[News] 10º Cinefantasy começa no dia 6 de setembro com abertura no Belas Artes Drive-In

 


A 10a edição do CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico será uma edição histórica. O Festival chega à sua décima edição, mesmo com os problemas causados pela pandemia de COVID 19, com uma seleção de 140 filmes, entre longas e curtas de 30 países e com uma grande novidade em tempos de pandemia: pela primeira vez no Brasil um festival de cinema tem sua abertura num cine drive-in, no caso, a pré-estreia mundial do filme O CEMITÉRIO DAS ALMAS PERDIDAS do diretor capixaba Rodrigo Aragão que acontecerá no Belas Artes Drive-in, dia 6 de setembro, e a partir do dia 7, até 20 de setembro, o Festival continua em uma versão online que será exibida no Belas Artes À La Carte.

O Cinefantasy recebeu, esse ano, a inscrição de 780 títulos, de 58 países e dos cinco continentes. E selecionou filmes como ANIMAIS ANÔNIMOS (Les Animaux Anonymes) de Baptiste Rouveure, que terá sua primeira exibição nas Américas representando a França com o primeiro longa-metragem do premiado diretor. Além disso, conta com première brasileira de 12 longas-metragens e de vários curtas-metragens, muitos inéditos no continente americano.

A edição deste ano tem uma marca muito especial de acordo com a diretora do festival, Monica Trigo, “Em meio à pandemia de COVID19 que mudou o comportamento e a economia do planeta, conseguimos construir um festival colaborativo no sentido de grandes parcerias, sem um único centavo de recursos públicos, mas tecido com muitas mãos generosas e qualificadas. Parceiros brasileiros e internacionais, uma plataforma consolidada e eficiente, o apoio da FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantastico. Teremos 140 obras e 14 dias de festival.”.

A 10ª edição conta ainda com o apoio do CTAv – Centro Técnico Audiovisual, da Mistika, da Elo Company e da AIC – Academia Internacinal de Cinema.

MOSTRAS COMPETITIVAS

Este ano as mostras competitivas do Cinefantasy estão mais politizadas, mas humanas e ao mesmo tempo sem perder o realismo mágico do gênero fantástico. Apresenta o cinema fantástico mundial com filmes de 30 países das mais diferentes culturas.

Dentre os inscritos foram selecionados 126 títulos, 20 longas-metragens e 106 curtas-metragens, vindos de 30 países. O Brasil está presente em todas as mostras com um total de 03 longas-metragens e 32 curtas-metragens. A Espanha é mais uma vez o segundo país com mais filmes em competição, com um total de 26 filmes e a França aparece com 11 filmes.

No terceiro ano consecutivo da Mostra Mulheres Fantásticas, a presença feminina se amplia: em 2018 foram exibidas 10 produções, em 2019 foram 27 e nessa edição, são 36 obras com mulheres na direção entre longas e curtas-metragens. O Cinefantasy se consolida com um festival fantástico que investe na presença e empoderamento das mulheres e suas narrativas.

Nesse momento de pandemia o Cinefantasy pensou num novo público e promove duas mostras competitivas inéditas: Pequenos Fantásticos, uma sessão para crianças composta por nove curtas-metragens (do Brasil, Argentina, Espanha, Taiwan e Suíça) com filmes falados em português ou sem diálogos. Já a mostra FantasTeen é voltada para o público adolescente e composta por dez filmes (do Brasil, França, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, República Tcheca e Taiwan).

O Cinefantasy contempla os melhores longas e curtas-metragens de fantasia, horror e ficção científica. Há categorias exclusivas de estimulo à cineastas brasileiros como a Mostra Brasil Fantástico para curtas nacionais. O título vencedor recebe como premiação da Mistika o serviço de encode DCP de até 15 minutos e do CTAv o empréstimo de uma câmera blackmagic e acessórios por duas semanas ou até 20 horas de mixagem. Este ano a AIC – Academia Internacional de Cinema premia o melhor curta-metragem estudante com uma bolsa integral para o Curso de Trilha Sonora e o melhor curta-metragem amador com uma bolsa integral para o Curso de Assistente de Direção. E todos os filmes de curta-metragem brasileiros, são analisados pelo júri da Elo Company e recebe como premiação a representação comercial no território nacional pelo período de 12 meses em diversas plataformas.

BRASIL NO CINEFANTASY

Os longas-metragens brasileiros são, TERMINAL PRAIA GRANDE, o primeiro longa-metragem da diretora Mavi Simão, exibido na Mostra Novos Rumos no Festival do Rio em 2019, SEU AMOR DE VOLTA (MESMO QUE ELE NÃO QUEIRA), do diretor paraibano Bertrand Lira, documentário vencedor de quatro prêmios do Festival de Vitória e o filme de horror CABRITO, primeiro longa-metragem do diretor mineiro Luciano Azevedo, que exibiu na sétima edição do festival o curta com o mesmo nome.

