[News]"E Se ..." dá voz a violência contra a mulher em em espetáculo de dança contemporânea no Teatro Sérgio Cardoso digital.

“E SE...” DÁ VOZ A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM ESPETÁCULO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA NO TEATRO SÉRGIO CARDOSO DIGITAL
  
Temporada gratuita e online acontece entre os dias 18 e 21, 25 e 28 de novembro pelo projeto Teatro Sérgio Cardoso Digital, com direção artística de Gisele Bellot, e integra as ações dos
30 anos da Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres
 



 
Os números são alarmantes. Segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid-19. Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, sexual, moral, patrimonial ou psicológica. No dia 25 de novembro comemora-se o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. A data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal que ficaram conhecidas quando se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, sendo assassinadas nesta data em 1960. O período se estende até o dia 10 de dezembro, quando se comemora o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e marca 16 dias de ativismo contra a violência contra as mulheres.
 
E é neste período, entre os dias 18 e 21 e 25 e 28 de novembro que “E Se...” - espetáculo de dança contemporânea com direção artística de Gisele Bellot e coreografia de Gabriel Malo – ganha voz. A montagem reflete sobre o rompimento do ciclo de violência contra a mulher trazendo para cena todos os tipos de violências existentes e, sobretudo, colocando lado a lado temas como culpa, liberdade, utopia, medo e desejo de forma humanizada. As exibições integram a temporada do projeto Teatro Sérgio Cardoso Digital, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, às quintas e sextas 19h, sábados às 17h e domingos às 18h. O espetáculo foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (Proac – Edital 03/2000) no eixo Produção e Temporada de Espetáculo Inéditos de Dança.  
 
A Organização Mundial de Saúde define a violência contra a mulher como todo ato de violência baseado no gênero que tem como resultado o dano físico, sexual, psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública seja na vida privada. “A ideia de transformar o tema em dança surgiu da inquietação em querer dialogar sobre o assunto de forma sensível que pudesse romper barreiras junto às pessoas. E a arte tem essa potência de atingir o ser humano em suas mais diversas subjetividades”, fala a bailarina e advogada Laura Delgado, que assina o argumento do espetáculo. “Queremos causar uma reflexão, provocar a curiosidade em cada um que tiver contato com o material do espetáculo a respeito de “Será que eu estou sendo abusada(o) e não estou me dando conta?”, “Será que eu estou agredindo e achando normal?”, “Preciso de ajuda?”. Perceber ou assumir a existência do abuso é algo complexo”, completa Gabriel Malo, que assina a coreografia a convite de Gisele Bellot, diretora artística.
 
A obra apresenta ao espectador um tribunal, no qual agressor, vítima, advogados, testemunhas e juiz trazem à tona os diferentes tipos de violência e como cada mulher se coloca frente dela para depois ter forças para gritar e encontrar a “chave” para sair dessa situação. “Nosso processo de criação foi denso e cheio de descobertas. Partimos de um trabalho intenso de escuta da própria respiração e da respiração do outro, apresentamos ao elenco referências de filmes, séries e fotos para que eles pudessem descobrir como aquele personagem dançava e trabalhamos a mimese sonora, onde eles reproduziam com o corpo o discurso que estavam ouvindo - áudios de advogados e promotores de justiça em atividade durante um julgamento, ou depoimentos de mulheres que sofreram violência doméstica. As linguagens do elenco começam a se mesclar nesses improvisos e comecei a configurar as cenas baseadas no roteiro que já tinha desenhado, mas que foi se revelando de inúmeras maneiras durante o processo”, pontua Malo.
 
O elenco composto por importantes nomes da cena da dança e do teatro do Brasil - Gisele Bellot, Katia Barros, Lucas Teodoro, Carol Dias, Julio César, Luciana Bolina, Malcom Matheus, Milton André, Mariana Camargo e Tutu Morasi – estava preparado inicialmente para apresentações presenciais e por conta da pandemia o processo foi adaptado para uma versão audiovisual, gravado especialmente para a câmera com direção de Patrick Amstalden. “Escolhemos filmar com a câmera na mão, sem uso de estabilizador, retratando o movimento interno das personagens que passavam pelos diferentes tipos de violência. Fizemos o uso de maquiagem e água pingando para expor os momentos pós-traumáticos, trazendo um olhar unificado dessas mulheres e suas dores. Optei por contar essa história enaltecendo esses corpos e seus movimentos e principalmente os olhares e expressões das personagens, que traziam as consequências cruéis dessas agressões e dão ao espectador um olhar reflexivo sobre o tema. Tentei encontrar a visão do agressor e do agredido”, conta Amstalden, que também é ator e bailarino. 
 
