[News]Maura Palumbo, escritora que fala sobre a Segunda Guerra e o Nazismo em seus livros

Maura Palumbo, escritora que fala sobre a Segunda Guerra e o Nazismo em seus livros




Maura Palumbo é romancista, pesquisadora e palestrante com vasto conhecimento sobre o conflito da Segunda Guerra Mundial e o Nazismo.

 


Como o domínio do tema adquirido ao longo de mais de vinte anos de pesquisa, pode criar a trama que permeia o seu primeiro romance O perfume das tulipas, uma ficção ambientada dentro da história mundial. Lançado em 2017 pela editora Duna Dueto.




 

Em 2018, o livro conquistou o 1º lugar no concurso Internacional de Literatura, promovido pela União Brasileira de Escritores, e recebeu o prêmio José de Alencar na categoria romance. A premiação ocorreu na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro e contou com a participação do acadêmico Evanildo Bechara na entrega da medalha e certificação.

 

O romance tem como palco a Alemanha na primeira metade do século XX. Da belle époque em Berlim ao pós-guerra acompanhamos a vida de duas amigas, uma de família judia e a outra, protestante, ambas em direção a um desfecho totalmente inesperado e cheio de suspense numa narrativa ágil onde a autora apresenta fatos e personagens reais e mergulha o leitor em uma história ficcional impactante.






 A publicação de O perfume das tulipas abriu o caminho para que o seu nome chegasse a Francisco Balkanyi que a selecionou para escrever um romance baseado em sua própria história vivida no maior campo de concentração que existiu. O livro intitulado Auschwitz – Prisioneiro/sobrevivente 186650 foi lançado em setembro de 2017 e relata a história do adolescente que tinha como seu maior desafio sobreviver ao horror da guerra e ser feliz.

 

"Se eu conseguir sair daqui a felicidade

será a minha vitória e meu maior compromisso!"

Franscisco Balkanyi


 

A história com enormes desafios, onde todos os membros da família que sobreviveram e tiveram os seus conflitos traumáticos confrontados diariamente ao longo da vida, nos traz a reflexão sobre o mal que líderes com seus projetos de poder nefastos podem causar a um indivíduo e à sociedade em que estão inseridos. Francisco viveu isso em sua própria pele e sua história, de grande superação, merece ser conhecida.

 

"Diante de mim estava

alguém que viveu essa história."

Maura Palumbo




 

Em 2019, Maura publicou o seu terceiro romance Entre os canteiros, onde conta a história do pós-guerra, dos exilados e sobreviventes do holocausto, o recomeço da vida, a perseguição dos nazistas e a reconstrução dos países que estiveram em conflito. Seu romance passeia por 45 anos de história, do pós-guerra até o dia 9 de novembro de 1989, data da queda do muro de Berlim.

 

Em seus livros Maura conduz o leitor por momentos da história mundial que não devem ser esquecidos, traz à tona questões e conflitos que parecem não ter sido resolvidos até os dias de hoje e dá vida a personagens fictícios em cenários reais, o que nos ajuda a perceber como um sistema de poder tão brutal mudou a vida de milhões de pessoas.

 

Maura já finalizou o seu quarto romance Raça Impura que tem como protagonista adeptos ao regime nazista. Sua principal personagem é uma mulher ambiciosa que conquistou fama e poder prestando serviços nada ortodoxos aos mais diversos membros e seguidores do nazismo, fazendo qualquer coisa para estar próximo ao poder e a Hitler. O romance deverá ser lançado em breve.

 

Atualmente escreve a sua mais nova obra que tem como nome provisório “Anagrama”. A trama se passa na efervescente São Paulo da década de 50.

 

Há 5 anos Maura trabalha como instrutora do Memorial do Holocausto em São Paulo e em suas mentorias acompanha grupos de diversas regiões do pais e do mundo narrando a história do holocausto pelos cenários montados naquele espaço.

 

Maura possui resenha das suas obras feitas por youtubers e críticos literários e é convidada para palestras, workshops e debates sobre o tema. E possui o perfil no Instagram onde constantemente gera conteúdos, entrevistas, informações sobre o conflito, histórias de superação, curiosidades e novidades dos seus projetos. Para conhecer mais do seu trabalho, acesse: @maurapalumboescritora e no portal www.maurapalumbo.com.br.

Nenhum comentário