São 32 curtas-metragens brasileiros das cinco regiões do país presentes em todas as mostras competitivas, exceto na mostra Espanha Fantástica, com produções da Bahia, Brasília, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Maranhão.

LONGAS ESTRANGEIROS

O longa-metragem de fantasia EXÍLIO (Exile) do diretor grego Vassilis Mazomenos que faz sua première nas Américas, têm dois prêmios: melhor filme no Athens Panorama of European Cinema e segundo melhor filme no London Greek Film Festival. O filme conta a história de um homem que tenta sair do seu país e acaba voltando como um estrangeiro. É uma história de um Ulisses moderno. Vassilis Mazomenos também é escritor e produtor, além de membro da Academia Europeia de Cinema e da Academia Grega de Cinema, já dirigiu nove longas-metragens e produziu 40 curtas-metragens.

ANIMAIS ANONIMOS (Les Animaux Anonymes) de Baptiste Rouveure é o representante da França no 10º CINEFANTASY, no seu primeiro longa-metragem o diretor ousa num filme de 64 minutos, sem diálogos e onde os animais caçam os seres humanos. O filme teve uma potente pós-produção para criar a abordagem realística dos animais.

GEORGE HILTON – O MUNDO É DOS AUDAZES (George Hilton - Il Mondo è Degli Audaci) do diretor brasileiro radicado na Itália, Daniel Camargo é uma biografia do ator uruguaio George Hilton, um dos grandes nomes do western spaghetti e giallo. Através de sua vida e carreira, apresenta um panorama do cinema de gênero italiano.

O filme JIM BOTÃO E LUCAS, O MAQUINISTA (Jim Knopfund Lukas der Lokomotivführer) do premiado diretor alemão Dennis Gansel, responsável pelos filmes “A Onda” (2008), e "As Donas da Noite" (2010). Um filme para toda a família, baseado no romance de Michael Ende (História sem Fim) e narra uma aventura épica do órfão Jim Botão, seu melhor amigo e uma maria fumaça em uma viagem fantástica. O filme é inédito no Brasil e o diretor recentemente finalizou a continuação da obra.

LA PATALARGA é o primeiro longa-metragem de animação da diretora argentina Mercedes Moreira, que concorreu ao Prêmio Quirino de Animação Ibero-Americana de 2020, a história é de uma turma de amiguinhos que decide ver se é verdade ou não a existência de um monstro que assombra quem sai da hora da siesta.

REVÉS (Adverse) é o filme de estreia do jovem diretor americano Brian A. Metcalf, que já participou de diversos filmes exercendo funções na equipe de efeitos, em ”Harry Potter e o Cálice de Fogo” e “A Paixão de Cristo”, por exemplo e, como produtor associado no documentário “O Jovem Gandhi”. Seu filme tem no elenco Mickey Rourke (O Lutador), Penelope Ann Miller (O Senhor dos Anéis), Sean Astin (O Artista), Lou Diamond Phillips (La Bamba) e Thomas Ian Nicholas (Walt Antes de Mickey).

FANTÁSTICA DIVERSIDADE

A segunda edição da mostra de curtas-metragens Fantástica Diversidade tem nove obras com destaque para SEU DIA DE SORTE (Tu Dia de Suerte) do diretor Fele Martínez que já filmou com Pedro Almodóvar e POLTER de Álvaro Vicario, o filme que foi o grande vencedor do festival de Sitges em 2019. A sessão ainda tem a animação do diretor brasileiro radicado na Europa, Alexandre Siqueira com PURPLEBOY, obra que venceu o Anima – Brussels Animation Film Festival em 2019, foi exibido no Festival de Annecy e o diretor conta que a inspiração vem do livro “Viagem Solitária", que retrata João W. Nery, o primeiro homem transexual com operação de redesignação sexual no Brasil.

PREMIÈRE E RETROSPECTIVA RODRIGO ARAGÃO

A sessão de Abertura do Cinefantasy apresenta no dia 07 de setembro às 20h o filme O CEMITÉRIO DAS ALMAS PERDIDAS do diretor Rodrigo Aragão que fará sua estreia mundial no festival. Na edição de aniversário, o Cinefantasy exibe ainda os cincos longas-metragens do diretor, a partir de MANGUE NEGRO (2008) que circulou por mais de 30 festivais no mundo, até o filme A MATA NEGRA (2018). Rodrigo lançou a antologia AS FÁBULAS NEGRAS (2015), último filme dirigido pelo cineasta JOSE MOJICA MARINS com o episódio O SACI.

