[News] Wim Wenders completa 75 anos! A maior festa vai acontecer no À LA CARTE!

 


A partir desta quinta (13/08), durante 8 semanas, o alemão Wim Wenders receberá homenagem no Belas Artes À La Carte pelos seus 75 anos de vida, que serão completados neste 14 de agosto!, para a alegria dos cinéfilos do Brasil, a cada semana, ao longo de dois meses, colocaremos um filme dele no cardápio semanal.
Por enquanto, o Belas Artes À La Carte já tem disponível em seu cardápio o maravilhoso “Buena Vista Social Club” (1999), indicado ao Oscar de Melhor Documentário. A seguir, virão oito títulos (nesta ordem): “O Amigo Americano” (1977), estrelado por Dennis Hopper e Bruno Ganz, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, e baseado em romance da escritora americana Patrícia Highsmith; "Tokyo-Ga" (1985), emocionante documentário em homenagem ao grande cineasta japonês Yasujiro Ozu , ídolo de Wim Wendres; "Tão Longe, Tão Perto" (1993), vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, um filme que traz de volta à Terra o grupo de anjos do clássico "Asas do Desejo"; "Identidade de Nós Mesmos" (1989), o maravilhoso e revelador registro de uma conversa entre Wim Wenders e o estilista japonês Yohji Yamamoto; "Paris, Texas" (1984), considerada por muitos a obra máxima do diretor, Palma de Ouro no Festival de Cannes; "Asas do Desejo" (1987), outra grande joia da filmografia de Wenders, que deu a ele o prêmio de Melhor Diretor em Cannes; "Movimento em Falso" (1975), longa belo e poético, com roteiro livremente inspirado em obra de Goethe; e "Alice nas Cidades" (1974), cuja protagonista, a pequena Alice do título, faz lembrar outros clássicos sobre a infância, como "O Garoto", de Chaplin, e "Os Incompreendidos", de Truffaut. São oito grandes filmes, de épocas e temas bem distintos, para a alegria de todos.  
Além das incríveis histórias relatadas em suas obras, Wim Wenders é responsável por muitos fatos antológicos de bastidores, coisas que, por si só, dariam um belo documentário. Por exemplo: Dennis Hopper chegou para filmar “O Amigo Americano” vindo direto do set de “Apocalypse Now”, cabeludo, com roupa militar, todo arranhado e picado por insetos. O lindo “Movimento em Falso” marca um feliz acaso, a revelação da atriz Nastassja Kinski, aos 12 anos, que foi descoberta pela esposa de Wim Wenders numa discoteca, em Munique. Em “Tão Longe, Tão Perto”, o russo Mikhail Gorbachev, ex-presidente da antiga União Soviética, só aceitou fazer participação especial porque a secretária dele, que era grande fã de Wim Wenders, o convenceu. E em “Asas do Desejo”, todas as sequências belíssimas em preto e branco foram filmadas através de um filtro único e exclusivo, feito com uma meia que pertencia à avó do diretor de fotografia!
NO CARDÁPIO A PARTIR DE 13 DE AGOSTO
O AMIGO AMERICANO (Der amerikanische Freund)

Alemanha/França, 1977, cor, 125 min., suspense, idiomas: inglês, francês e alemão (legendado), 14 anos.

Direção: Wim Wenders

Elenco: Dennis Hopper, Bruno Ganz e Lisa Kreuzer.

Um expatriado americano, Tom, decide fazer parte de uma tentativa de assassinato para ganhar um dinheiro extra. Tudo o que Tom precisa fazer para ganhar a sua parte é encontrar um assassino em potencial que não irá abrir a boca. E o homem perfeito para o trabalho é Jonathan, um paciente de câncer terminal desesperado para deixar uma herança para sua família. Jonathan está longe de ser um pistoleiro de aluguel e o plano não sai exatamente como o esperado.

NO CARDÁPIO A PARTIR DE 20 DE AGOSTO
TOKYO-GA (Tokyo-ga)

EUA/Alemanha, 1985, cor, 92 min., documentário, idiomas: inglês, japonês e alemão (legendado), 14 anos.

Direção: Wim Wenders

Elenco: Chishû Ryû, Werner Herzog e Yûharu Atsuta.

