[News] PACARRETE, estrelado por Marcélia Cartaxo, estreia nesta quinta (26/11)

 


Estrelado por Marcélia Cartaxo e filmado na cidade de Russas, interior do Ceará, PACARRETE, dirigido por Allan Deberton estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, nas cidades de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Natal, Brasília, Curitiba, Campina Grande, Fortaleza, Porto Alegre, Sobral, João Pessoa, Mossoró, Niterói, Teresina e Vitória da Conquista.

Um dos filmes mais elogiados e festejados pela crítica e pelo público, que teve a oportunidade de assisti-lo nos 39 Festivais por onde já passou, PACARRETE foi o grande premiado do 47o Festival de Cinema de Gramado, ganhador de 8 Kikitos - Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Desenho Sonoro. Desde então, já coleciona vinte e sete prêmios em festivais de todo o mundo e, com a definição de sua data de estreia, é elegível e pretende concorrer a uma vaga no Oscar 2021, como filme representante do Brasil.

Primeiro longa-metragem de Allan Deberton, PACARRETE aborda questões como a loucura, os desafios de ser artista e o drama da velhice de uma bailarina clássica, que gosta de ser chamada de Pacarrete – “margarida” em francês. O filme é livremente inspirado na conterrânea do diretor e demorou 12 anos para ser realizado. Foi filmado em sua cidade-natal, Russas - CE, tentando colocar na tela todas as lembranças da época, do lugar, “de quando ouvi falar dela pela primeira vez”, lembra o diretor. Tornou-se um filme “movido por uma locomotiva de sensações”, ele explica. “Fico pensando nas inadequações e em como é triste ter que gritar para ser ouvido, para ser respeitado. Quem assiste ao filme sai modificado, eu tenho certeza, pensando em alguém não muito distante... Pode ser uma vizinha, uma tia, ou um senhor excêntrico. Pacarrete pode ser um estado de espírito. É quando a gente vive quem a gente é”, completa o diretor.

Nascida e criada em Russas, Pacarrete alimentou desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha, mesmo sendo de uma cidade conservadora, onde mulher nasceu para casar e ter filhos. Mas é em Fortaleza que ela conseguiu estar no centro dos holofotes como bailarina clássica e se torna professora de ballet. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal onde pretende continuar seu trabalho artístico, mas só encontra desrespeito à sua arte: em vez de plateias de admiradores e aplausos, ela se defronta com o despeito daqueles que cruzam seu caminho - e a bailarina e professora de outrora se transforma na “louca da cidade”. Arte pra que?

Para viver essa mulher que fez da aspiração de ser uma bailarina o objetivo de sua vida, Deberton convidou a premiada atriz paraibana Marcélia Cartaxo (Vencedora do Urso de Prata do Festival de Berlim em 1985, por A Hora da Estrela), sua amiga e colaboradora - ela atuou e fez preparação de elenco do primeiro curta-metragem de Allan Deberton, Doce de Coco. “O Allan teve muita segurança de me convidar”, diz a atriz, “até mesmo porque eu não sou bailarina e nem tenho esse ouvido da personagem para música. A Pacarrete é muito culta: toca piano, fala francês e tem um corpo que fala todo o tempo. Foi um grande desafio de resistência e enfrentamento e fiquei muito feliz porque isso me mostrou que, se eu me esforçar bastante, consigo chegar bem longe”. Para viver a personagem, Marcélia teve aulas de voz e canto, aprendeu francês e fez aulas de ballet, com a supervisão do coreógrafo Fauller e da bailarina cearense Wilemara Barros.

O elenco principal ainda conta com as elogiadas atrizes paraibanas Zezita Matos (das novelas Velho Chico e Amor de Mãe) e Soia Lira (Central do Brasil, Abril Despedaçado), o ator baiano João Miguel (O Céu de Suely, Estômago) e os cearenses Rodger Rogério (Bacurau), Débora Ingrid (A História da Eternidade), Samya de Lavor (Inferninho) e Edneia Tutti Quinto, além da participação de atores e atrizes da própria cidade. A preparação do elenco é de Christian Duurvoort (Ensaio Sobre a Cegueira, O Banheiro do Papa). 

