[News] Cantor Diego Moraes lança seu segundo álbum de estúdio

Eu sempre tento buscar artistas novos para apresentar aqui no Reino para vocês, e nos chegou uma notícia ótima sobre um cantor nacional incrível que conheci recentemente.

O cantor e compositor Diego Moraes acaba de lançar o segundo álbum da carreira, "#ÉqueEuAndodeÔnibus", em todas as plataformas digitais.

Revelado no Ídolos 2009, no qual foi finalista, Diego é do interior de São Paulo e sua música flerta do pop ao jazz. Apesar de vir de formação em conservatório, o cantor costuma dizer que sua música fala com o povo. O álbum é o primeiro da carreira com músicas autorais.

O primeiro single, "Muderno", ganhou um clipe, gravado em São Paulo, que já superou os 400 mil views no Youtube. Outro destaque do álbum é a faixa "Demodê", que será a próxima música de trabalho.
A hashtag e o título do disco de Diego Moraes, que sai em todas as plataformas digitais agora – “#ÉqueEuAndodeÔnibus”- não significam uma certa assinatura hipster ao trabalho que flerta do pop ao jazz do artista do interior de São Paulo. Por andar de ônibus veio a expansão reflexiva nas letras de Diego de um trabalho de riqueza harmônica e melódica incomum desde que surgiu como um dos finalistas do reality Ídolos, em 2009.

Diego estava justamente andando de ônibus em Campinas, perto de sua cidade natal Santa Bárbara D’Oeste, quando ouviu uma senhora contar a perda do marido, vítima de câncer. Seu ouvido começou a ficar mais atento à cada jornada de ônibus e aquilo virou uma espécie de terapia, que convertia em textos ricos.

Sua música abre um leque que vai da MPB de Elis Regina e Gal Costa, que a mãe cantava enquanto lavava roupas no tanque, ao sertanejo de raiz, preferência do pai, mas composto sobre uma estrutura que caminha mais para o improviso do jazz, o que dá a correta teatralidade às letras já mencionadas.

Muderno”, o primeiro single, é um bom exemplo disso. “Olho muito para o céu/É que ando muito de ônibus/Bebo no copo de requeijão/Combino terno e chinelo(...)” abre a canção na pegada teatral mencionada, quando trombone (de Milton Bonny), sax (Tercio Guimarães), bateria (Jean Michell), guitarra e teclado (Edu Capello) brincam com jazz, blues e soul em três minutos encantadores. Não à toa a música superou 400 mil views no YouTube.

O disco abre com “Suite Overture sem Hidro”, brincadeira linguística com as palavras e traduções e sentidos mas séria em apontar o clima certo para o trabalho.

A Última”, que vem na sequência, abre a estrada referida de MPB pop que segue para jazz e blues. Assim como “Desmanche”, que é construída com arranjos em camadas sobre vocal extremamente melodioso de Diego, ou “Quem Dera”, composição de Diego com Daniel Chaudon, que reforça o tom reflexivo do álbum.

Bicho Mandado” tem a forte pegada jazzística e “Não Recomendado” segue a toada mas em estrutura melódica que parece ter sido construída sobre poesia concreta. Não Recomendado, aliás, é o coletivo de que faz parte junto ao carioca Caio Prado (autor da canção)e o brasiliense Daniel Chaudon. A canção é praticamente um manifesto do coletivo.

Existir” tem um quê de bossa nova e metais no jazz. “Sábado” abre um dueto de Diego com Fernanda Dias e fica em formato quase indie rock, ao que “Demodê” traz influências de Elis em MPB que cresce até quase virar um pop rock de piano. O responsável pelas teclas, Edu Capello, responde também pela produção da obra.

Tem uma desconstrução (mais até que versão) do clássico “Balada do Louco”, de Arnaldo Baptista e Rita Lee, em inglês e na assinatura musical de Diego, e o disco fecha com jazz tão bonito quanto melancólico “Que Restou”.

Um trabalho para ser lido, ouvido, refletido, apreciado em suas diversas possibilidades.

Vocês podem acompanhar as novidades e agendas de Diego Moraes pelas suas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/diegomoraes3/
Facebook: https://m.facebook.com/diegomoraesoficial
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCENXnqlPAAAxpp0WYnDBGWw


Obs.: Todas as fotos utilizadas nessa postagem foram obtidas no perfil do Facebook do artista.

Nenhum comentário