Wim Wenders viaja à cidade de seu cineasta favorito, Yasujiro Ozu, com a intenção de encontrar o espírito do diretor vinte anos depois de sua morte. Mas o que descobre é uma cidade que se consome através do desejo material.

NO CARDÁPIO A PARTIR DE 27 DE AGOSTO
TÃO LONGE, TÃO PERTO (In weiter Ferne, so nah!)

Alemanha, 1993, 144 min., cor e p/p, drama, idiomas: alemão, francês, inglês, italiano e russo (legendado), 14 anos.

Direção: Wim Wenders

Elenco: Otto Sander, Nastassja Kinski, Bruno Ganz e Willem Dafoe.

Cassiel é um anjo que acompanha a vida dos habitantes de Berlim. Após salvar a vida de uma jovem, ele vira humano e é perseguido por um supervisor de anjos que deseja puni-lo. Então, Cassiel pede ajuda a um amigo que se tornou humano.

NO CARDÁPIO A PARTIR DE 03 DE SETEMBRO
IDENTIDADE DE NÓS MESMOS (Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten)

Alemanha/França, 1989, cor, 81 min., documentário, idiomas: inglês, japonês e francês (legendado), 14 anos.

Direção: Wim Wenders

Elenco: Wim Wenders e Yohji Yamamoto.

 

Wim Wenders viaja pelas cidades de Paris e Tóquio com o guru de estilo Yamamoto e o observa enquanto cria uma nova coleção. Esta é uma análise inteligente das conexões entre arquitetura, vida urbana e indumentária.

NO CARDÁPIO A PARTIR DE 10 DE SETEMBRO
PARIS, TEXAS (Paris, Texas)

Alemanha/França/Reino Unido, 1984, cor, 145 min., drama, idiomas: inglês e espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Wim Wenders

Elenco: Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski e Dean Stockwell.

Um homem é encontrado exausto e sem memória em um deserto ao sul dos Estados Unidos. Aos poucos se recordando de sua vida, ele é acolhido pelo irmão Walt, que é casado com Anne. Com eles vive também Hunter, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai. O homem é Travis Henderson, que logo tem que enfrentar também sua esposa, Jane, e tentar acertar sua vida de novo.

NO CARDÁPIO A PARTIR DE 17 DE SETEMBRO
ASAS DO DESEJO (Der Himmel über Berlin)

Alemanha/França, 1987, 128 min., cor e p/b, drama, idiomas: (legendado), 14 anos.

Direção: Wim Wendres

Elenco: Bruno Ganz, Solveig Dommartin e Otto Sander.

Dois anjos, Damiel e Cassiel, passam pelas ruas de Berlim, observando a população animada, fornecendo raios invisíveis de esperança para os aflitos, mas nunca interagindo com eles. Quando Damiel se apaixona pela solitária trapezista Marion, o anjo deseja experimentar a vida no mundo físico, e encontra - com algumas palavras de sabedoria do ator Peter Falk (interpretando a si mesmo) - que pode ser possível para ele assumir a forma humana.

NO CARDÁPIO A PARTIR DE 24 DE SETEMBRO
MOVIMENTO EM FALSO (Falsche Bewegung)

Alemanha, 1975, cor, 103 min., drama, idioma: alemão (legendado), 14 anos.

Direção: Wim Wenders

Elenco: Rüdiger Vogler, Hanna Schygulla e Hans Christian Blech.

O escritor Wilhelm Meister sai em jornada com quatro companheiros: a pragmática Therese, a bissexual Mignon com o namorado, e Landau, o poeta falido. Eles aceitam a hospitalidade de um industrial, que sem saberem, é um ex-nazista bastante perturbado.

NO CARDÁPIO A PARTIR DE 01 DE OUTUBRO
ALICE NAS CIDADES (Alice in den Städten)

Alemanha, 1974, p/b, 110 min., drama, idioma: alemão (legendado), 14 anos.

Direção: Wim Wenders

Elenco: Yella Rottländer, Rüdiger Vogler e Lisa Kreuzer.

Um jornalista alemão e uma garota que está sobre seus cuidados vão em busca dos avós da jovem.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.


Nenhum comentário