[Crítica] A arte da felicidade

 

Sinopse:

Depois de receber uma péssima notícia, Sergio conduz seu táxi pela decadente cidade de Nápoles. Sob uma chuva incessante, começa a questionar sua vida através da visão do futuro e da presença iminente do presente.



          O quê eu achei?

Apesar desse filme ter sido lançado em 2013, confesso que nunca tinha ouvido falar dele.O que é uma pena porque essa animação italiana é uma pérola que deveria ser conferida por todos! 

Sergio Cometa(voz de Leandro Amato)é um homem de meia-idade amargurado que trabalha nas ruas de Nápoles.Ele dirige o carro de seu tio e reflete sobre a vida.Seu irmão mais velho Alfredo (voz de foi para a Índia estudar Budismo-até receber a notícia de sua morte.

Enquanto Sergio passa pelas ruas napolitanas enquanto ouve o programa de rádio alegando que o Apocalipse está chegando e também funciona como um lugar onde os passageiros podem compartilhar suas histórias.Alguns desses passageiros incluem uma viúva rica, uma garota chorona e o tio de Sergio.

O visual da animação é um espetáculo à parte e a relação entre os irmãos é o tema mais complicado: um toca piano e o outro violino, um conseguiu alcançar a paz espiritual enquanto o outro era frustrado,cortou laços com a família e a namorada.

Os pensamentos dele sobre a efemeridade da vida,dos momentos irão ressoar com os espectadores,ainda mais em tempos pandêmicos em que a maioria está repensando a maneira como aproveita seu tempo e aprendendo a valorizar mais o que tem.

Esse foi o primeiro longa-metragem feito pelo estúdio Mad Entertainment, fundado pelo produtor Luciano Stella com os produtores musicais Antonio Fresa e Luigi Scialdone,que contribuíram com a trilha sonora.Ganhou o prêmio de Melhor Animação no European Film Awards, ganhou uma menção honrosa no Golden Ciak Awards e foi escolhido pelo público como Melhor Longa no Raindance Film Festival.Ao meu ver,deveria ter faturado pelo menos uma indicação ao Oscar de Melhor Animação.

Super recomendo!

E aproveitem porque ele está disponível no Petra Belas Artes À La Carte por tempo limitado!

                                Trailer:





Nenhum comentário