[News] QUEM SÃO OS 6 PERSONAGENS DA VIDA REAL QUE ESTRELAM “OS OLHOS DE TAMMY FAYE” O FILME ESTREIA NO STAR+ NO DIA 06 DE ABRIL

 

Lançado nos cinemas no final de março, o premiado filme “Os Olhos de Tammy Faye” chega ao Star+ no dia 6 de abril. Estrelado e produzido por Jessica Chastain, o longa explora a história por trás da extraordinária ascensão, queda e subsequente redenção da apresentadora gospel Tammy Faye Bakker, que, ao lado de seu marido Jim Bakker, criou a mais importante rede de radiodifusão religiosa dos anos 1970 e 1980 nos Estados Unidos. Na recente cerimônia do Oscar® 2022, Chastain foi a vencedora na categoria de Melhor Atriz por “Os Olhos de Tammy Faye”, e o filme também recebeu o prêmio na categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem.


 


Baseado em acontecimentos reais, o filme conta com um elenco extraordinário que interpreta seis intrigantes personagens da vida real, cujos caminhos convergiram em torno do império evangélico que os Bakkers souberam montar.


 




 


TAMMY FAYE BAKKER: UMA VIDA PREGANDO AMOR E TOLERÂNCIA


 


Nascida em Minnesota em 1942, Tammy Faye Bakker frequentou a Central Bible College em Minneapolis e lá conheceu Jim Bakker, que se tornaria seu marido. Juntos, começaram sua jornada evangelística criando um ministério com o qual percorreram os Estados Unidos, com Jim como pregador e Tammy como cantora e acordeonista. Aos poucos, eles construíram o maior império gospel do país, passando por sucessivas crises conjugais e diversos escândalos na mídia ligados a infidelidade e fraudes. Divorciada de Bakker e casada novamente com o promotor imobiliário Roe Messner, Tammy Faye passou a última década da vida lutando contra um câncer de cólon, vindo a falecer em 2007.


 


Para dar vida à personagem central da trama, Jessica Chastain mergulhou em todo o material televisivo disponível de Tammy Faye e estudou seus gestos e inflexões vocais durante seis anos. A atriz também se formou em canto, um campo no qual ela tinha pouca experiência profissional. Acima de tudo, ela trabalhou cuidadosamente para conseguir que sua interpretação refletisse o verdadeiro espírito da apresentadora. “Tammy Faye não tinha nada a ver com a caricatura que a mídia fazia dela. Ela era a pastora ordenada, Jim não era. Ela pregava aceitação e compaixão, e era sincera. E era isso que eu queria que as pessoas vissem no filme”, diz Chastain.


 




 


JIM BAKKER: E O SINUOSO CAMINHO DA FÉ


 


Jim Bakker, o marido de Tammy Faye, era um homem reprimido e sofredor que havia perdido seu caminho, em grande parte devido aos abusos e negligências que sofreu quando criança. Quando a rede de transmissão religiosa que construiu com Tammy Faye o tornou milionário, o sucesso e a riqueza distorceram sua percepção de sua própria fé, dando início a sua queda.


 


O ator britânico-americano Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha, Até o Último Homem, Não Me Abandone Jamais) interpreta Jim Bakker no filme: “Jim é, na realidade, uma pessoa muito complicada. Para mim, foi fácil me apaixonar por ele. O que ele e Tammy fizeram foi muito radical. Eles criaram uma alternativa incomum a outros programas de televisão cristãos da época. Eles tinham o desejo de curar as pessoas. Em vez de esperar pela alegria no paraíso, eles defendiam a felicidade aqui e agora. Seu infortúnio foi que ele perdeu de vista tudo isso. Mas acho sua falibilidade fascinante”, explica Garfield.


 




 


RACHEL: A RELIGIÃO COMO GUIA


 


Mãe de Tammy Faye, Rachel é uma mulher profundamente religiosa e ultraconservadora que nunca foi totalmente aceita pela igreja, apesar de sua devoção e compromisso com a fé. Seu divórcio do pai de Tammy fez dela uma eterna marginalizada em sua comunidade. Mais tarde, quando ela vai morar com sua filha e Jim durante o auge do sucesso do casal, ela fica cada vez mais preocupada que a personalidade exuberante de Tammy, seu dogma de prosperidade e seu estilo de vida exagerado sejam a antítese de suas crenças cristãs. Tammy Faye foi profundamente afetada pela desaprovação de sua mãe.


