[News] Estreia no Curta! o novo documentário sobre a coreógrafa Angel Vianna

 


Angel Vianna, pioneira da dança contemporânea brasileira, coreógrafa, teórica, educadora e militante da consciência corporal, revisita sua própria trajetória no documentário “Movimentos do Invisível”, primeiro longa das diretoras Flavia Guayer e Leticia Monte, que tem estreia na TV marcada no canal Curta!.

As diretoras acompanharam a rotina de Angel, atualmente com 92 anos de idade, e desenvolveram as cenas a partir do registro das chamadas “Aulas do Papel”, oficinas realizadas com pessoas de idades, gêneros e profissões diversas. As aulas fizeram parte da programação de dois festivais de artes cênicas cariocas: Panorama e Tempo Festival – Dança Gamboa. Revelam-se ali a insaciável curiosidade da artista pelo corpo e a sua urgência em transmitir seu conhecimento neste significativo momento da carreira e da vida.

"Por que fiquei tão encantada com o corpo?", pergunta Angel, durante o longa. Em seguida, ela mesma responde: "Porque é meu instrumento de viver". Ela, que influenciou o pensamento sobre o corpo não apenas na dança, como também nas artes cênicas em geral, coleciona prêmios como a Comenda da Ordem ao Mérito Cultural e, recentemente, o Título de Cidadã Honorária Carioca.  Sua história, no entanto, ainda não é conhecida por boa parte dos brasileiros, que agora têm a chance de saber um pouco mais sobre essa verdadeira “militante do corpo”.

“Movimentos do Invisível” é uma produção da Espiral, viabilizada pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Terça das Artes, 18/08, às 22h30.

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

 

Nenhum comentário