[News]Orquestra Sinfônica Som+Eu promove concerto de Natal com Jorge Vercillo


O


Orquestra Sinfônica Som+Eu promove

concerto de Natal com Jorge Vercillo


 

Concerto virtual será transmitido diretamente da

Cidade das Artes, com os alunos das unidades do

Balneário Jardim Ana Clara e Campos Elíseos

 

Nesta sexta-feira, 18 de dezembro, acontece o Concerto Natal Sons da Esperança, especial natalino da Orquestra Sinfônica Som+Eu, que conta com uma participação mais que especial: o cantor e compositor Jorge Vercillo se unirá aos alunos para uma apresentação virtual, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do projeto no YouTube, com a participação especial da Orquestra Tubônica Som+Eu. A transmissão ocorrerá na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, seguindo todas as normas e protocolos determinados pela OMS em decorrência da pandemia de covid-19, e contará com a presença dos jovens das unidades Balneário Jardim Ana Clara e Campos Elíseos.

O repertório do concerto trará apresentações de música clássica e MPB, reforçando as orientações musicais que os participantes tiveram ao longo do ano. “O concerto de fim de ano é um momento importante para os alunos, que consolida e reconhece o esforço de todos. Estamos muito orgulhosos de termos mantido o aprendizado ao longo de 2020, em meio ao distanciamento social, em especial por sabermos que a música e a arte trazem alívio para momentos como este”, afirma Valéria Seabra, presidente do Projeto Som+Eu.

Criado em 2011, o Som+Eu é um projeto sociocultural que promove aulas de de instrumentos de orquestra para crianças e adolescentes, tendo beneficiado mais de 3 mil alunos nesse período. Com o apoio da Braskem, o programa inaugurou unidades nos bairros Campos Elíseos e Ana Clara, em Duque de Caxias, e iniciou a Orquestra Tubônica, que utiliza instrumentos construídos com plástico e material reciclado, resinificando os itens e ampliando as oportunidades de vaga por serem matérias-primas mais acessíveis.

Além de construírem instrumentos como chinelofone, violinos e flautas, tendo como base o PVC, material conhecido por sua aplicação em tubos e conexões de construção, e itens de percussão adaptada com latões, os participantes são instruídos sobre a importância do consumo consciente, reforçando conceitos sobre a reutilização e reciclagem do plástico.

“Temos muito orgulho de participar do legado que o Som+Eu deixa na comunidade de Duque de Caxias por meio do incentivo à cultura e música. Acreditamos no potencial da música como ferramenta de transformação social e enxergamos o potencial dos jovens atuarem como multiplicadores do conhecimento em suas comunidades. Aliar a oportunidade do ensino musical a sustentabilidade é de grande valor para a evolução da sociedade e o concerto de fim de ano é um marco dessa trajetória de sucesso”, conclui Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem. 

 

Serviço:

Orquestra Sinfônica Som+eu- Concerto Natal Sons da Esperança

Data: 18 de dezembro

Horário: 19h

Transmissão: www.youtube.com/sommaiseu

Classificação: Livre

 

Redes:

facebook.com/projetosommaiseu

youtube.com/sommaiseu

instagram: @projetosommaiseu

 

Sobre Projeto Som+Eu:

Criado em 2011, o Projeto Som+Eu, instituição sem fins lucrativos, que teve sua primeira unidade no Morro da Providência, na Região Portuária do Rio de Janeiro, já beneficiou mais de 3000 alunos por meio de aulas gratuitas de música e formação de grupos e orquestras. Há três anos, o Som+Eu conta com a unidade em Campos Elíseos e a mais nova em Jardim Ana Clara, inaugurada em 2019, ambas por meio do patrocínio da Braskem. O Projeto já beneficiou mais de 700 crianças e jovens da Baixada Fluminense. Na região, o Som+Eu conta ainda com uma ação que une música e sustentabilidade. A Orquestra Tubônica reúne pequenos músicos que se apresentam com instrumentos feitos a partir de materiais descartados adequadamente. São flautas de tubos de PVC, instrumentos de percussão feitos a partir de tambores e galões plásticos, violinos e violoncelos produzidos com tubos de PVC, espumas, além de instrumentos de sopros feitos com garrafas de água e o chinelofone, onde tubos e chinelos emitem sons e geram música. O serviço é gratuito, desde a matrícula, aulas até o empréstimo dos instrumentos. O objetivo do projeto é promover, por meio de uma ação sustentável e inovadora, a melhoria da qualidade de vida dos jovens atendidos, tirando-os, muitas vezes, de situação de vulnerabilidade social. Os responsáveis pelas crianças também são envolvidos no projeto e participam das atividades em conjunto.

 

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.

PR

Nenhum comentário