[News]Ibis Libris Editora retoma a 'Ponte de Versos', tradicional evento literário carioca, na Blooks Botafogo, no próximo dia 15 (terça)

 Ibis Libris Editora retoma a 'Ponte de Versos', tradicional evento literário carioca, na Blooks Botafogo, no próximo dia 15 (terça)




Evento faz parte da comemoração dos 22 anos da editora e agrega poetas jovens com nomes já consagrados da poesia brasileira

Ibis Libris Editora retoma a 'Ponte de Versos', evento literário tradicional carioca, como parte da comemoração de seus 22 anos e depois de quase dois anos de isolamento com a pandemia. Ocorrendo quinzenalmente desde 1999, na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, juntando poetas novos e já consagrados, a "Ponte de Versos" volta a se reunir na próxima terça-feira, dia 15 de fevereiro, na Blooks Botafogo (Espaço Itaú de Cinema), para a retomada da poética carioca.

A estrutura do evento é dividida em 'Prato Principal', onde os quatro poetas convidados leem por 10 minutos. Em seguida, é aberta a 'Sobremesa' ao público, em que cada pessoa pode recitar dois poemas e, por fim, a  'Saideira', com a leitura de mais um poema curto cada um. O objetivo é incentivar a produção e a divulgação da poesia brasileira.

Nesta edição, o "Prato Principal" terá Rosália Milsztajn, autora de "Puro cristal" (7Letras), Lílian Maial (que, no próximo dia 19, lançará dois livros infantis pela Bisbilibis Balabás  - "O Menino dos Olhos de Lua" e "O Bico da Laura"), Ricardo Muniz de Ruiz, autor de "Poesia Profana" e Thereza Rocque da Motta, poeta e editora que coordena o evento, e que recentemente lançou "Sheherazade - Novas Lendas das 1001 Noites e Três Já Conhecidas".

A PONTE DE VERSOS acontece no próximo dia 15 (terça), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema).  Livre para todas as idades e entrada franca. O uso de máscaras e a apresentação da carteira de vacinação são obrigatórios.

Traga seu poema para a Sobremesa e a Saideira!

Sobre Thereza Christina Rocque da Motta

Thereza Christina Rocque da Motta é poeta, editora e tradutora. Aos 15 anos, escolheu a poesia como sua forma de expressão e, mais tarde, foi moldando sua prosa. Em 1998, escreveu “A Fada das Pedrinhas” (2018), mas teve de esperar 20 anos para publicá-lo, quando conheceu o ilustrador Felipe Trigueiro. Em 2020, lançou mais dois livros infantis, “Coroco e Coroca” e “Juça e Aninha”. Lançou “Joio & trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000 e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. “Sheherazade” é seu primeiro livro de contos. Em 2021, criou o selo Maat para autoras femininas. Esse ano, a Ibis Libris comemora 22 anos. Também é a coordenadora do evento 'Ponte de Versos' desde 2000.

Instagram: @tcrmotta / @ibislibris

Sobre Lílian Maial


Em 2000, publicou o livro de poemas Enfim, renasci!, e, em 2019, Duetto, em uma homenagem póstuma ao poeta Nathan de Castro, seu parceiro de versos. Em 2021, lançou Equiláterode poetrix. Participou das antologias digitais de poetrix, Quatro estações e Quatro elementos, organizadas por Diana Pilatti e José de Castro. 

Foi Coordenadora Regional, no Rio de Janeiro, para o MIP (Movimento Internacional Poetrix). Teve poetrix publicados em Antologias Poetrix, desde 2002 (de 1 a 7), além de sua edição definitiva, em 2012, e organizou um e-book com poetrix com dez participantes do MIP. Ocupa a Cadeira nº 12 da Academia Internacional Poetrix (AIP). 

Filiada à Rede de Escritoras Brasileiras e participou de quatro antologias da REBRA lançadas em Bienais do Livro em São Paulo. Filiada à APPERJ (Associação de Poetas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro), foi Consulesa do Rio de Janeiro para o movimento POETAS DEL MUNDO. Participa do Mulherio das Letras, tem trabalhos divulgados em inúmeros sites nacionais e internacionais e foi colaboradora de revistas eletrônicas em vários Estados do Brasil e também no Exterior.

Site: www.lilianmaial.com

Facebook: https://www.facebook.com/LilianMaialPoesia

Instagram: @lilian.maial



Sobre Ricardo Muniz de Ruiz

Ricardo Muniz de Ruiz é carioca, nascido no Posto 6 em 1956. É rubro-negro e devoto de São Sebastião. Participou do Grupo Tá na Rua. Foi fotógrafo da Coluna Voadora. Frequentou os eventos poéticos como o Curto-Circuito da Palavra, Panorama da Palavra, Poesia Simplesmente e Passeando com a Poesia. Estudou no ICHF, onde se graduou em Ciências Sociais pela UFF. É Mestre e Doutor em História também pela UFF. Publicou seu primeiro livro de poesia "Poesia Profana" em 2000, sendo o primeiro livro da Ibis Libris e participou de todas as antologias dos Poemas Cariocas e da Ponte de Versos. Coordenou a Ponte de Versos com Thereza Christina Rocque da Motta entre 2000 e 2007.


Sobre Rosália Milsztajn

Rosália Milsztajn é carioca, escritora, poeta, contista, médica e psicanalista. Publicou de poemas, "No azul" (1991), 'Itgadal: memória dos ausentes" (1996), "Luminosidades" (1999), "Aqui dentro de mim" (2003), "Esse recorte" (2014) e "Puro cristal" (2021), e "A história dos seios" (2010) e "Era uma vez e outros contos" (2018). Ganhou o Prêmio SESC de Poesia em 1999 e o Prêmio Literário Nacional do Pen Clube do Brasil em 2016. Participou da Ponte de Versos desde o início e das antologias "Poemas Cariocas", de 2000 e 2012 e da "Ponte de Versos", de 2004 e 2008.
Publicou em 2019 seu primeiro livro infantil, com seu poema "Não briga comigo", ilustrado por Felipe Trigueiro.

Instagram: @rosaliamilsztajn

Livros de poesia estão disponíveis no site da Ibis Libris Editora pelo site: https://www.ibislibriseditora.com.br/busca?n=poesia

Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem e
Arte Cult @artecult 

Nenhum comentário