[Resenha] Checklist do Gênio-Dicas paradoxais para testar o talento criativo

 

Sinopse:

A pessoa nasce um gênio ou se torna genial? É a partir deste questionamento que o lançamento Checklist do Gênio, autor Dean Keith Simonton, apresenta nove dicas paradoxais com o intuito de proporcionar a reflexão sobre genialidade e testar o talento criativo – inclusive, do leitor.Afinal, ser uma criança prodígio ou desabrochar mais tarde como Beethoven? Morrer tragicamente jovem, como Keats, vive até uma idade avançada como Goethe?


                          O quê eu achei?

Genética comportamental é um assunto fascinante e esse livro é a prova disso. O autor Dean Keith Simonton reuniu 9 dicas paradoxais sobre como podemos medir a inteligência de alguém-e da onde ela vem?

Por exemplo, a primeira dica é a discussão se é melhor marcar 140 pontos no teste de QI ou se nem devemos nos dar ao trabalho de fazer o teste? E na segunda dica: devemos deixar-nos sermos levados pela loucura ou devemos nos manter sãos? Na quarta dica: o quê é mais vantajoso, ser o primogênito ou caçula? Ou filho do meio? Ou filho único?

Ao longo de todo o texto, Simonton pega exemplos de várias personalidades históricas como Francis Galton, Sir Isaac Newton, Einstein, Beethoven,Mozart e até o próprio Darwin e ilustra o caso de cada um:um era irmão mais velho mas não era um aluno exemplar como a irmã mais nova, outro tinha pais humildes e não recebeu tanto estímulo para estudar, etc.

Um grande ponto positivo é que o autor usa uma linguagem acessível para o público leigo, não usa aquele linguajar técnico que só especialistas compreendem; e quando porventura surge algum termo mais específico, ele explica de uma maneira que todos entendam.

Recomendo para todos que se interessam por ciência e pelo estudo da genialidade humana.

Obs: Esse é o primeiro volume de uma coleção feita em parceria da editora Senai-SP com o MIT-Massachussets Institute of Technology-portanto aguardem por mais volumes tão fascinantes quanto esse!



Nenhum comentário