[Crítica] O Filme da Sacada

 

Sinopse:

O Filme da Sacada é uma serie de pequenas entrevistas que foram feitas embaixo de uma sacada de um apartamento em Varsóvia. Cada depoimento é um fragmento do como enfrentamos e vemos a vida como indivíduos. Juntos, os depoimentos criam um retrato do ser humano contemporâneo. 



   O quê eu achei?

Esse documentário foi um experimento super interessante. Filmado antes da pandemia, ele é um retrato da diversidade de pessoas que podem ser encontradas por aí.

Diretamente da sacada do apartamento do diretor, ele instala uma câmera e um microfone que ficam à vista de todos e vai perguntando aos transeuntes para dizerem quem são e contarem algo de suas vidas. Também pergunta para alguns qual o sentido da vida.

Alguns simplesmente retomam suas vidas, respondem que estão com pressa para pegar o ônibus, outros continuam passeando com seus cachorros mas alguns se dão ao trabalho de conversar com Paweł; o doc mostra as mais variadas reações, desde cinismo até curiosidade e tristeza.

Uns como a zeladora Pani (Pani é uma forma de tratamento polonesa equivalente à senhora) Zosia, uma viúva trabalhadora,

Uns aparecem frequentemente e passam a cumprimentar o cineasta sempre que dão o ar de sua graça.

Paweł tem um modo curioso de abordagem: ele pergunta a cada um se quer ser o(a) herói(ína)de seu filme. Uma senhora idosa o dispensa respondendo que é velha demais e só pensa em morte.

Destaco os encontros dele com a mulher que está lendo um livro de Carl Sagan e que comenta como somos apenas partículas insignificantes nesse Universo-parece que foi ela quem retratou melhor a intenção do projeto- e com as crianças, especialmente com a que está tomando sorvete.

Seja lá com qual dos personagens você se identifique- seja com a modelo do Instagram, a senhora que está lutando contra a burocracia para receber sua pensão,um homem de meia-idade se divorciando ou qualquer um dos outros-uma coisa é certa: o diretor conseguiu montar um mosaico da condição humana e um depoimento à vida.


                        Trailer:





Nenhum comentário