[News] Documentário “Che – Memórias de um Ano Secreto” estreia no Canal Brasil




O Canal Brasil exibe, na próxima quarta, dia 12, na faixa É Tudo Verdade, às 20h, o documentário inédito “Che – Memórias de um Ano Secreto”. O filme de Margarita Hernández traz uma história pouco conhecida de Che Guevara. Em 1965, no auge da Guerra Fria, Cuba desempenhava um importante papel geopolítico na disputa entre EUA e URSS, por representar ideais soviéticos, a poucos quilômetros da costa norte-americana. Com um país para comandar em um conturbado cenário internacional, o revolucionário some sem deixar vestígios. Nem os serviços de inteligência mais avançados do planeta rastrearam o guerrilheiro na aventura que a cineasta brasileira/cubana descreve neste longa coproduzido pelo Canal Brasil.

Com o governo firmado em Havana, Che Guevara começou a tentar levar os ideais socialistas a outros continentes. O guerrilheiro começou a fazer viagens secretas à África, principalmente ao Congo Belga e à Tanzânia, para ajudar líderes locais a montar a estrutura necessária para derrubar os governos opressivos a que estavam submetidos e instaurar uma nova ordem anticapitalista. A empreitada, no entanto, não obteve o mesmo sucesso e, impedido de voltar a Cuba devido à carta de despedida que deixou nas mãos de Fidel Castro, perambulou em segredo pela França, Rússia e a antiga Tchecoslováquia usando disfarces, perucas e próteses para não ser reconhecido e passar por um cidadão comum. Todas essas histórias são relatadas por pessoas que conviveram com o comandante – e conheciam de perto sua vontade de construir um mundo melhor – e por um escritor e biógrafo de suas memórias.


Che – Memórias de um Ano Secreto (2020) (112’)
 
INÉDITO e EXCLUSIVO
 
Direção: Margarita Hernández
Classificação: 12 anos
Horários: quarta, dia 12/08, às 20h; quinta, dia 13/08, às 18h; sexta, dia 14/06, às 16h; e domingo, dia 16/08, às 11h35. 
 
 
 

Nenhum comentário