[News] Cardápio da semana: Wim Wenders, Robert Siodmak, Ken Russell e Neil Burger

 cardápio À La Carte desta quinta (29/07) traz Wim Wenders com documentário indicado ao Oscar; Burt Lancaster e Ava Gardner em adaptação de Ernest Hemingway; longa de estreia de Ken Russell; e Edward Norton fazendo mágica com Jessica Biel:
“Buena Vista Social Club” (1999), de Wim Wenders; “Os Assassinos” (1946), de Robert Siodmak; “French Dressing” (1964), de Ken Russell; e “O Ilusionista” (2006), de Neil Burger.

-“Buena Vista Social Club”: indicado ao Oscar 2000 de Melhor Documentário. Buena Vista Social Club foi uma casa de dança e apresentações musicais de Havana (Cuba), fundado nos anos 1940, onde músicos se encontravam e tocavam, entre eles Manuel "Puntillita" Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz e Omara Portuondo. 40 anos após o fechamento do Buena Vista Social Club, ocorreu um reecontro histórico entre os músicos originais, quando o músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista norte-americano Ry Cooder produziram um disco que rendeu shows de grande sucesso nos Estados Unidos, registrados por Wim Wenders e transformados neste documentário.

-“Os Assassinos”: Ernest Hemingway, autor do conto original, assistiu ao filme, dirigido por Robert Siodmak, em uma projeção privada, antes de seu lançamento. Ele compareceu munido de duas garrafas, uma com água e outra com gim, para ir bebendo à medida que o filme fosse ficando ruim. No final da exibição ele mostrou as garrafas intactas, como sinal de total aprovação do resultado. Antes de acertar com Burt Lancaster, o produtor Mark Hellinger considerou muitos atores para o papel de Anderson, enquanto Ava Gardner foi, desde o início, sua única escolha para interpretar Kitty Collins. Em 1956, o diretor russo Andrei Tarkovsky, então estudante de cinema, realizou um curta de 19 minutos baseado nesta mesma história.



-“O Ilusionista”: estrelado por Edward Norton e Jessica Biel, o filme, dirigido por Neil Burger, foi indicado ao Oscar 2007 de Melhor Fotografia. Jessica Biel substituiu Liv Tyler, que deixou o filme quando as filmagens estavam prestes a começar. Roteiro baseado no conto "Eisenheim the Illusionist", de Steven Millhauser.

-“French Dressing”: primeiro longa-metragem dirigido pelo inglês Ken Russel. Um detalhe curioso, é que este filme, hoje considerado um cult de estilo comparável às comédias de Jaques Tati, foi muito mal recebido na época pelo público e pela crítica, o que fez o diretor Ken Russell pensar em desistir do cinema, uma decisão que, felizmente, ele não tomou em definitivo, pois 4 anos depois ele viria a ser indicado ao Oscar de Melhor Diretor pela sua obra-prima “Mulheres Apaixonadas”. “French Dressing” é um filme leve e despretensioso, indispensável para os admiradores deste realizador de obras futuras bastante ousadas como a ópera rock “Tommy” e o super erótico "Crimes de Paixão", com Kathleen Turner.


Sinopses:



BUENA VISTA SOCIAL CLUB

(Buena Vista Social Club)

Alemanha/EUA/Reino Unido/Fraça/Cuba, 1999, cor, 105 min., documentário, idiomas: inglês e espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Wim Wenders

Elenco: Omara Portuondo, Compay Segundo, Ibrahim Ferrer e Rubén González.



Em 1996, o guitarrista Ry Cooder foi à Cuba gravar um CD com músicos que estavam no ostracismo. Dois anos depois, ele voltou à ilha na companhia do cineasta Wim Wenders e de uma pequena equipe para filmar o documentário. Em seu testemunho, Wenders se isenta de comentários políticos e privilegia a riqueza da música e a sabedoria dos veteranos. Mostra ainda momentos antológicos de apresentações do grupo, alternados com depoimentos dos próprios artistas onde eles se sentem mais à vontade: Havana.



OS ASSASSINOS

(The Killers)

EUA, 1946, p/b, 1003 min., suspense, idioma: inglês (legendado), 14 anos.

Direção: Robert Siodmak

Elenco:  Burt Lancaster, Ava Gardner e Edmond O'Brien.



Dois homens são contratados para matar Anderson, o "Sueco". Isto leva Jim Readon, um investigador de seguros, a descobrir que ele tinha um seguro de vida cuja beneficiária era a camareira de um hotel em Atlantic City.



FRENCH DRESSING

(French Dressing)

Reino Unido, 1964, p/b, 86 min., comédia, idioma: ingês (legendado), 14 anos.

Direção: Ken Russell

Elenco: James Booth, Roy Kinnear e Marisa Mell.



Uma pequena cidade inglesa a beira-mar tenta melhorar sua imagem recebendo um Festival de Filmes. As coisas saem do controle quando uma estrela do continente aceita em participar do Festival. Primeiro longa-metragem do Diretor Ken Russel que anteriormente dirigia apenas para televisão.  O diretor se inspirou pelos trabalhos de Jaques Tati e Buster Keaton.



O ILUSIONISTA

(The Illusionist)

EUA, 2006, cor, 110 min., drama, idioma: inglês (legendado), 14 anos.

Direção: Neil Burger

Elenco: Edward Norton, Jessica Biel e Paul Giamatti.



O famoso ilusionista Eisenheim assombra as platéias de Viena com seu impressionante espetáculo de mágica. Suas apresentações despertam a curiosidade de um dos mais poderosos e céticos homens da Europa, o Príncipe Leopold. Certo de que as mágicas não passam de fraudes, Leopold vai ao show de Eisenheim disposto a desmascará-lo. Quando Sophie, noiva de Leopold, é chamada ao palco para participar de um número, ela reconhece em Eisenheim uma paixão juvenil. Eles iniciam um romance clandestino e o príncipe delega a um inspetor de polícia a missão de expôr a verdade por trás do trabalho do mágico. Este, no entanto, prepara-se para executar a maior de suas ilusões.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.



Nenhum comentário