[News]Abertas inscrições para as oficinas da 12ª CRASH

 

A Mostra Internacional de Cinema Fantástico - CRASH acontece entre os dias 9 e 13 de dezembro com uma vasta programação totalmente on-line, dentre filmes, bate-papos com convidados nacionais e internacionais, oficinas e lançamentos de livros. Este ano, serão três oficinas gratuitas e abertas para o público em geral. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.mostracrash.com. Para participar, “basta se interessar por cinema fantástico e ter idade mínima de 16 anos”, avisa a produtora Márcia Deretti, que ao lado de Márcio Jr., ambos da MMarte Produções, comanda a mostra.

Os participantes podem escolher dentre três assuntos: Efeitos especiais em maquiagem – Moldes e Próteses, comandada pelo expert Rodrigo Aragão, Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror, ministrada por Carlos Primati e Queops Negronski, e Criação de trilhas sonoras para filmes de terror, com Paulo Beto. Conheça cada uma delas.

Efeitos Especiais em Maquiagem – Moldes e Próteses

Rodrigo Aragão apresenta a oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem - Moldes e Próteses, um alicerce que permite aos alunos a possibilidade de ir além da própria pele do ator, criando próteses, máscaras e adereços a partir de técnicas clássicas de modelagem e moldagem. As aulas serão ministradas entre os dias 7 e 10 de dezembro, das 20 horas às 22 horas. Dentre os temas abordados estão as transformações em 2D, demonstrações práticas de ferimentos em 3D, zumbis de gelatina, zumbificação e cabelos e suas aplicações etc.

Filho de um ex-mágico que também era dono de um pequeno cinema, Rodrigo começou ainda jovem a trabalhar com efeitos especiais, tendo colaborado com diversos filmes de curta-metragem e peças de teatro. Criou em 2000, o espetáculo de terror itinerante Mausoleum. Em 2008, filmou seu primeiro longa-metragem, Mangue Negro. Desde então, Rodrigo foi responsável pelos longas A Noite do Chupacabras (2011), Mar Negro (2013), As Fábulas Negras (2015), Mata Negra (2018) e o lançamento O Cemitério das Almas Perdida (2020), a produção de maior orçamento de sua filmografia e que integra a mostra competitiva de melhor longa-metragem da CRASH 2020. Aragão é considerado um dos maiores expoentes do cinema de terror brasileiro contemporâneo.

Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror

A oficina comanda pelo crítico e pesquisador de cinema fantástico Carlos Primati e pelo especialista, entusiasta e estudioso Queops Negronski abordará a representação do negro no cinema, desde os primórdios de Hollywood até os tempos atuais. Tratará de temas como o estereótipo do crioulo medroso e covarde, o cinema Black, os assassinos psicopatas em tempos de conflitos raciais, monstros blaxploitation e os horrores brasileiros do racismo. Tudo em uma linha do tempo contemplada com muita propriedade. Esta oficina será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, das 14 horas às 18 horas.

Criação de trilhas sonoras para filmes de terror

A oficina com o músico e compositor de trilhas sonoras para cinema, broadcast television e comerciais, Paulo Beto, mostrará o caminho da criação, produção e finalização de trilhas sonoras para filmes de terror. Apaixonado por criar música para cinema de gênero, em especial para filmes de terror, Paulo Beto tem no currículo a participação em dezenove obras, entre curtas e longas, de diretores como Dennison Ramalho, Diego Freitas, Carlos Gananian, Paulo Sacramento, João Tenório, Dácio Pinheiro, Duda Leite, Guilherme Marcondes e Kiko Molica. Suas aulas serão ministradas nos dias 4, 5, 10 e 11 de dezembro, das 20 horas às 21 horas.

Todas as oficinas serão realizadas por meio de plataforma virtual, ainda a ser divulgada pela produção da CRASH. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.mostratrash.com. As vagas são limitadas.





Nenhum comentário