[News] Checklist do gênio chega ao Brasil pela SENAI-SP Editora em parceria com MIT - Massachusetts Institute of Technology

 

São Paulo, novembro de 2021 – A pessoa nasce um gênio ou se torna genial? É a partir deste questionamento que o lançamento Checklist do gênio, autor Dean Keith Simonton, apresenta nove dicas paradoxais com o intuito de proporcionar a reflexão sobre genialidade e testar o talento criativo – inclusive, do leitor.  

O novo livro, que chega ao Brasil pela SENAI-SP Editora, é o primeiro de uma série de obras em parceria com uma das universidades mais renomadas e famosas do mundo, o Massachusetts Institute of Technology, conhecido como MTI.

PROXIMIDADE COM O LEITOR E OS GÊNIOS DA HISTÓRIA

Mesmo com o fato de a palavra gênio ser utilizada com frequência, na maioria das vezes ignora-se, por completo, a extensa pesquisa científica sobre o assunto. O objetivo desta obra, portanto, é tornar tais descobertas, que ocorrem há mais de 150 anos, próximas do público em geral, deixando de ser um conteúdo predominantemente disponibilizado em jornais técnicos.

E a melhor maneira para isso é por meio do uso amplo de exemplos concretos e de anedotas retiradas da vida de gênios criativos bem conhecidos: histórias reais - como a de Albert Einstein, Charles Darwin, Sigmund Freud, Pablo Picasso, entre inúmeras outras brilhantes personalidades -, no lugar de números e equações.

TESTES DE QI E PARADOXOS

Em Checklist do gênio, o autor Simonton explica a origem dos testes de QI e a arte de estimar o QI de figuras históricas falecidas há muito tempo. Ele compara pontuações de QI com eminência alcançada como medidas de gênio e faz uma distinção entre gênio artístico e científico.

Já os paradoxos apresentados na obra formam uma espécie de “checklist faca de dois gumes” - como: ser uma criança prodígio ou esperar pelo amadurecimento tardio?; o ambiente em que está inserido ou o fato de ser o irmão mais velho ou mais novo pode interferir na genialidade?; ser uma pessoa perfeccionista ou falhas representam mais sucesso?; estudar muito ou permitir-se a uma ampla variedade de passatempos?

MAS, VAMOS À RESPOSTA?

Afinal, voltando à pergunta do início: a pessoa nasce um gênio ou se torna genial? A resposta que o leitor encontrará neste novo livro é a de que: a pessoa nasce e se torna.

Empenhado em evitar simplificações excessivas, o autor Simonton traduziu nesta publicação os resultados científicos para paradoxos, que representam ambos os lados da questão. Por mais contraditório que pareçam, os dois argumentos contêm um tanto de verdade.

“Deixe-me acrescentar a esperança de nossa checklist do gênio possa oferecer alguma contribuição, mesmo que pequena, para algum florescimento criativo, seja ele em nosso tempo, seja em um futuro remoto! Minhas palavras em si podem ser esquecidas, mas um residual potente dessas dicas paradoxais pode, de algum modo, persistir”, escreve o autor em um dos trechos deste lançamento.

SERVIÇO

FICHA TÉCNICA:

Título: Checklist do gênio: dicas paradoxais para testar o talento criativo

Autor: Dean Kein Simonton

Editora: SENAI-SP Editora

Página: 336

Ano: 2021 - Lançamento

ISBN: 978-65-5912-016-1


SOBRE O AUTOR:

Dean Keith Simonton é especialista em criatividade e gênio, é professor emérito do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, Davis. Ele é o autor de Origins of genius, Creativity in science, Genius 101, entre outros.

SOBRE A SENAI-SP EDITORA:

A SENAI-SP Editora tem o objetivo de levar aos docentes e aos alunos do SENAI-SP e à sociedade em geral conhecimento e conteúdo técnico e tecnológico voltado à atuação no mercado de trabalho, especialmente na indústria. Na constante construção de um caminho sólido para promover o conhecimento e fomentar a educação, a SENAI-SP Editora presta um amplo serviço à comunidade, seguindo a missão de educar para o futuro.

Para conhecer os livros da SENAI-SP Editora, visite o site: www.senaispeditora.com.br e as redes sociais @senaispeditora (Instagram) e @editorasenaisp (Facebook).




Nenhum comentário