“Propositalmente optamos por um elenco versátil de artistas que vem das mais diferentes e complementares áreas, como bailarinos clássicos, de jazz dance, do teatro musical, sapateado, atores, para que a gente falasse e tratasse de todos os assuntos com a pluralidade necessário e para que que cada um pudesse estar exatamente onde eles estavam. Cada bailarino do elenco doou o seu corpo para nós. O que eu sinto como diretora artística é a doação de cada emoção, de cada sentimento a serviço do trabalho”, fala Gisele. “E como estamos falando de um tema muito humano, sobre cada ser que existe na nossa sociedade é importante dar ao espectador a chance de se conectar e de se identificar com os corpos que estão em cena. A história pessoal de cada um é uma peça-chave na hora de construir o espetáculo. Não é sobre a virtuose ou vaidade de cada corpo e sim sobre “que história eu tenho para contar com esse corpo.”, completa Malo.
 
 “E Se...” é composto de cenas de conjunto e duetos, sendo que cada parte olha para um tipo diferente de violência com trilha sonora especialmente composta para a montagem, assinada por Marcelle Barreto. “Iniciei o processo sentindo qual seria a atmosfera sonora que eu gostaria de trabalhar e comecei a experimentar com o elenco formas de improvisos. Ao ver o que fazia sentido, passei as referências para Marcelle que começou a acompanhar os ensaios e improvisava no piano ao mesmo tempo em que eu conduzia o elenco.  O corpo ia alimentando a música e vice-versa”, conta o coreógrafo. “Estávamos lidando com temas sobre a violência e dor, mas também com luta, coragem e esperança. Traduzir musicalmente tudo isto para os dias de hoje, foi o desafio traçado. Quando iniciamos, testamos algumas sonoridades que trariam maior dramaticidade para as cenas. As ideias surgiram conjuntamente, ora eu sugeria por meio de células musicais, ora apenas improvisava reagindo aos movimentos que captava. Optamos por trazer elementos orquestrais, como as cordas (violinos, viola, violoncello e contrabaixo), texturas e efeitos característicos da música incidental do cinema, além de grooves eletrônicos, pianos, vozes, guitarra, entre outros”, explica Marcelle.  
Na proposta o conceito de que “roupa de mulher é vestido” e “roupa de homem é calça” é desmistificado pela figurinista Carol Franco. Em cena, os bailarinos trazem a dureza do cinza em diálogo com o roxo, que traz a marca da violência em quem a sofre e ao mesmo tempo é uma cor que estimula o sensorial. “Em cena também usamos diferentes tipos de amarrações que dão a sensação de desconstrução dos corpos que estão em busca de serem inteiros, já que um dia foram massacrados pela violência”, finaliza Malo.
 
 
REFLEXÃO E ACESSO
“Toda criação do projeto circunda a experiência de um processo de pesquisa abrangendo quatro diferentes olhares: um olhar para preconceito; um olhar para o mundo em que vivemos; um olhar para o outro e um olhar para si. Nesta premissa contamos com a participação de duas pessoas importantes no nosso processo para o entendimento de vários assuntos. A psicóloga Giselle Rocha trouxe considerações sobre desigualdade de gênero e violência doméstica/familiar e o conciliador Reginaldo Bambini sobre a construção da masculinidade e sociedade patriarcal. Ambos somados aos estudos realizados pelo grupo, solidificam o ponto de partida teórico do projeto”, revela Laura. “Entendemos que era importante que todos ouvissem uma mulher e homem, que pudessem perguntar, trocar informações. E ao longo desse processo percebemos que cada um de nós tinha um pedacinho dessa violência, ou em si, ou em casa, ou na família, ou em um conhecido”, fala a diretora. 
 
