[Especial Oscar 2021] O Som do Silêncio

 

Sinopse: Em Som do Silêncio, um jovem baterista teme por seu futuro quando percebe que está gradualmente ficando surdo. Duas paixões estão em jogo: a música e sua namorada, que é integrante da mesma banda de heavy metal que o rapaz. Essa mudança drástica acarreta em muita tensão e angústia na vida do baterista, atormentado lentamente pelo silêncio.

Dirigido por Darius Marder (que escreveu o roteiro junto com seu irmão, Abraham Marder), baseado na estória de Darius Marder e Derek Cianfrance. Conta com o elenco formado por Riz Ahmed, Olivia Cooke, Paul Raci, Lauren Ridloff e Mathieu Amalric.


Curiosidades:

- Quando Paul Raci (que interpreta Joe, o fundador da clínica de reabilitação para surdos) não é surdo, mas seus pais eram. Ele é uma figura proeminente na comunidade surda conhecida como CODA – Child of Deaf Adults (Filhos de Adultos Surdos) e um membro da banda Hands of Doom, uma banda que se apresenta em ASL (Linguagem Americana de Sinais).

- Durante as cenas onde Ruben está com dificuldades para conciliar com sua perda de audição, Riz Ahmed usou bloqueadores auditivos dentro de seus ouvidos que emitiam barulho branco. Ele disse ao USA Today que “não conseguia escutar nada, incluindo o som de minha própria voz.” Depois de um tempo, ele decidiu abandonar os bloqueadores de som e simplesmente mergulhar na cultura de deficientes auditivos ao comunicar com o diretor e o elenco surdo quase exclusivamente por linguagem de sinais.

- Riz Ahmed disse que espera que o filme encoraje mais pessoas à aprenderem linguagem de sinais.

- Riz Ahmed aprendeu linguagem de sinais para o filme.

- Uma grande parte do elenco contratado vem da comunidade de deficientes auditivos.

- Riz Ahmed passou seis meses aprendendo a tocar bateria para o filme.

- A trama e os personagens principais são baseados no documentário ficcional inacabado de Derek Cianfrance, Metalhead, onde o baterista de uma dupla de heavy metal estoura seus tímpanos e tem que se adaptar à um mundo de silêncio. O filme de Derek estava em pós-produção desde 2009 e tinha no elenco os membros da banda Jucifer e casal na vida real, Edgar Livengood e Gazelle Amber Valentine fazendo o papel de si mesmos.

- Darius Marder foi um dos roteiristas do filme de Derek, O Lugar Onde Tudo Termina (2012). Marder foi pedido pessoalmente por Cianfrance para retrabalhar “Metalhead” desde o início como também deu sua benção.

- Embora na Amazon Prime, o streaming permite que se desabilite as legendas, os cineastas tinham a intenção para que as legendas estejam presentes durante o filme e é assim que foi mostrado nos festivais de cinema. Eles queriam trazer para pessoas que escutam a experiência daquele que são surdos ou tem outro tipo de deficiência auditiva, que também requer legendas para qualquer filme ou série.

- As cenas de Ruben (Riz Ahmed) tocando e ensinando bateria para crianças surdas não estavam no roteiro.

- Paul Raci (Joe) é um intérprete licenciado de linguagem de sinais e tem tocado música para a comunidade.

- De acordo com Darius Marder, Olivia Cooke (Lou) tocou guitarra e cantou ao vivo.

- O filme é a estreia de Darius Marder como diretor.

- Olivia Cooke compôs a música tocada pela sua personagem Lou e Ruben (Riz Ahmed) na cena de abertura do filme.

- A tatuagem no peito de Riz Ahmed “Please Kill Me” é uma referência à Richard Hell (cantor e baixista do Neon Boys e Television com seu amigo de escola Tom Verlaine, em Nova York na década de 1970)

- Os cineastas fizeram um esforço imenso para usar uma meticulosa e planejada edição de som para que o espectador tenha a experiência da dificuldade de perder a audição, a habilidade de encontrar alegria na vida apesar da perda de audição assim como a realidade dos implantes cocleares, assim como o personagem principal.

- O filme foi filmado na ordem cronológica.

- A mixagem de som do filme foi feita em 10 semanas, pelos indicados ao BAFTA, Jaime Baksht e Michelle Couttolenc junto com Carlos Cortés no Splendor Omnia Studios, no México.

- Dakota Johnson e Matthias Schoenaerts faziam parte do projeto em 2016, como eles queriam trabalhar juntos em outro filme após Um Mergulho no Passado (2015). No entanto, conflitos de agenda impedira ambos de estarem no filme e eles foram substituídos por Olivia Cooke e Riz Ahmed em 2018.

- Lauren Teruel Ridloff, que faz o papel da professora Diane, foi Miss Deaf America de 2000 a 2002.

- A data original de lançamento do filme foi adiada devido à pandemia.

- De acordo com uma entrevista em 2020, Olivia Cooke revelou que foi sua ideia de descolorir suas sobrancelhas para seu papel como Lou depois de ver fotos que a inspiraram no Pinterest.

- No filme, o personagem Joe explica a Ruben que perdeu sua audição na guerra do Vietnã. Paul Raci que faz o papel de Joe é um veterano da guerra do Vietnã.

- Ruben é dito várias vezes que implantes cocleares não são cobertos pela maior parte dos seguros. Na verdade, nos Estados Unidos, todo o seguro do governo e praticamente todas as empresas de seguro privado cobrem os implantes.

- Assim como o filme foi filmado em ordem cronológica, Olivia Cooke passou vários meses longe do set de filmagens enquanto o segundo ato estava sendo filmado. Ela disse em entrevistas recentes que a distância criada entre ela e Riz Ahmed durante o tempo que ficaram separados foi refletida na distância entre seus respectivos personagens no fim do filme.

- Olivia Cooke disse em uma entrevista que a ideia de Darius Marder para Cooke cortar seu cabelo para o fim do filme foi para criar uma imagem diferente de Lou do início do filme, de novo para refletir a mudança e desconhecimento entre os dois personagens e suas jornadas individuais ao longo do filme.
 
O Som do Silêncio também concorre nas categorias de Melhor Ator (Riz Ahmed), Melhor Ator Coadjuvante (Paul Raci), Melhor Roteiro Original, Melhor Som e Melhor Edição.
 
Trailer:

 
Fontes: AdoroCinema, G1, IMDB, YouTube.

Nenhum comentário