[News] “Zona Árida”, documentário de Fernanda Pessoa, estreia no Canal Brasil



  
O documentário de Fernanda Pessoa, “Zona Árida”, estreia na próxima terça, dia 22, no Canal Brasil. Em 2001, a cineasta realizou um intercâmbio nos Estados Unidos, em Mesa, no Arizona, cidade considerada a mais conservadora do país. Quinze anos depois, ela retorna à cidade e revisita pais, amigos e professores, dois meses antes da eleição de Donald Trump.

Aos 15 anos, Fernanda compartilhava o mesmo sonho de muitos jovens brasileiros: morar nos Estados Unidos. Durante seu intercâmbio, ela percebe que “há algo de estranho no ar quente do deserto do Arizona”, mesmo sem saber o porquê. É quando ela decide quebrar a promessa de que nunca mais voltaria à cidade, às vésperas da eleição de Donald Trump. Buscando dar voz às pessoas que conviveram com ela na época, a diretora investiga o que a atraiu ao país e levanta questões como o patriotismo estadunidense, a polêmica fronteira com o México e as eleições presidenciais de 2016.

“Zona Árida” recebeu Menção Honrosa do Júri da mostra competitiva Next Masters no Festival Dok Leipizig 2019, um dos festivais de documentário mais tradicionais do mundo. Por meio de uma abordagem intimista, com lembranças do intercâmbio, o filme propõe uma reflexão acerca da onda conservadora que se espalhou pelo país.


Zona Árida (2019) (76’)

INÉDITO E EXCLUSIVO

Classificação: 12 anos

Direção: Fernanda Pessoa

Estreia: Terça, 22/12, às 19h

Reapresentações: Segunda, 28/12, às 10h20; e quinta, 31/12, às 5h45.
 
 

 


Nenhum comentário