[News] Sesc e Senac RJ oferecem curso gratuito sobre a Lei Aldir Blanc

RIO DE JANEIRO - O Sesc e o Senac RJ abrem nesta quinta-feira (16/7) as inscrições para o curso gratuito “Por Dentro da Lei Aldir Blanc”, desenvolvido em parceria com a Escola de Políticas Culturais. Ministrado em plataforma digital, o curso vai oferecer um panorama detalhado de cada aspecto da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), sancionada em 29 de junho. Além de estender aos trabalhadores da cultura o auxílio emergencial de R$ 600 por três meses, a medida destina recursos financeiros para editais e a manutenção de espaços culturais da sociedade civil em estados e municípios de todo o país.

O curso é voltado para produtores culturais, artistas, gestores de organizações culturais comunitárias, conselheiros (as) de cultura, assim como a gestores públicos do setor. Em cinco módulos, abordará desde o histórico da implementação da lei até o desenho e a modelagem de editais e programas locais, passando por reflexões sobre as emergências culturais no contexto brasileiro e mundial, o histórico do Sistema Nacional de Cultura e a cartografia do setor cultural brasileiro  (confira abaixo a grade completa).

As aulas virtuais acontecem dias 1, 3, 5, 7 e 10 de agosto, das 15h às 18h, sendo que a primeira será aberta ao público e transmitida pelos canais do YouTube do Sesc RJ, Senac RJ e Canal Emergência Cultural. Elas contarão com práticas de encantamento da Pedagogia Griô e serão conduzidas por especialistas, articuladores e gestores que atuaram no processo de elaboração, tramitação e mobilização da lei.

Ministrantes - Entre os nomes confirmados estão Célio Turino (historiador e gestor cultural), Jandira Feghali (deputada federal e relatora da Lei Aldir Blanc), Ana Clarissa Fernandes (analista de Cultura da Confederação Nacional de Municípios), Alexandre Santini (gestor cultural e membro da Escola de Políticas Culturais), Silvana Meireles (secretária executiva de Cultura de Pernambuco), Luisa Cela (secretária executiva de Cultura do Ceará) e Márcio Caires (ex-presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura e membro da Escola de Políticas Culturais).

Vagas limitadas - As 200 vagas serão ocupadas pessoas selecionadas por uma comissão, que avaliará as informações prestadas no formulário de inscrição, como atividade profissional, capacidade de multiplicação dos conteúdos  e as motivações do interessado. O período de inscrição começa no dia 16/7 e se estende até 24/7. Os selecionados serão comunicados entre os dias 29 a 31/7.

Live no dia 16/7 antecipa discussões do curso – Para quinta-feira (16/7), data em que se inicia o processo de inscrição, está programada uma live, às 11h, onde serão debatidas algumas questões abordadas no curso. Participam do encontro gestores do Sesc RJ, Senac RJ, Escola de Políticas Culturais e uma ministrante. A transmissão será pelos canais do YouTube das instituições. Mais informações podem ser obtidas em www.sescrio.org.br.  

SERVIÇO
Curso “Por dentro da Lei Aldir Blanc”
Inscrições: 16/07 a 24/07 em www.sescrio.org.br
Seleção dos participantes: 25/07 a 28/07
Comunicação aos selecionados: 29/07 a 31/07
Aulas: Dias 1, 3, 5, 7 e 10 de agosto, das 15h às 18h
Live sobre temas do curso: 16/7
Aula inaugural aberta: Dia 1/8
Informações: www.sescrio.org.br


Nenhum comentário