[News] Academia Internacional de Cinema firma nova parceria e continua a promover cursos no Rio de Janeiro

 

Academia Internacional de Cinema firma nova parceria e continua a promover cursos no Rio de Janeiro




A Academia Internacional de Cinema fechou uma parceria com os Estúdios Fênix, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O espaço, que possui mais de mil metros quadrados e fica próximo do Complexo do Polo Rio Cine & Vídeo, conta com sala de edição, salas de aula, estúdios, estacionamento e segurança 24 horas. A ideia é manter, no local, a programação de cursos intensivos, de férias, aulas especiais como também o programa de mostras e palestras com o objetivo de movimentar a agenda audiovisual da cidade.


Depois de 7 anos, a AIC RJ decidiu sair de Botafogo, na zona sul da capital carioca, encerrando suas atividades no casarão histórico, que abrigava a escola. Devido à pandemia do novo coronavírus a unidade do Rio de Janeiro ficou fechada a maior parte do tempo e as atividades foram reduzidas de forma significativa.




A partir de maio, a AIC RJ vai oferecer os seguintes cursos:


. Direção de Fotografia – 14/05 a 16/07 (Prof. Cleumo Segond)

sábados das 9h00 às 17h00


. Interpretação para Cinema e TV – 16/05 a 11/07 (Prof. Isadora Ferrite)

Segundas e quartas das 19h00 às 22h30


. Produção - Intensivo de Férias – 11/07 a 28/07 (Prof. Martha Ferraris)

Segunda a sexta das 9h00 às 17h00


. Cinema - Intensivo de Férias – 11/07 a 28/07 (Prof. Joice Scavone)

Segunda a sexta das 9h00 às 18h00

*Obs.: Filmagem nos dias 23/07 e 24/07.


Local: Estúdios Fênix

Endereço: Rua José Augusto Rodrigues, 174 – Barra da Tijuca



História da Academia Internacional de Cinema:


A Academia Internacional de Cinema abriu suas portas, no dia 5 de agosto de 2004, em Curitiba, no Paraná, sob o nome de Academia Internacional de Cinema de Curitiba. Ao todo 65 alunos vindos de diversas partes do país formaram as primeiras turmas do curso Filmworks, com duração de 2 anos.


Em 2006, a AIC transferiu sua sede para São Paulo. O casarão histórico, em que a Academia se localiza hoje, conta também com um estúdio. Passou a ser denominada Academia Internacional de Cinema. Com a formatura da primeira turma do Filmworks, em Curitiba, encerrou-se o ciclo de atividades na capital paranaense.


No dia 2 de março de 2015, a Academia Internacional de Cinema abriu sua filial no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo, com cursos exclusivos e inovadores. Somente no primeiro ano de vida da AIC RJ foram 39 turmas dos mais diversos cursos, 810 alunos e 28 curtas-metragens foram produzidos. Ao longo de quase sete anos de funcionamento mais de 4 mil alunos passaram pela unidade do Rio de Janeiro, mais de 250 filmes foram feitos e muitas atividades e eventos aconteceram.



Sobre a AIC:

A Academia Internacional de Cinema (AIC) é uma escola audiovisual com atividades em São Paulo e no Rio de Janeiro, reconhecida como um dos maiores centros de formação audiovisual do Brasil. A AIC já formou mais de 27 mil alunos, que produziram mais de 3.500 filmes ao longo dos quase 18 anos de existência. A metodologia combina teoria e prática, desenvolvendo nos alunos habilidades para atuar nas mais diversas áreas do mercado, com técnica e criatividade.


Além de cursos técnicos e de formação profissional, a escola oferece cursos livres, no período das férias e durante o semestre. São mais de 40 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual – da ideia à distribuição, entre eles: cursos de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas, cursos de formação profissional, o curso técnico em Direção Cinematográfica - Filmworks e o Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV, além de cursos on-line ao vivo e gravados. A AIC também promove vários eventos e palestras abertas ao público, além de aulas especiais com cineastas.


O corpo docente é formado por professores experientes e cineastas reconhecidos no mercado nos âmbitos nacional e internacional, como: o diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho e a roteirista Lucrecia Martel. Grandes nomes do cinema já lecionaram e deram palestras na AIC, entre eles: o roteirista Bráulio Mantovani; o ator e diretor Wagner Moura; o diretor Daniel Rezende; o ator, diretor e produtor José Wilker e o diretor e fotógrafo Breno Silveira.


Vários ex-alunos conquistaram um espaço no audiovisual, como: Rodrigo Rbeyro, cujo curta-metragem “Cantareira” foi premiado no Festival de Cannes (2021); Cristiano Burlan, cujo longa documental estreou no circuito nacional (2019); e Jessica Queiroz, diretora de cena da produtora Paranoid.


A escola tem hoje uma marca consolidada. São 208 mil seguidores no Facebook, 56 mil seguidores no Instagram, 18 mil no Youtube. Entre a base de alunos, ex-alunos e interessados somam-se 97 mil pessoas que recebem informações da AIC todos os meses.

Nenhum comentário