“PACARRETE é um acontecimento além-filme. É fazer justiça com uma mulher que pedia um palco e dizia, aos berros, que ainda iriam ouvir falar dela. Quando eu vejo a plateia em silêncio, sentindo o filme, tenho certeza que estão pensando na vida, no tempo que passa rápido e em alguém que passou e não tivemos a oportunidade de pedir desculpas. Pacarrete é um detalhe importante pra gente prestar atenção. Quando o filme fez sua premiere em Xangai, no outro lado do mundo, no seu festival mais importante, fico pensando aonde a história de Pacarrete conseguiu chegar. E foi lindo em Gramado, e igualmente emocionante em Russas, na praça, quando a cidade parou para assisti-la”, finaliza o diretor.

                                                          Trailer;


SINOPSE

Pacarrete é uma bailarina incomum que vive em Russas, no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente “para o povo”. Mas parece que ninguém se importa... 

FICHA TÉCNICA

Direção: Allan Deberton  

Roteiro: Allan Deberton, André Araújo, Samuel Brasileiro e Natália Maia 

Elenco: Marcélia Cartaxo – Pacarrete , Zezita Matos – Chiquinha, Soia Lira – Maria, João Miguel – Miguel, Samya de Lavor – Michele, Débora Ingrid – Diana, Edneia Tutti Quinto – Tetê e Rodger Rogério – Zacarias

Produção Executiva: Allan Deberton e Ariadne Mazzetti  

Produção: César Teixeira

Fotografia: Beto Martins  

Som Direto: Márcio Câmara  

Direção de Arte: Rodrigo Frota 

Figurino: Chris Garrido  

Maquiagem: Tayce Vale  

Preparação de elenco: Christian Duurvoort  

Coreografia: Fauller e Wilemara Barros 

Edição de Imagem: Joana Collier  

Trilha Sonora: Fred Silveira 

Edição de Som: Cauê Custódio e Rodrigo Ferrante 

Mixagem: Rodrigo Ferrante

Parceria: Telecine, Canal Brasil, Mistika, Mix Estúdios e Governo do Estado do Ceará

Distribuição: Vitrine Filmes

Agente de vendas: O2 Play

Ano: 2019

Duração: 97 min.

SOBRE O DIRETOR ALLAN DEBERTON

Produtor, diretor e roteirista, formado em Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Dirigiu os premiados Doce de Coco (2010), O Melhor Amigo (2013), Os Olhos de Arthur (2016), que juntos participaram de mais de 100 festivais nacionais e internacionais e conquistaram 49 prêmios. Em 2015, produziu o longa documentário Do Outro Lado do Atlântico, de Márcio Câmara e Daniele Ellery, com estreia no Festival de Havana. Em 2017, co-produziu para a EBC a série de TV Lana&Carol, de Samuel Brasileiro e Natalia Maia; Em 2018, produziu o longa Se Arrependimento Matasse, de Lília Moema; produziu o curta Aqueles Dois, de Emerson Maranhão e co-produziu com a Globo Filmes o telefilme Baião de Dois. Em 2019, lançou seu primeiro longa-metragem como diretor, Pacarrete, que estreou no 22th Shanghai International Film Festival e foi o grande premiado no 47º Festival de Cinema de Gramado, com 8 Kikitos. Atualmente desenvolve seus próximos projetos: O Melhor Amigo, Feito Pipa, Transversais e A Adoção. 

SOBRE MARCÉLIA CARTAXO 

Marcélia Cartaxo é uma atriz consagrada nacional e internacionalmente. Recebeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, com o longa-metragem A Hora da Estrela (1985, de Susana Amaral). Atuou em diversos outros filmes, com destaque para Madame Satã e O Céu de Suely, de Karim Ainouz, Baixio das Bestas, de Claudio Assis, A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante, e em várias novelas e programas de televisão. Além disso, também tem realizado filmes de curta metragem como diretora e roteirista. Em 2015, levou o troféu de Melhor Atriz no Festival de Brasília pelo filme Big Jato (2015, de Cláudio Assis). Em 2019, ganhou o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado, pela consagração de seu papel em Pacarrete, de Allan Deberton.

SOBRE A VITRINE FILMES   

Em 10 anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 150 filmes. Entre seus maiores sucessos estão "Aquarius", "O Som ao Redor", e “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, longa que já alcançou mais de 750.000 espectadores, além de “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, e “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal e "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional. Em 2020, ano em que completou uma década, a Vitrine Filmes lançou no primeiro semestre “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia e “Você Não Estava Aqui”, novo longa de Ken Loach. Já no segundo semestre de 2020, lançou “Os Olhos de Cabul”, exibido no Festival de Cannes (2019) e no Festival de Cinema de Animação de Annecy (2019); “Música para Morrer de Amor”, da produtora Lacuna Filmes, a mesma de Hoje eu Quero Voltar Sozinho; “Ontem Havia Coisas Estranhas no Céu”, de Bruno Risas, melhor longa-metragem de estreia no Cinéma du Réel; e “Três Verões”, dirigido por Sandra Kogut com Regina Casé, Jéssica Ellen e grande elenco. Em breve lançará “Pacarrete”, de Allan Deberton, o premiadíssimo “A Febre", de Maya Da-Rin e “Todos os Mortos”, de Marco Dutra e Caetano Gotard.

