[News] Festival 125 Anos de Cinema apresenta os pioneiros da animação e da comédia no Telecine Cult


O Telecine Cult dá continuidade ao especial Primeiro Cinema, no domingo (20), agora com a chegada da comédia e dos primeiros curtas de animação no início do século XX. Buster Keaton, Harold Lloyd e Max Linder figuram na lista dos grandes mestres da comédia ao lado de Charles Chaplin, que ganha uma mostra dedicada na próxima semana, dia 27. Já entre os precursores dos desenhos animados estão Walt Disney e os irmãos Dave e Max Fleischer. O Festival 125 Anos de Cinema narra a trajetória da sétima arte até junho de 2021 com exibição no Cult, aos domingos, e no streaming do Telecine.

Detentor de 22 estatuetas do Oscar, Walt Disney deixou um legado incomparável para o mundo da animação. Antes de lançar seu primeiro longa, Branca de Neve e os Sete Anões (1937), o cineasta já havia lançado curtas, como Oswald, o Coelho Sortudo: A Guerra (1927), que serviu de inspiração para Mickey Mouse. Inventor do rotoscópio, Max Fleischer foi o responsável, junto com o irmão Dave, pela criação da série Out Of The Inkwell e personagens como Betty Boop e Popeye .

Buster Keaton ficou conhecido como o comediante que nunca ria e, se estivesse vivo, teria a mesma idade do cinema. A General, filme de 1926 com roteiro e protagonismo de Keaton, marca o auge da sua carreira. Entre outras estrelas do cinema mudo e da comédia estão Harold Lloyd, ator e comediante de Forasteiro Trapalhão (1918) e Max Linder, comediante francês que dirige e atua em Sete Anos de Azar (1921),

Os filmes integram a cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filme são gratuitos para novos usuários.

 
Festival 125 Anos de Cinema: Primeiro Cinema - Pt. 2

Oswald, o Coelho Sortudo: A Guerra (1927)

No Telecine Cult, dia 20, às 14h14

Quando Oswald vai à guerra, as aventuras do coelhinho quase terminam muito mal. Criado por Walt Disney para rivalizar com outros personagens animais da época, Oswald serviu como base para o personagem mais famoso de Disney: o ratinho Mickey Mouse.

Direção: Walt Disney
EUA. 1927. Animação. 6 min.
Link no Telecine

Out Of The Inkwell: Viagem a Marte (1924)
No Telecine Cult, dia 20, às 14h50

O foguete de Koko cai em Marte e ele precisa lidar com criaturas esquisitas. O personagem protagoniza a série de curtas "Out of the Inkwell", primeira a usar a rotoscopia, invenção do animador Max Fleischer.

Direção: Dave Fleischer
Elenco: Max Fleischer
EUA. 1924. Animação. 6 min.
Link no Telecine

Betty Boop Em Pobre Cinderela (1934)
No Telecine Cult, dia 20, às 15h11

Betty Boop ganha a própria versão da fábula clássica "Cinderela". O filme marcou a primeira aparição da personagem em cores para os cinemas, a única nos desenhos clássicos, além de ser o primeiro filme colorido do estúdio criado pelo animador Max Fleischer.

Direção: Dave Fleischer
Elenco: Bonnie Poe, Jack Mercer
EUA. 1934. Animação. 10 min.
Link no Tel ecine

Popeye e o Marinheiro Sindbad (1936)
No Telecine Cult, dia 20, às 15h33

Popeye é desafiado por Sinbad a passar por diversos desafios e provar que é o maior marinheiro dos sete mares. Antes de se tornar um fenômeno televisivo, Popeye foi dos quadrinhos para as telas do cinema nas mãos do visionário animador Max Fleischer, que o transformou em uma das séries de curtas animados mais populares nos anos 1930. O filme, parte da trilogia "Popeye Color Specials", foi indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem Animado.

Direção: Dave Fleischer
Elenco: Jack Mercer, Mae Questel, Gus Wickie
EUA. 1936. Animação. 16 min.
Link no Telecine

Forasteiro Trapalhão (1918)
No Telecine Cult, dia 20, às 16h45

Harold é um garoto da cidade contratado por um hotel do interior dos EUA para modernizar as instalações, mas sua presença no local leva os hóspedes à loucura. Lloyd foi um dos grandes nomes da comédia na era do cinema mudo, ao lado de Charles Chaplin e Buster Keaton. Um de seus filmes mais famoso é aquele em que aparece pendurado nos ponteiros de um relógio.

Direção: Gilbert Pratt
Elenco: Harold Lloyd, Snub Pollard, Bebe Daniels
EUA. 1918. Comédia. 11 min.
Link n o Telecine

Sete Anos de Azar (1921)
No Telecine Cult, dia 20, às 18h30

Max, um homem supersticioso, está prestes a se casar, mas teme que sua sorte mude por ter quebrado um espelho. Mas ao tentar escapar de situações perigosas, ele acaba se metendo em ainda mais confusão.

Direção: Max Linder
Elenco: Max Linder, Alta Allen, Ralph McCullough
EUA. França. 1921. Comédia. 62 min.
Link no Telecine

A Antiga E A Moderna (1923)

No Telecine Cult, dia 20, às 20h50

Nesta sátira de "Intolerância", clássico do diretor D. W. Griffth, um homem desajeitado e magrelo disputa o amor de uma bela mulher em três épocas diferentes da história, mas seu rival parece sempre um passo à frente.

Direção: Buster Keaton
Elenco: Buster Keaton, Marion Mack, Glen Cavender
EUA. 1923. Comédia. 61 min.
Link no Telecine

A General (1926)
No Telecine Cult, dia 20, às 22h

Durante a Guerra de Secessão, espiões da União sequestram as duas maiores paixões de Johnnie Gray: uma locomotiva apelidada de "General" e a jovem Annabelle Lee. Para recuperá-las, ele se aventura pela ferrovia.

Direção: Buster Keaton
Elenco: Buster Keaton, Marion Mack, Glen Cavender
EUA. 1926. Comédia. 76 min.
Link no Telecine 
 
 

 


Nenhum comentário