Segundo Laura, o projeto tem o compromisso de alcançar a rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher e a rede pública de ensino. “Nossos contatos estão sendo direcionados às cidades que nos receberiam presencialmente antes da adequação ao formato online - São Paulo, Osasco, Guarulhos, Jacareí, Sorocaba, Suzano, Campinas e Santos”, explica. Ao final de cada transmissão online acontece um bate-papo com o objetivo de apresentar as alternativas de proteção a violência doméstica/familiar contra à mulher somado ao diálogo entre os artistas e a plateia.
 
 
Também estão programadas transmissões exclusivas da obra em organizações, instituições, grupos e afins, que poderão agendar a transmissão do espetáculo no dia e horário que preferirem. E para que todos possam ter um material de apoio educativo criamos uma cartilha com conteúdo informativo/protetivo a respeito da violência/doméstica para distribuição gratuita. É a democratização do acesso a um tema relevante, sendo que é preciso sempre reforçar os canais de comunicação para denúncias do Governo Federal, que são o disque 100 e o ligue 180.
 
 
OFICINAS E PROJETO EDUCATIVO
O elenco promoverá oficinas de gratuitas para o público geral interessado, além da rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher; educadores e estudantes da rede pública. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas com acesso ao Instagram do projeto @maloproducoes, que também divulgará os dias, temas e profissionais das mesmas.
 
 
DIREÇÃO ARTÍSTICA | GISELE BELLOT
Gisele Bellot é bailarina, coreógrafa e maître de ballet – que atua há mais de 40 anos como profissional desta arte. Diretora residente da Gisele Bellot Escola de Dança e da Cia. Dans la Danse, teve sua formação atrelada a grandes mestres como Halina Biernacka, Ady Addor e Ismael Guiser. Em sua trajetória destacam-se diferentes prêmios como uma bolsa de estudos na The National School of Canada, no Canadá, e um prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Como primeira bailarina, esteve a frente do Ballet Clássico de São Paulo, sob direção de Halina Biernacka; da Ady Addor Cia. de Dança e da Cia. de Dança Ismael Guiser. Desde 2013 é coreógrafa oficial do Aprendiz de Maestro (projeto TUCCA - Música pela Cura), com a Sinfonieta Tucca Fortíssima, com regência do maestro João Maurício Galindo. É integrante do conselho de notáveis do IBAC - Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (dança) e do CID - Conselho Internacional de Dança da UNESCO. Ministra aulas e workshops de balé clássico em companhias, festivais e escolas de dança como convidada no Brasil e no exterior, além de ser jurada em diversos eventos do segmento.
 
COREOGRAFIA | GABRIEL MALO
Coreógrafo, diretor de movimento e professor de expressão corporal, jazz e interpretação, especializado em criação coreográfica pelo International Student Program da Steps on Broadway, de Nova York, Gabriel Malo participou de importantes produções como coreógrafo, como: "Chaves – Um Tributo Musical", "Natasha Pierre e o Grande Cometa de 1812", "Carrossel O Musical", "1984, de George Orwell", "Senhor das Moscas", "Bento Batuca" e "2 Filhos de Francisco". Como intérprete atuou em: "Chorus Line", "Wicked", "Hairspray", "West Side Story", "Nas Alturas", "Lembro Todo Dia de Você", entre outras. É formado em Artes Cênicas pelo INDAC – SP; em balé clássico por Gisele Bellot, em jazz dance por Maiza Tempesta e Roseli Rodrigues. Integrou a companhia de dança contemporânea Steps Repertory Ensemble, de Nova York; participou do reality "Dançando na Broadway", da Multishow, foi assistente da coreógrafa Katia Barros na turnê "Nossa História", de Sandy e Júnior e colaborador coreográfico de "Só", clipe de Adriana Calcanhoto, além de ter feito a direção artística do show "Submersa", da cantora Miranda Kassin.
 
