Novidades

[News]ONG Turma do Bem estimula estudantes de odontologia a olhar para o lado social da profissão.

 
ONG Turma do Bem estimula estudantes de odontologia
a olhar para o lado social da profissão
 
Há 20 anos, a ONG Turma do Bem trabalha para ajudar jovens e mulheres que se encontram em situações de vulnerabilidade social, com más condições bucais e que não têm acesso aos cuidados de um dentista.
Contudo, além de ajudar essas pessoas com tratamentos completos e gratuitos, a organização também é responsável por levar conscientização social para os futuros profissionais da odontologia por meio do concurso Estudante do Bem.
Para participar, os estudantes enviam uma fotografia acompanhada de um relato em que denunciam a situação da saúde bucal e suas consequências no dia a dia da população carente. Os melhores trabalhos são escolhidos por um júri e mostrados em uma exposição durante o evento anual da organização.
De acordo com o cirurgião-dentista Eric Franco, professor, coordenador do curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília e voluntário da Turma do Bem, os cursos de odontologia têm um papel fundamental na conscientização desses estudantes. “É preciso entender que existe também o lado do terceiro setor na odontologia”, diz ele.
Para Franco, que em 2015 foi eleito Melhor Dentista do Mundo – reconhecimento da Turma do Bem aos seus melhores voluntários -, o concurso permite que o estudante tenha contato com realidades sociais distintas que o tiram da zona de conforto. “A partir daí, ele começa a entender que a profissão vai muito além do resgate técnico do sorriso e consegue devolver e transformar a vida dessas pessoas, afirma.
Concurso
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Turma do Bem. O prazo para o envio das fotografias vai até 14 de setembro de 2020. O anúncio do vencedor é feito na Virada da Virada, evento da Turma do Bem que acontece no final de cada ano. O concurso existe desde 2012 e já contou com mais de dois mil participantes. O melhor trabalho é premiado com um equipamento odontológico. 
Para mais informações sobre o regulamento acesse: http://turmadobem.org.br/br/wp-content/uploads/2020/02/REGULAMENTO-2020.pdf
Programas
Além do Estudante do Bem, a organização social também conta com outros programas. Os principais são o Dentista do Bem, que oferece tratamento a jovens de 11 a 17 anos, e o Apolônias do Bem, que resgata sorrisos de mulheres que foram vítimas de violência.
Sobre a Turma do Bem
Turma do Bem gere a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com 17,3 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito para jovens de 11 a 18 anos de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e mulheres vítimas de violência. Tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado e caracterizado pela fácil replicabilidade.

Nenhum comentário