CURADORIA E JÚRI

O 10º Cinefantasy recebeu a inscrição de 780 filmes de 58 países, em 12 categorias. O curador geral Eduardo Santana convidou 12 renomados profissionais do audiovisual para compor a equipe da curadoria: Alfredo Suppia, Ana Paula Nogueira, Camila Borca, Carlos Nazareno, Celso Duvecchi, Eduardo Santana, Filippo Pitanga, Francisco Gaspar, Kátia Nascimento, Marcelo Carrard, Marciel Consani e Monica Trigo.

O júri é composto por cineastas, pesquisadores, professores, programadores, atores, escritores, cinéfilos e gestores públicos. São 40 profissionais: Ana Paula Alves Ribeiro, Beatriz Saldanha, Carlos Primati, Celso Duvecchi, Celso Sabadin, Danielle Nigromonte, Dilson Neto, Dilvania Santana, Donny Correia, Emanuela Siqueira, Emerson Rodrigues, Gonçalo Junior, Hsu Chien, Ivo Costa, Julia Maria, Kátia Coelho, Kátia Nascimento, Leopoldo Tauffenbach, Lufe Steffen, Mara Ventura, Marcelo Miranda, Marcelo Müller, Marcos DeBrito, Maura Ferreira, Mayra Alarcón, Michelle Henriques, Pablo Ferreira, Paola Marcondes, Patrícia Oliveira, Paula Ferreira, Pedro Venceslau, Raphael Aguinaga, Ronald Perrone, Sabrina Paixão, Samantha Brasil, Tuna Dwek, Valdir Rivaben, Valeria Blanco, Vébis Jr e Washington Freitas, com a responsabilidade de consagrar o melhor filme de cada uma das 12 mostras competitivas.

FANTLATAM - ALIANZA LATINOAMERICANA DE FESTIVALES DE CINE FANTÁSTICO

Pela primeira vez no Brasil, é realizada uma mostra de curtas-metragens da FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico com filmes indicados por nove festivais membros. Uma oportunidade de conhecer os melhores filmes do universo fantástico da América Latina, em uma única sessão. Os filmes selecionados representam a produção argentina, brasileira, chilena, mexicana, panamenha e uruguaia.

A FANTLATAM é uma associação composta pelos mais representativos festivais - da América do Norte à América do Sul. O objetivo da federação é difundir o cinema fantástico latino-americano do continente, num intercâmbio entre os países e cineastas.

Segundo Monica Trigo, diretora do Cinefantasy e presidente da aliança, “A FANTLATAM nasceu para diluir fronteiras e construir pontes, colaborando com a circulação e difusão do audiovisual latino, respeitando as diferenças e reforçando as semelhanças. É muito importante receber a primeira Mostra FANTLATAM aqui no Brasil, sobretudo no atual momento, ela chega para expor a importância da unidade do cinema fantástico..”.

GILDA NOMACCE –A HOMENAGEADA

O CINEFANTASY homenageia a atriz Gilda Nomacce, que tem mais de 100 filmes na carreira, com destaque para “Quando Eu Era Vivo” de Marco Dutra, “Ausência” de Chico Teixeira, “Trabalhar Cansa” e “As Boas Maneiras” da dupla Juliana Rojas e Marco Dutra, “Minha Única Terra é na Lua” de Sergio Silva; os recentes “Todos os Mortos” de Caetano Gotardo e Marco Dutra, Meu Nome é Bagdá da Caru Alves de Souza; os esperados “Casa das Antiguidades” de João Paulo Miranda Maria, “Adeus ao Comandante” de Sérgio Machado e “Obsolência” de João Marcos de Almeida.

A atriz também está presente no 10º Cinefantasy com o curta-metragem “5 ESTRELAS” de Fernando Sanches na mostra competitiva de Horror.

SERVIÇO

10o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Quando: 07 a 20 de setembro de 2020

Local de Exibição: Belas Artes à La Carte  - www.belasartesalacarte.com.br

Quanto: assinatura da plataforma


Sobre o Belas a La Carte:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou AppStore.

Belas Artes Drive-In

Onde: Memorial da América Latina – Entrada pela Rua Tagipuru, s/no. - Portão 2

Quando: desde 17 de junho, de terça a domingo

Horários e Classificação indicativa: consulte a programação

Ingressos e combos deverão ser adquiridos antecipadamente através do site do Petra Belas Artes

Valores de Ingresso: R$65,00 para carro com até 4 pessoas

Capacidade para 100 carros por sessão

Mais informações, programação completa e vendas através do site:





Nenhum comentário