[News] O PRESIDENTE IMPROVÁVEL AUMENTA CIRCUITO DE EXIBIÇÃO A PARTIR DA PRÓXIMA QUINTA (07/04)

 

Já em cartaz em diversos cinemas do Brasil, O PRESIDENTE IMPROVÁVEL chegará a ainda mais salas na próxima quinta-feira (07/04). O filme contará com  sessões em: Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Curitiba, Manaus e Belo Horizonte. Abaixo, no release, a lista completa das salas.

Com direção de Belisario Franca (“Menino 23”, “Soldados do Araguaia” e "Amazônia Eterna"), O PRESIDENTE IMPROVÁVEL aborda a carreira e obra como sociólogo de Fernando Henrique Cardoso, e também sua trajetória política que culminou no mandato como presidente do Brasil entre 1995 e 2002.

Prestes a completar 91 anos, em junho, FHC conversa, no longa, com figuras como Gilberto Gil, Manuel Castells, Bill Clinton, Celso Lafer, Gilda Gouveia, José Gregori, Pedro Malan, Raul Jungmann, Boris Fausto, Nelson Jobim, e até Bill Clinton, por vídeo conferência. A partir desses diálogos, o documentário relembra a carreira do biografado, ilustrada também por fotos e imagens de arquivo.

A produção é assinada pela Giros, e O PRESIDENTE IMPROVÁVEL está em cartaz nos cinemas com lançamento da Bretz Filmes. Abaixo, a lista das salas:

Porto Alegre: Cinemateca Paulo Amorim


Rio de Janeiro: Estação Net Rio, Espaço Itaú de Cinema Botafogo


São Paulo: Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, Espaço Itaú de Cinema Augusta - Anexo


Brasília: Espaço Itaú de Cinema Brasília


Salvador: Cine Mertha Glauber Rocha


Curitiba: Cine Passeio


Manaus: Casarão das Ideias


Belo Horizonte: Una Belas Artes


 


 


Sinopse

Fernando Henrique Cardoso é um caso único no Brasil e raro em qualquer lugar do mundo: um intelectual consagrado no meio acadêmico que também teve a oportunidade de governar seu país. Sua dupla eleição à presidência, em 1994 e 1998, representou o ápice de uma carreira dedicada ao casamento entre dois princípios fundamentais e complementares: a busca por compreensão do intelectual e a busca por conciliação do político. Dois princípios que se materializam na palavra diálogo.


Partindo dessa premissa, O PRESIDENTE IMPROVÁVEL é um documentário que apresenta a vida e o pensamento de Fernando Henrique Cardoso em uma série de diálogos do ex-presidente com grandes personalidades do Brasil e do mundo. Ao longo de 100 minutos, conversas sobre democracia, política, economia, relações internacionais, sociologia, educação, meio ambiente, comportamento, cultura e outros temas se misturam a memórias do passado evocadas tanto por FHC quanto por seus interlocutores.


 


Ficha Técnica


Direção: Belisario Franca


Pesquisa e Argumento: Pedro Nóbrega e Carolina Torres


Roteiro: Lyana Peck e Belisario Franca


Direção de fotografia: Mário Franca e Paulo Velozo


Operador de câmera: Paulo Velozo e Fernando Solidade


Som Direto: Ivan Muniz


Produção executiva: Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães


Produtores associados: João Rodarte e Renato Ganhito


Direção de produção: Olivia Buarque


Produção de set: Karla Ladeia e Mari Souza


Produção de finalização: Dani Feno


Edição: Lyana Peck, EDT.


Supervisão de edição de som: Miriam Biderman, ABC


Desenho de som e mixagem: Ricardo Reis, ABC


Trilha sonora original: Rodrigo Lima


Pesquisa e produção de arquivo: Remier Lion


Produção: Giros Filmes


Distribuição: Bretz Filmes


Ano: 2022


Duração: 100 minutos


 


Patrocínio:


O Presidente Improvável é patrocinado pelo Banco Safra, IBMEC, Itaú, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Itaú, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.


