[News] Mostra de Cinemas Africanos lança Revista Crítica no dia 15 de abril

 

O longa ugandês A Garota do Moletom Amarelo (2020) é um dos títulos analisados pela Revista Crítica de Cinemas Africanos - crédito: Kibuuka Mukisa

A Mostra de Cinemas Africanos lança no dia 15 de abril (sexta-feira) a publicação eletrônica Revista Crítica de Cinemas Africanos. Para sua estreia, foram reunidos cerca de 20 textos, entre críticas, ensaios e perfis, além de traduções para o português de publicações especializadas. O site também recupera entrevistas em vídeo feitas com cineastas africanos realizadas dentro da Mostra. O trabalho pode ser conferido em cinemasafricanos.com.br.


A compilação de textos revela a diversidade de estéticas, narrativas e estilos dos filmes africanos, tanto clássicos quanto contemporâneos. Muitos dos títulos analisados foram exibidos pela Mostra de Cinemas Africanos, como o ugandês “A Garota do Moletom Amarelo”, o nigeriano “Juju Stories”, e os quenianos “Softie” e “Supa Modo”. Outros longas disponíveis no Brasil, como o franco-senegalês “Atlantique” e o angolano “Ar-Condicionado”, também aparecem nas críticas. Filmes já considerados clássicos, como “África no Sena” e “Touki Bouki” também ganham destaque.


Espaço dedicado à cinematografia do continente africano e sua diáspora, a Revista Crítica surge com o objetivo de contribuir para a diminuição da invisibilidade destas produções nos circuitos de crítica e jornalismo cultural no Brasil. "Consideramos a crítica um importante espaço de produção de conhecimento e de valor sobre produtos da cultura, e acreditamos que os cinemas africanos ainda carecem desse espaço especializado no Brasil", avalia a pesquisadora baiana Ana Camila Esteves, editora do projeto.


"Buscamos também aproximar os críticos brasileiros das cinematografias da África, uma vez que esses filmes vêm ocupando cada vez mais espaço nos festivais de cinema, tornando-se acessíveis a públicos mais amplos", explica Ana, que é curadora da Mostra de Cinemas Africanos e autora de outras publicações voltadas ao tema. "Portanto, produzir conhecimento sobre esses produtos é fundamental para localizar os cinemas da África no contexto do cinema mundial, criando espaços de discussão e debates, além de produzir memória sobre os filmes", conclui.  


Foram convidados críticos de todo o Brasil, como Lorenna Rocha (BH), Gabriel Araújo (BH), Luiz Santiago (RJ), Juliana Costa (RS), e colaboração de pesquisadores como Letícia Santinon (SP), Analu Bambirra (PR) e Marcelo Esteves (RJ). Entre os convidados destacam-se nomes da Bahia, como Rafael Carvalho, Amanda Aouad, Wanderley Teixeira, Lucas Ravazzano, além das pesquisadoras Jusciele Oliveira, Laiz Mesquita, Evelyn Sacramento, Christina Mariani, Detoubab Ndiaye e Marcelo Ribeiro.


A estreia da revista online é acompanhada do relançamento do site memorial em homenagem ao professor Mahomed Bamba (1966-2015), pesquisador nascido na Costa do Marfim e que colaborou imensamente para as pesquisas sobre os cinemas africanos no Brasil e em língua portuguesa nos últimos 10 anos de sua vida. O memorial conta um pouco da sua história e reúne todas as publicações do autor, disponíveis para consulta.


Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.



Serviço


Lançamento online da publicação Revista Crítica de Cinemas Africanos


Quando: 15 de abril de 2022 | Gratuito


Site: cinemasafricanos.com.br



Sobre a Mostra de Cinemas Africanos


A Mostra de Cinemas Africanos foi idealizada em 2018 por Ana Camila Esteves (Brasil) e Beatriz Leal Riesco (Espanha) e já exibiu mais de uma centena de curtas e longas-metragens de diversas vertentes do cinema africano. O recorte curatorial atende à demanda do público brasileiro por filmes recentes produzidos na África e sua diáspora, e promoção desta cinematografia ainda muito invisibilizada. A Mostra já circulou pelo Brasil em cidades como São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE) e Poços de Caldas (MG), além de contar com três edições online, com filmes dirigidos por cineastas de todas as regiões do continente africano. As curadoras acompanham as trajetórias dos filmes africanos nos mais importantes festivais de cinema do mundo. Esta é a segunda edição da Mostra de Cinemas Africanos em parceria com o Sesc São Paulo.



Sobre Ana Camila Esteves


Ana Camila Esteves é graduada em Comunicação com Habilitação em Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2009) com pesquisa sobre o cinema autoral do realizador espanhol Julio Medem. Mestre em Comunicação com ênfase em Cinema pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (2012), com pesquisa sobre o cinema autoral a partir de uma perspectiva de análise da narrativa. Atualmente desenvolve pesquisa no âmbito do doutorado sobre os cinemas africanos contemporâneos no mesmo programa. É cofundadora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos e curadora colaboradora do Africa in Motion Film Festival (Escócia). Publicou artigos e ensaios sobre os cinemas africanos em diversas revistas e catálogos, e coeditou o e-book Cinemas Africanos Contemporâneos – abordagens críticas (Sesc São Paulo) com Jusciele Oliveira em 2020. Facilitou aulas e cursos em torno de diversos temas sobre as cinematografias da África no âmbito da Mostra de Cinemas Africanos, do Cine África, do Sesc São Paulo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) São Paulo, da Ulbra – Universidade Luterana do Brasil, do GT África RS, da Unicamp e da Intercom – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, além de ser professora convidada na School of Arts da University of London (Inglaterra), e na Faculty of Media + Art + Performance da University of Regina (Canadá).





Nenhum comentário