Books Brasil Books

Novidades

[News]Naican Escobar utiliza a arte para conversar sobre depressão e suas consequências

Naican Escobar utiliza a arte para conversar sobre depressão e suas consequências



Atuando em diferentes segmentos da arte, o artista se propõe a levar mensagens e reflexões sobre a doença para jovens adultos

Para muitas pessoas, a juventude é um período da vida composto por diversas crises e questionamentos intensos que podem desencadear sentimentos deprimidos, que quando não tratados, podem evoluir para uma depressão. Se preocupando com a saúde mental dos jovens adultos, Naican Escobar, artista de apenas 21 anos, contribui na vida dessas pessoas conversando sobre depressão e suas consequências por meio da literatura e cinematografia.

Estreando na literatura em 2019 com “Um olhar a saúde mental”, obra de autoajuda lançada pela Editora Autografia, o artista conta com outras quatro obras publicadas e no momento trabalha na adaptação cinematográfica de uma delas. “Comecei a fazer workshops e cursos para me qualificar, então me perguntei porque não adaptar meus  livros para os filmes e viver mais nesse mundo?”, reflete.

Em "O Recomeço de Elisa Amyr", lançado em 2020 pela Editora Flyve, Naican Escobar retrata o processo da recuperação da depressão. Por meio de cartas, o autor narra a história de uma adolescente de 17 anos de recuperação da doença e ao longo da narrativa são apresentados fatores que desencadearam os sentimentos de profunda tristeza na protagonista, e de modo reflexivo e íntimo, o artista toca o leitor com sua mensagem.

Conversar sobre depressão e suas consequências é um papel bastante responsável para o momento em que se vive no Brasil, principalmente após diversas pessoas sentirem sua saúde mental sendo desafiada pela pandemia. Obras literárias e cinematográficas podem ser fundamentais para que jovens adultos se conectem e busquem a ajuda de um profissional.

“As histórias que escrevo abrem possibilidades de reflexões sobre diversos aspectos envolvendo a vida, o cotidiano e sobre si mesmo, sempre procuro ajudar o público a superar alguns transtornos mentais, sendo um deles a depressão”, o artista já foi concedido e indicado a algumas premiações com suas obras.

Naican Escobar tem contato com a arte desde pequeno e é formado em Direção de Cinema pela Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo. Além desse curso, o artista também se especializou em roteiro, direção de arte e atuação na TV. No momento, ele se dedica na direção da adaptação de “O Recomeço de Elisa Amyr”, as gravações começam em abril.


Sobre o artista: Em contato com a arte desde pequeno, Naican Escobar nasceu em maio de 2000, em Cruz Alta, cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul. Com diversas obras lançadas no mercado editorial, a qual já lhe concedeu prêmios literários, o artista escreve histórias Young Adult — jovens adultos — e também segue carreira no audiovisual como ator, diretor de cinema e roteirista.

Instagram: @naican.escobar 

Nenhum comentário