Expresso, novo formato que reúne dupla de convidados que conversam em cenário itinerantes, o Instituto CPFL e a TV Cultura anunciam a segunda temporada do programa, com estreia prevista para a próxima terça-feira, dia 28 de julho, às 23h.

Nas redes sociais, os comentários de quem acompanha os episódios pela TV ou pelo youtube foram positivos e já havia pedidos por mais uma temporada. “Tivemos uma excelente repercussão da primeira temporada do Café Expresso e estamos lançando a segunda temporada na sequência, atendendo ao interesse do telespectador. Também é um bom momento para, em conjunto com a TV Cultura, entregarmos episódios inéditos, em contraste ao cenário onde as produções nacionais têm sofrido com a paralisação causada pela pandemia”, conta o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

A nova temporada, intitulada “Responsabilidade”, propõe questionar os efeitos positivos ou negativos que resultam das ações humanas. Se antes os efeitos ou consequências eram deixados ao acaso, mais do nunca é urgente considerar e repensar a responsabilidade com o futuro do mundo e com as futuras gerações. Nesta temporada os convidados percorrerão pontos clássicos da cena paulistana, como o Museu da Imigração, Parque Ibirapuera, Café Girondino, Praça Roosevelt e o Jardim da Faculdade de Medicina da USP. Entre os nomes, figuram Maria Lucia Homem, Contardo Calligaris, Ricardo Ohtake, Miguel Chaia, Ricardo Guimarães, Fernando Schüler, Eduardo Giannetti, Christian Dunker, Débora Vaz, Margareth Rago e Simone Diniz.

Primeiro episódio

Na estreia, “Responsabilidade e Imigração” abre a temporada com uma conversa entre os escritores e psicanalistas, Maria Lucia Homem e Contardo Calligaris, acerca da necessidade de se repensar com urgência a responsabilidade com o de fora, o estrangeiro. Em um mundo onde a tecnologia aproxima, o transporte ultrapassa a geografia e as línguas são traduzíveis, é preciso saber lidar com o outro, entendê-lo, respeitá-lo, acolhê-lo. O cenário para essa conversa é o Museu da Imigração, na capital paulista, que reúne acervo histórico sobre o fluxo da imigração no país.

“Levamos dois milênios, mais ou menos, para que a gente começasse a se dar conta de que talvez exista uma comunidade da espécie, como seres humanos. Digo isso porque nossa responsabilidade para com os estrangeiros, para com os imigrantes, por exemplo, ou os refugiados, essas questões são indissociáveis de nossa capacidade de entender que de alguma forma temos algo em comum por pertencermos a uma mesma espécie. Que isso não é apenas uma denominação biológica, mas é algo mais, talvez seja um vínculo afetivo de fato. Esse vínculo é, sem dúvidas, mais sensível, mais presente nas Américas, que são lugares habitados por pessoas que vieram de cada canto do mundo, e mesmo assim essa ideia ainda luta para prevalecer”, contextualiza Contardo Calligaris.

Com estética documental, o Café Expresso inova com uso de imagens em movimento captadas com apoio de drones e câmeras esportivas. A direção desta série, gravada antes da pandemia, é assinada por Pedro Caldas e Leonardo Virno. Cada episódio tem duração de 26 minutos, com classificação livre.

A segunda temporada do Café Expresso, série “Responsabilidade”, vai ao ar na próxima terça-feira (28/7), às 23 horas, logo após o programa #Provoca”, na TV Cultura.

Confira as datas de exibições de todos os episódios da 2ª temporada:

28/07 - EP 1. Responsabilidade e Imigração

04/08 - EP 2. Responsabilidade e o Outro

11/08 - EP 3. Responsabilidade e Cuidado

18/08 - EP 4. Responsabilidade e Relações

25/08 - EP 5. Responsabilidade e Infância

01/09 - EP 6. Responsabilidade e Gênero

Sobre o Instituto CPFL

Com 17 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Em 2020, o Instituto CPFL fortalece a frente de atenção social com investimento nos programas CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; e o CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos. Também integram as atividades do Instituto CPFL, para o ano de 2020, o Circuito CPFL, com etapas de Corrida e Caminhada e o Cinesolar, as gravações do programa Café Filosófico CPFL, realizado em parceria com a TV Cultura e exibido na grade da emissora, além de outras atividades que acontecem na sede do Instituto CPFL, em Campinas, como Exposições de Artes, os concertos da Série Música Contemporânea, o mês em comemoração à cultura chinesa e as exibições de cinema por meio do Cine CPFL. 

Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.



Nenhum comentário