 


O PRESIDENTE IMPROVÁVEL será lançado nos cinemas pela Bretz Filmes.


 


Biografias:


 


Belisario Franca


Belisario Franca começa sua trajetória como diretor na Rede Globo, onde assina fenômenos de audiência popular como a série Brasil Legal. Há 25 anos, funda a Giros Filmes, onde passa a dirigir seus projetos autorais - os premiados Menino 23, Amazônia Eterna, Música do Brasil e Além Mar, bem como os dramas Jungle Pilot (Universal TV), Revolta dos Malês (SescTV) e Baile de Máscaras (TV Cultura). Belisario atua ainda como produtor, emprestando seu olhar experiente para o desenvolvimento de novas histórias e talentos.


 


 


Maurício Magalhães


Maurício Magalhães é um dos principais executivos de marketing do Brasil. Foi sócio-presidente da Agência TUDO / Grupo ABC até dez/18, quando vendeu suas ações para se dedicar a um novo desafio: ocupar o cargo de CEO da Giros Filmes, de onde era sócio desde 2015. Sua trajetória é marcada pelo desenvolvimento de projetos de entretenimento popular que projetam a cultura brasileira mundialmente, entre eles o Festival de Verão de Salvador, o Carnaval da Bahia e a Banda Eva – da qual também é sócio fundador.


 


Bianca Lenti


Diretora, roteirista e produtora criativa na Giros, Bianca Lenti acumula em seu currículo produções para HBO, Universal TV, Rede Globo, GNT, Globo News, History Channel, Canal Brasil, entre outros, bem como os roteiros dos premiados longas documentais Amazônia Eterna e Menino 23. Bianca assina a produção criativa de diversas séries de dramaturgia, entre elas Baile de Máscaras, Queimamufa!,  Revolta dos Malês, Jungle PIlot e Billy Catarina  bem como a direção do longa documental Apenas Meninas (HBO e HBO Max) e de séries como Amazonita (Zoomoo) e Matizes do Brasil (Curta!). Supervisiona a criação e desenvolvimento de projetos da Giros Filmes e faz a direção geral de produções para canais como o Curta!, CinebrasilTV, Arte 1 e Canal Futura.


 


Giros Filmes


A Giros Filmes é uma produtora que atua há 25 anos no mercado audiovisual explorando diversos gêneros para TV, cinema, web e streaming. Ao longo desses anos, produziu cerca de 70 séries exibidas em mais de 40 canais nacionais e internacionais – HBO, TV Globo, Arte, BBC, History, Discovery, Universal TV; 21 filmes selecionados pelos festivais mais importantes do Brasil e do Mundo – IDFA, Fipa, Festival de Havana, Festival do Rio, Mostra Internacional de SP; 28 prêmios de prestígio mundial – NY Film Festival, International Documentary Association (IDA), GP do Cinema Brasileiro, Gramado, Documenta Madrid, Montreal Black Film Festival e passagem pela long list do Oscar em 2016 com o filme Menino 23


 


Bretz Filmes

A Bretz Filmes iniciou as atividades em 1990, atuando no mercado de vídeo como distribuidora e representante das principais empresas. Paralelamente, entre os anos de 2003 e 2011, Luiz Ernesto Mendes Bretz, seu fundador, atuou como diretor de distribuição na Videofilmes. Em 2011, a empresa iniciou sua atuação no mercado nacional e internacional, passando a adquirir títulos brasileiros e estrangeiros para distribuição própria em cinema, vídeo, televisão e VOD, especializando-se em documentários e filmes de autor e cinema independente, nacional e internacional, lançando títulos como: Woody Allen, O Cavalo de Turim, Nostalgia da Luz e Another Year. Mais recentemente, foram lançados os filmes For Sama, Honeyland, Cézanne e eu, Gabriel e a montanha, dentre outros.




Nenhum comentário