[News] Sementes-Caminho para uma produção mais diversa

 

Voltado exclusivamente para agentes culturais não brancos, o curso “Sementes – caminhos para uma produção mais diversa” está com inscrições abertas por meio da plataforma Sympla. Online e gratuita, a iniciativa oferecerá, inicialmente, 300 vagas e será realizada a partir do dia 16 de janeiro, em nove encontros, sempre aos sábados e domingos, com carga horária total de 24 horas.  Serão oito aulas e um debate abarcando temas tão diversos quanto necessários aos profissionais que atuam na área de produção cultural. A ideia é que esta iniciativa se torne a primeira edição de um projeto maior, contínuo e longevo.

Idealizado por Felipe Valle e Mariana Sobreira, da Fomenta Consultoria, e realizado em parceria com Michelly Mury, da Alfazema Cultura, e Natalia Simonete, da Estufa de Ideias, o curso conta ainda com a colaboração dos professores Leila Maria Moreno, Cíntia Barreto, Paula Salles, Daniel Barboza e Vitor Maria. A proposta nasceu do desejo de democratizar o mercado de produção cultural e torná-lo um ambiente que abrace a diversidade dos seus agentes

Inquietos e insatisfeitos com a desigualdade social e o racismo estrutural tão presentes em todos os setores da sociedade, eu e Felipe criamos a Fomenta em maio de 2020, no meio da pandemia, com o objetivo  de contribuir para a profissionalização do setor cultural e, com isso, potencializar a realização de projetos culturais que efetivamente gerem renda para a cadeia produtiva da cultura e deixem um legado para a sociedade, ressalta Mariana Sobreira, idealizadora do projeto, ao lado de Felipe Valle. 

No Dia da Consciência Negra, prevíamos lançar uma série de postagens específicas sobre o tema por um mês, mas diante dos acontecimentos, achamos que era preciso fazer mais. Então, veio a ideia de fazer algo concreto e efetivo e tinha que ser agora.  O projeto cresceu e tornou-se uma iniciativa não só da Fomenta, mas das empresas Alfazema, da Estufa de Ideias e de mais cinco profissionais experientes no mercado cultural, todos trabalhando voluntariamente, em rede, complementa Felipe Valle.

O curso ‘Sementes – Caminhos para uma produção mais diversa’ permanecerá com as inscrições abertas até o dia 15 de janeiro de 2021, com vagas limitadas. Para se inscrever, é necessário acessar o link bit.ly/Sementes2021.  

Programação completa:

16 e 17/01 (sábado e domingo), 14 às 17h 

Noções básicas da Lei de Incentivo à Cultura, com Felipe Valle e Mariana Sobreira

Apresentação de ferramentas e princípios básicos de funcionamento da Lei De Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet), proporcionando conhecimentos para a utilização do mecanismo e a reflexão crítica sobre sua implicação e importância para a sociedade.

23/01 (sábado), 14h às 17h

O mercado de produção de música, com Michelly Mury 

A curadora e coordenadora artística apresentará um panorama sobre as possibilidades dentro do cenário da produção cultural na área da música, compartilhando referências e experiências de sua trajetória de vinte anos no mercado musical.

24/01 (domingo), 14 às 17h 

Comunicação em projetos culturais: identidade visual e comunicação digital, com Daniel Barboza e Vitor Maria 

Os participantes terão a oportunidade de conhecer o mercado da comunicação digital e como utilizá-la como ferramenta de divulgação dos seus projetos. Também serão apresentadas noções básicas de identidade e comunicação visual.

30/01 (sábado), 14 às 17h 

Gestão e prestação de contas em projetos culturais, com Natália Simonete

Noções gerais sobre a gestão de um projeto cultural: ajustes e adequações junto aos governos e patrocinadores, realização de pagamentos, controle financeiro, aplicação de logomarcas, comprovação das ações realizadas, elaboração de relatórios técnicos e financeiros.

31/01 (domingo), 14 às 17h     

Etapas e Desafios da Produção Teatral, com Leila Maria Moreno 

A produtora teatral apresentará as etapas do processo de produção de um espetáculo teatral e dividir suas experiências em mais de vinte e cinco anos de trajetória no mercado de produção.

06/02 (sábado), 14 às 17h  

 A Cultura como Patrimônio, com Paula Salles 

Os participantes serão convidados a conhecer conceitos básicos da Antropologia - como cultura, relativismo cultural e alteridade - e apreciação de seus usos com o cruzamento entre referências históricas e contemporâneas dimensionadas para a produção cultural.

07/02 (domingo), 14 às 16h  

Treinamento de pitch para projetos culturais, com Cíntia Barreto 

Os participantes aprenderão técnicas para elaboração de um pitch - apresentação rápida, clara e objetiva de uma ideia, garantindo um primeiro contato atraente e marcante com potenciais patrocinadores e parceiros do seu projeto cultural.   

07/02 (domingo), 16h às 17h30 

Encerramento com bate-papo sobre o olhar do avaliador do projeto, com Michelly Mury, Natalia Simonete e Leila Maria Moreno.  Mediação: Mariana Sobreira e Felipe Valle

QUANDO: 16 de janeiro a 07 de fevereiro


ONDE: Plataforma Sympla 


NÚMERO DE VAGAS: 300


INSCRIÇÕES: https://bit.ly/Sementes2021 


QUANTO: Grátis





Nenhum comentário