 


No filme, a atriz Cherry Jones (A Vila, The Handmaid’s Tale, Succession) interpreta Rachel.


 




 


JERRY FALWELL: INVEJA E TRAIÇÃO


 


Um personagem-chave na história é Jerry Falwell, um fervoroso fanático pela Bíblia que inveja o sucesso dos Bakkers. Embora finja uma amizade com eles, Jerry os vê como caipiras de Minnesota e se ressente do fato de que o programa deles é tão importante e atinge um grande público. Ele quer o que o casal tem e sabe que a única maneira de o conseguir é tirando o que eles construíram. Em uma manobra fraudulenta, Falwell acaba despedindo os Bakkers de sua própria rede.


 


 


O papel de Falwell é interpretado pelo ator Vincent D’Onofrio (MIB - Homens de Preto, Jurassic World, Ratched) que comenta a respeito do personagem: “Esse mundo é estranho porque é igual ao mundo do show business. Esses televangelistas são como atores. E Falwell é uma espécie de Judas. Ele fica amigo dos Bakkers, ganhando sua confiança, e depois diz que mal os conhecia. A trajetória do casal: a ascensão, a traição e sua queda – é muito shakespeariana”.


 




 




 


 


GARY PAXTON E ROE MESSNER: OS OUTROS AMORES DE TAMMY FAYE


 


Além de Jim, outros dois homens tiveram casos amorosos com Tammy Faye. O primeiro deles foi Gary Paxton, um renomado cantor e produtor musical interpretado pelo músico Mark Wystrach (Sorte no Amor). “O impacto de Gary na vida dos Bakkers foi bastante significativo. Na verdade, a coisa mais importante para Tammy Faye era a música. Ela pregava através da música, e sua relação com Paxton teve um grande impacto em sua vida”, diz Wystrach.


 


Já Roe Messner foi o segundo marido de Tammy e estava muito envolvido nos assuntos financeiros e extraconjugais dos Bakkers. Após o divórcio de Tammy e Jim, Roe se casou com ela em 1993. No filme, Roe é interpretado pelo ator Sam Jaeger (The Handmaid’s Tale)


 


 


 


“Os Olhos de Tammy Faye” estreia na quarta-feira, 6 de abril, exclusivamente no Star+.


“Os Olhos de Tammy Faye” é um retrato íntimo da história por trás da extraordinária ascensão, queda e subsequente redenção da apresentadora gospel Tammy Faye Bakker. Nas décadas de 1970 e 1980, Tammy Faye e seu marido, Jim Bakker, vieram de origens humildes e conseguiram criar a maior rede de radiodifusão religiosa e um parque temático. Famosa por sua mensagem de amor, aceitação e prosperidade, Tammy Faye tornou-se lendária por seus marcantes e inesquecíveis cílios, sua maneira singular de cantar e seu entusiasmo em aceitar pessoas de todas as condições sociais. No entanto, não demorou muito para que irregularidades financeiras, intrigas rivais e escândalos derrubassem o império que haviam cuidadosamente construído.

“Os Olhos de Tammy Faye” é estrelado por Jessica Chastain (A Hora Mais Escura, A Árvore da Vida), Andrew Garfield (Até o Último Homem, Silêncio), Cherry Jones (The Handmaid’s Tale, Succession), Gabriel Olds (Substitutos), Fredric Lehne (O Rei do Show), Mark Wystrach (Johnny Christ), Sam Jaeger (Parenthood, ¡Shazam!), Chandler Head (O Castelo de Vidro) e Vincent D’Onofrio (A Cela, MIB – Homens de Preto). O filme é uma produção da Searchlight Pictures e tem direção de Michael Showalter (Doentes de Amor; Doris, Redescobrindo o Amor), a partir de um roteiro de Abe Sylvia (Disque Amiga para Matar, Dirty Girl). Chastain também foi produtora do filme ao lado de Kelly Carmichael (Nine, Sete Dias com Marilyn) através de sua produtora Freckle Films, com Gigi Pritzker (Brooklyn - Sem Pai Nem Mãe, O Labirinto) e Rachel Shane (Brooklyn - Sem Pai Nem Mãe, A Qualquer Custo), da Madison Wells. Fenton Bailey, Randy Barbato e Meredith Milton são os produtores executivos, junto com Jordana Mollick, da Semi-Formal Productions, e Adrian Alperovich, da Madison Wells.




Nenhum comentário