Novidades

[News] Longa brasileiro ganha como melhor da CRASH

 

Após cinco dias de intensa programação, com mais de 100 filmes e uma série de atividades que incluiu oficinas, debates, lançamentos de livros e uma masterclass com o mestre do cinema independente, o diretor norte-americano Lloyd Kaufman, a Mostra Internacional de Cinema Fantástico – CRASH anunciou os seus grandes vencedores das mostras competitivas no domingo, após uma icônica live com o ator alemão Udo Kier. 

“No geral, foi uma escolha muito difícil, pois o nível dos filmes está altíssimo. Foi muito difícil chegar a um só eleito para cada categoria”, afirmou um dos jurados de premiação, o jornalista crítico de cinema, Marcelo Miranda. Também fez parte do júri, a especialista Yasmine Evaristo e o professor de cinema e diretor Renné França. Na categoria de Melhor Longa-metragem o grande aclamado foi O Cemitério das Almas Perdidas, assinado pelo diretor Rodrigo Aragão. Já Rodson ou (Onde o Sol Não Tem Dó), outro longa brasileiro, recebeu a Menção Honrosa “De Olho No Futuro”. O filme é assinado por Cleyton Xavier e Orlok Sombra.

Na categoria de Melhor Curta-Metragem nacional, o grande vencedor foi Antônia, dirigido por Flávio Carelli. O filme Matéria Estranha (Extraneous Matter), do diretor japonês Kenichi Ugana, foi o vencedor da categoria Melhor Curta-metragem estrangeiro. O júri concedeu, ainda, uma Menção Honrosa para Curta de Animação para o filme de Sandrine Stoianov e Jean-Charles Finck, o fracês O Mundo Interior (The World Within).

Udo Kier – célebre e generoso

“Foi a entrevista mais longa que já concedi”, disse ao final do bate-papo da CRASH o ator alemão Udo Kier, que foi um dos homenageados da mostra em 2020. “Que momento incrível!”, os comentários postados na live eram unânimes e não deixavam dúvida sobre a experiência de conversar com um ídolo, com uma trajetória de mais de 200 filmes, com os mais aclamados diretores do mundo.

Udo falou de sua trajetória, de seus principais filmes e até contou casos de sua intimidade, como a história de seu nascimento que parecia indicar que o ator estava fadado ao suspense e ao terror. “Minha mãe chegou à maternidade e ela estava sendo bombardeada. Fomos os únicos sobreviventes aquele dia”, revelou o ator que é nascido em Colônia, na Alemanha.

Presente para a audiência

O idealizador da CRASH, Márcio Jr. revelou ao final da premiação que a DARKFLIX, plataforma de streaming especializada em terror, suspense, ficção científica e fantasia – e grande parceira do festival – anunciou que irá estender até o dia 20 de dezembro a programação do festival em sua plataforma, gratuitamente, como foi durante o período oficial de realização.

“Um presente e tanto para os aficionados por cinema não perderem nenhum filme da CRASH e ainda reverem os grandes vencedores”, disse Márcio Jr. Para assistir gratuitamente é só acessar o site ou o app da DARKFLIX e proceder todos os passos que levam à “assinaturas”. “Chegando aí, pode clicar sem medo e escolher o pacote CRASH, que é gratuito”, avisa. 



Nenhum comentário