 

PACARRETE EM FESTIVAIS E PRÊMIOS:

22th Shanghai International Film Festival (Xangai, China, 2019)

47º Festival de Cinema de Gramado (Gramado, Brasil, 2019)

Ganhador de 8 Kikitos: Melhor Filme, Melhor Filme Jury Popular, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Marcelia Cartaxo), Melhor Atriz Coadjuvante (Soia Lira), Melhor Ator Coadjuvante (João Miguel) e Melhor Desenho Sonoro

29º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema (Fortaleza, Brasil, 2019)

26º Festival de Cinema de Vitória (Vitória, Brasil, 2019)

Ganhador de: Melhor Atriz (Marcelia Cartaxo)

22º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul (Florianópolis, Brasil, 2019)

Ganhador de: Melhor Filme e Melhor Filme Juri Popular

13th Buffalo International Film Festival (Buffalo, EUA, 2019)

12th LABRIFF – Los Angeles Brazilian Film Festival (Los Angeles, EUA, 2019)

Ganhador de: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Atriz, Melhor Montagem

36º Festival Internacional de Cinema de Bogotá (Bogotá, Columbia, 2019)

Ganhador de: Melhor Filme Bronze – Círculo Precolombiano

43º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (São Paulo, Brasil, 2019)

XV Panorama Internacional Coisa de Cinema (Salvador, Brasil, 2019)

19th Scottsdale International Film Festival (Scottsdale, EUA, 2019)

6ª Mostra de Cinema de Gostoso (São Miguel do Gostoso, Brasil, 2019)

Ganhador de: Melhor Filme e Prêmio da Crítica

34th Trieste Latin American Film Festival (Trieste, Italia, 2019)

14º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões (Floriano, Brasil, 2019)

Ganhador de: Melhor Filme, Melhor Caracterização, Melhor Trilha Sonora, Melhor Atriz e Melhor Montagem

13th Annual Lone Star Film Festival (Fort Worth, EUA, 2019)

12º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo  (Sergipe, Brasil, 2019)

III Festival do Cinema Brasileiro na China (Pequim, Macau, Shenzhen, Cantão, Chongqing e Xangai, China, 2019)

21º Festival do Rio (Rio de Janeiro, Brasil, 2019)

12º  Maranhão na Tela (Maranhão, Brasil, 2019)

21° Festival Kinoarte de Cinema em Londrina (Londrina, Brasil, 2019)

18º Primeiro Plano 2019 - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades (Juiz de Fora, Brasil, 2019)

24th IFFK International Film Festival of Kerala (Kazhakoottam, India, 2019)

Ganhador de: Melhor Diretor - Silver Crow Pheasant Award

2ª Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez (João Pessoa, Brasil, 2019)

3º CineFestival – Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe (Russas, Brasil, 2019)

Mostra Retrospectiva/ Expectativa Cinema do Dragão 2020 (Fortaleza, Brasil, 2020)

23ª Mostra de Cinema de Tiradentes (Tiradentes, Brasil, 2020)

2nd Women's International Film Festival (Calicut, Kerala, India, 2020)

Spring 2020 New Jersey Film Festival (New Jersey, EUA, 2020)

Ganhador de: Melhor Filme – Mensão Honrosa

4th Aswan International Woman Film Festival (Aswan, Egito, 2020)

Glasgow International Film Festival 2020 (Glasgow, Reino Unido, 2020)

22nd SF INDIEFEST – San Francisco Independent Film Festival (São Francisco, EUA, 2020)

11ºFESTIN – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal, 2020)

27th Annual San Diego Latino Film Festival (San Diego, EUA, 2020)

22nd  Sarasota Film Festival  (Sarasota, EUA, 2020)

First-Time Filmmaker Sessions June 2020 (Londres, 2020)

Festival Espaço Itaú Play (Brasil, 2020)

Macon Film Festival (Macon, EUA, 2020)

Ganhador de: Melhor Filme

Cinemaissí Film Festival (Helsinki, Finandia, 2020)

29th St. Louis International Film Festival (Missuri, EUA, 2020)




Nenhum comentário