MINI-RELEASE
“E Se...”, espetáculo de dança contemporânea com direção artística de Gisele Bellot e coreografia de Gabriel Malo, que dá voz a violência contra a mulher, estreia entre os dias 18 e 21, 25 e 28 de novembro, pelo projeto Sérgio Cardoso Digital. As transmissões online são gratuitas e integram as ações dos 30 anos da Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres. Os ingressos podem ser reservados pelo https://site.bileto.sympla.com.br/teatrosergiocardoso/ O projeto inclui diálogos com a rede proteção e enfrentamento à violência contra a mulher, rede pública de ensino, artistas da dança e demais interessados por meio de bate-papos, transmissões exclusivas, oficinas de dança gratuitas e uma cartilha com conteúdo informativo/protetivo a respeito da violência/doméstica. Para mais informações: gabrielmaloproducoesartisticas@gmail.com
 
SERVIÇO | “E Se...”, de Gabriel Malo com direção artística de Gisele Bellot. Exibição online e gratuita dentro da programação do projeto Sérgio Cardoso Digital, de 18 a 21 e de 25 a 28 de novembro (quintas e sextas, às 19h, sábados, às 16h, e domingos, às 18h). Ingressos gratuitos pelo https://site.bileto.sympla.com.br/teatrosergiocardoso/ Este espetáculo foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (Proac – Edital 03/2000) no eixo Produção e Temporada de Espetáculo Inéditos de Dança
 
Mais informações: gabrielmaloproducoesartisticas@gmail.com   
 
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso Digital
 
O projeto, criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em abril de 2021 e produzido pela Amigos da Arte, tem como objetivo principal transmitir as sessões das temporadas presenciais em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso e oferecer transmissões digitais para que o público assista de casa.
 
A ideia é democratizar o acesso à cultura a públicos variados, de outras cidades, estados e países, além de oferecer ao público da capital do Estado de São Paulo a alternativa de assistir aos trabalhos de forma remota, independentemente da necessidade de isolamento social. A ação também prevê a apresentação de temporadas exclusivamente digitais.
 
Desde a estreia, o projeto já recebeu quinze temporadas exibidas exclusivamente online, entre elas, A DespedidaA Genealogia Celeste de uma DançaPropriedades CondenadasMonstroSofismaMostra Feminina de DançaGrupo Raça 40 Anos e a temporada digital do aclamado espetáculo Auê, da Barca dos Corações Partidos. Também apresentou duas temporadas híbridas, com sessões presenciais e transmitidas, A Bicicleta de Papel e Hamlet: 16x8.
 
A programação contou, ainda, com temporadas com recursos de acessibilidade, como Só se Fechar os Olhos (audiodescrição), Para Além do Gesto (tradução em libras) e Swing Era (tradução em libras e legendagem em português). A maior parte das gravações são realizadas com antecedência nos palcos do próprio Teatro Sérgio Cardoso, viabilizando as transmissões. Além disso, segue em curso a programação da #CulturaEmCasa, plataforma de conteúdo cultural gratuito, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, que oferece centenas de eventos artísticos em diversas linguagens, como dança, teatro, música e performance.

Redes Sociais TSC
Instagram | Facebook | Site
 
FICHA TÉCNICA
 
“E Se...” (2021) 
Estreia em 18 de novembro de 2021 | São Paulo | Teatro Sérgio Cardoso – Temporada ONLINE
Duração de 50 minutos com 10 bailarinos. Não recomendado para menores de 12 anos.
 
DIREÇÃO ARTÍSTICA | Gisele Bellot
COREOGRAFIA | Gabriel Malo
MÚSICA ORIGINAL | Marcelle Barreto
ELENCO | Carol Dias, Gisele Bellot, Júlio César, Kátia Barros, Lucas Teo, Luciana Bollina, Malcolm Matheus, Mariana Camargo, Milton André e Tutu Morasi
ARGUMENTO E PRODUÇÃO | Laura Maria Delgado
FIGURINO | Carolina Franco
ILUMINAÇÃO | Denis Briganti
DIREÇÃO DE AUDIOVISUAL | Patrick Amstalden
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA | Paulo Del Angelo
ASSISTENTES DE AUDIOVISUAL | Mariana Rosinski e Paulo Del Angelo
PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL | Sagu Filmes
ASSISTENTES DE PRODUÇÃO| Lidia Gasque e Danilo Bellot
CONSULTORIA TÉCNICA | Giselle Rocha e Reginaldo Bombini
APOIO | Francisco Chagas
GESTÃO DE COMUNICAÇÃO | Marcela Benvegnu – Consultoria e Gestão para a Dança
FOTOGRAFIA | Caio Gallucci
Este espetáculo foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (Proac – Edital 03/2000) no eixo Produção e Temporada de Espetáculo Inéditos de Dança. 

Nenhum comentário