Books Brasil Books

Novidades

[News] Teatro Alfa abre nova turma do curso gratuito para capacitar professores na montagem de espetáculos.

 

O curso Descobrindo o Teatro ONLINE abre inscrições para a segunda turma deste ano. Voltado a educadores e professores de escolas públicas e ongs, acontece entre 11 e 27 de abril, sempre das 19h30 às 21h. Outros três módulos do mesmo curso serão abertos durante o ano. Os interessados podem se inscrever obtidas no site do Teatro Alfa - www.teatroalfa.com.br/descobrindo-o-teatro-online. Projeto social do Teatro Alfa nasceu há 19 anos, originalmente voltado para jovens de baixa renda, com o objetivo de colocá-los em contato com as artes cênicas e as profissões que atuam por trás das cortinas. As aulas mostram o processo de montagem de um espetáculo e o traba lho dos criativos da cenografia, iluminação, m& ; ;uac ute;sica e figurino, assim como revela o que acontece nos bastidores, na coxia de um teatro.

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto passou por uma reformulação para acontecer no formato online para capacitar professores e educadores para serem os instrumentos de disseminação dos conteúdos e, assim, favorecer alunos de escolas públicas e de ONGs da Capital. Com coordenação de Eloisa Elena (da Cia Barracão Cultural), as aulas do Descobrindo o Teatro Online são ministradas por ela mesma ao lado de Anie Welter e Renato Hofer, e contam com a participação dos profissionais da equipe técnica do Teatro Alfa, vencedora do Prêmio APCA 2016. Cada um em sua área, eles falam sobre os elementos de uma montagem teatral - Som (Haroldo Constanzo), Iluminação (Claudio Gutierrez) e Espaço Cênico/Cenografia (Luiz Henrique).


 


Dinâmica


O professor participante assiste a 10 aulas virtuais (ao vivo e gravadas), em uma plataforma digital, por onde recebe os conteúdos das Atividades. As aulas em que arte-educadores e técnicos do Teatro Alfa transmitem seus conhecimentos sobre a montagem de espetáculos - mostrando como funcionam a luz e o som, além de comentar sobre espaço cênico e figurino - são disponibilizadas em links gravados para ilustrar. Na última etapa do curso, eles são estimulados a criar sua própria cena teatral, a partir dos recursos disponíveis. Também está prevista no currículo a sessão (gravada) do divertido espetáculo Caixa Mágica, sobre a história do teatro, da Grécia antiga aos tempos atuais. A peça leva o participante a uma via gem pela história do teatro, da Grécia Antiga até o teatro realista, passando pelos personagens ritualísticos do teatro japonês, do trovadorismo da era medieval, a commedia dell'arte e  Teatro Elizabetano.


 


Mais de 7 mil jovens atendidos desde 2004


 


Este projeto é uma iniciativa do Instituto Alfa de Cultura que visa democratizar o acesso ao teatro aproximando os jovens das artes cênicas e profissões ligadas ao teatro. Os jovens atendidos pertencem a famílias de baixa renda, estudam em escolas públicas ou fazem parte de ONGs que utilizam a arte como instrumento de inserção social. Antes da pandemia da Covid-19, eram realizados 10 módulos anuais e cerca de 7.000 jovens foram atendidos desde 2004. O projeto amplia, a cada ano, as Atividades oferecidas aos participantes. Cada módulo consiste em quatro oficinas, em que os jovens podem vivenciar o processo de montagem e os elementos que integram a realização de um espetáculo. Além disso, eles assistem ao espetáculo Caixa Mágica, que mostra a evolução da técnica teatral através dos tempos, e um espetáculo de dança, música ou teatro, em cartaz na programação do Teatro Alfa naquele período.


 


O Instituto Alfa de Cultura conta com o apoio do Banco  Alfa, Rede D’Or, Bain Company, Banco Chrevolet, Lacta e Magazine Luiza.


 


 


Ficha Técnica


 


Realização: Instituto Alfa de Cultura. Coordenação: Eloisa Elena (Barracão Cultural). Educadores e elaboração de conteúdos: Anie Welter, Eloisa Elena e Renato Hofer. Participação nas aulas gravadas: Haroldo Constanzo, Luiz Henrique dos Santos Reis e Claudio Gutierrez. Edição de vídeo: Lays Somogyi e Maria Lia.

Outros oito módulos do mesmo curso serão abertos durante o ano. Serão cinco online e cinco presenciais. Os interessados podem se inscrever neste primeiro módulo pelo link.. Mais informações podem ser obtidas no site do Teatro Alfa www.teatroalfa.com.br/descobrindo-o-teatro-online ou - https://forms.gle/AgdeF2TfpPBqZnsU7  


 



Nenhum comentário