[News] Imagecon - Confira o último dia da Conferência do Imaginário

Crédito da foto: César OValle

A ImageCon terminou neste domingo (25), com o último dia da Conferência do Imaginário. A noite de palestras e debates começou às 18h, com a continuação do papo entre os coletivos Barra Funda e Coletores, que aconteceu no sábado (24). Os artistas seguiram falando de suas propostas e esquemas de trabalho, além de ideias e planos para um futuro pós-pandemia.


Na sequência, César OValle, Tom Filho, Hélio Matta e Sérgio Gandolphi (Canal Desimpedidos) falaram sobre a imagem nos tempos da influência. Tiktoker, instagrammer e youtubers juntos abordando o poder dos likes e das visualizações na era da imagem. Tom, que é fotógrafo, falou da importância de mostrar não só seu trabalho, mas também sua imagem. Enfatizou ainda como é diferente sair dos bastidores para a frente das telas e os pontos positivos desta guinada no trabalho. Cesinha falou da mudança de sua carreira como “fotógrafo de banda” para a possibilidade que o Instagram lhe deu de mostrar seus trabalhos para além do meio musical. Hélio Matta e Sérgio Gandolphi, responsáveis pelo canal Desimpedidos abordaram como a produção de conteúdo diário e inovador muitas vezes transborda as redes sociais e vai para o mundo offline. É o caso, por exemplo, do Cartolouco, que foi contratado como jogador profissional no Campeonato Carioca.

O terceiro debate da Conferência do Imaginário aconteceu entre Rita Moraes e Daniel Rezende, com mediação de Deborah Osborn, com foco no fenômeno das séries. Daniel mandou um recado importante para quem está começando na carreira de roteirista:


“Quando apresentei a primeira ideia para ‘Ninguém está olhando’, ouvi que era boa, mas ainda não era uma série. Um ano depois voltei com a ideia melhorada e ela foi aceita na hora! ”.


DANIEL REZENDE – IMAGECON


Rita contou que, apesar das noites mal dormidas e algumas taquicardias, até hoje deu muita sorte em tudo que fez em sua carreira.

“Meus chefes são os roteiristas e os atores. Estando tudo bem com eles, o resto a gente resolve na conversa e dentro do set”.

RITA MORAES - IMAGECON


A noite seguiu com um encontro entre João Wainer e Alexandre Orion, com mediação de Pio Figueroa, tentando responder questionamentos como “quando a trajetória do artista intercala em múltiplas mídias, como se apresenta a autoria?” e “quando o fotógrafo passa a ser diretor? ”. Eles deixaram clara a importância de todos estarem alertas no momento atual do Brasil e mostraram a esperança de que, quando esse período passar, será possível comemorar e reestruturar o fazer artístico.

A mesa de encerramento da ImageCon foi uma conversa entre Day Rodrigues e Juliana Vicente, duas potentes realizadoras que discutiram eixos fundamentais na produção imagética contemporânea: qual a importância do roteiro num mundo em que pesquisas mostram que 85% do que absorvemos vem de imagens? Qual o peso da narrativa clássica, machista e eurocentrista?

“O que eu busco hoje é equilíbrio para defender meus projetos diante de players que certamente vão questionar a representatividade das minhas produções. Nós precisamos ser poliglotas para dominar a língua do branco, ter ela como segunda língua, porque ela é importante para circularmos pelo mundo. Mas não podemos mais deixar que esta linguagem entre nas nossas veias e determine quem somos”.

JULIANA VICENTE – APÓS SER QUESTIONADA POR DAY SOBRE COMO LIDAR COM O RACISMO ESTRUTURAL COM QUE SE DEPARA A CADA ENCONTRO DE NEGOCIAÇÃO - IMAGECON

A Conferência do Imaginário faz parte do lançamento da plataforma permanente ImageCon, que realizará ações multimídia ao longo do ano e iniciou suas atividades, em abril, com projeções mapeadas em empenas de prédio na região da Augusta, do Minhocão e do Arouche, realizadas pelos coletivos Barra Funda e Coletores e com obras selecionadas via convocatória.

Todas as conversas estão disponíveis no site e no canal no YouTube da FHOX.

 
 
Serviço
ImageCon - online e gratuito
Conferência do Imaginário: de 23 a 25 de abril.
Onde: Acesse live.imagecon.com.br.

Siga-nos também no Instagram
 
 

 



Nenhum comentário