Books Brasil Books

Novidades

[News]Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda retomam o projeto Bossa Negra para lançar a música "Fim do Horizonte"

DIOGO NOGUEIRA E HAMILTON DE HOLANDA RETOMAM O PROJETO BOSSA NEGRA PARA LANÇAR A MÚSICA “FIM DO HORIZONTE”




 

O festejado projeto Bossa Negra reuniu dois expoentes da música brasileira: o cantor Diogo Nogueira e o instrumentista e compositor Hamilton de Holanda. Oito anos depois do primeiro álbum Bossa Negra, os dois se reencontram para lançar single e videoclipe da música “Fim do Horizonte”, composta pela dupla em parceria com Seu Jorge e Marcos Portinari. A música, assim como o clipe, chega às plataformas digitais pela Biscoito Fino sexta-feira, dia 08 de abril.




 


Bossa Negra é a fusão dos universos musicais nos quais os artistas transitam: samba, choro e jazz. O projeto tem como inspiração os ritmos afro-brasileiros no seu olhar universal. A nova Fim do Horizonte” explora a matriz do jongo com elementos contemporâneos.

 

Diogo e Hamilton tiveram alguns breves encontros anteriores em shows, CDs e DVDs, mas a ideia do Bossa Negra nasceu no primeiro encontro, para uma apresentação em duo em 2009, na cidade de Miami (EUA), com um repertório montado na hora, sem ensaio, que funcionou muito bem. Hamilton gostou da maneira destemida de Diogo: “No palco, ele partiu para cima, evocou o espírito natural do samba”, definiu. Diogo, por sua vez, adorou a experiência: “Arriscar sem medo, poder se atirar nos braços do Hamilton e saber que ele vai estar lá para segurar, elegantemente. Quem não quer?”

 

O nome Bossa Negra nasceu naquele dia: a amizade entre os artistas se solidificou e tornou possível que, mesmo com as agendas individuais frenéticas, o projeto acontecesse. E assim nasceu o primeiro álbum, em 2014, seguido de uma turnê de 18 shows que percorreu 16 países da Europa e as principais capitais brasileiras em 2015, culminando com a vitória no Latin Grammy, na categoria de Melhor Canção Brasileira, com a música que deu nome ao projeto.

 

Fim do Horizonte”, que agora ganha as plataformas, nasceu na estrada: “Na verdade, a gente terminou a turnê europeia compondo essa música e agora, com este single, retomamos a nossa parceria com muita alegria. Gravar com o Diogo é uma maneira que eu tenho de me encontrar não só com o meu amigo, mas também com o samba, né? A gente tem esse ponto de encontro rítmico, ligado à ancestralidade também. Essa música celebra o nosso encontro”, comemora Hamilton de Holanda. E Diogo completa: “Essa música, feita durante nossa turnê do Bossa Negra pela Europa, e o lançamento dela agora, significa a nossa reconexão com aquilo que nos fez criar este projeto, que é a busca pelas origens, pelas matrizes, uma evocação a todas as influências que temos da música negra que inspirou o som que o Bossa Negra faz”.

 

Em “Fim do Horizonte” a dupla é acompanhada pelo contrabaixista André Vasconcellos, pelo violonista Rafael dos Anjos e Thiago da Serrinha – que carrega a tradição do jongo no nome e na percussão. O clipe foi dirigido por Nando Chagas e Marcos Portinari. A direção de fotografia e edição foram feitas por Nando, que também fez a foto da capa do single. A faixa foi produzida por Hamilton e André Vasconcellos, gravada e mixada por Daniel Musy e masterizado no Sterling Sound por Randy Merrill, que masterizou projetos de artistas como Nirvana, Adele, SilkSonic, Taylor Swift e Olivia Rodrigo, entre outros.

 

“Fim do Horizonte” abre caminho para um novo álbum do Bossa Negra: é esperar que as agendas de Diogo e Hamilton voltem a permitir esse encontro de talentos. 

Nenhum comentário