[News]CINEBRASILTV - destaques do mês - outubro 2021



 

 

CINEBRASILTV | DESTAQUES DO MÊS | OUTUBRO 2021

 

ESTREIAS:

 

Boca Fechada

Faixa: Filme do Mês | 12 Anos | 2021

Documentário em longa-metragem

Direção: Marcelo Costa Lordello, Aquiles Lopes De Oliveira

 

Sinopse: Boca Fechada é um documentário que traz como tema a assustadora violência contra os comunicadores no Brasil. Os números falam por si e impressionam: entre os anos de 1995 e 2018 foram 64 execuções por conta do exercício da profissão. O documentário tem grande relevância para o debate sobre a violência contra a imprensa no Brasil, afinal o país é o segundo mais perigoso para os comunicadores em toda a América e o décimo no ranking mundial, de acordo com os dados da Federação Internacional de Jornalismo (FIP). Os números são comparados aos de países em conflito, como Iraque e Iêmen. A diferença é que no caso brasileiro não há guerras e as mortes, segundo os relatórios do Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ), são uma forma de perseguição à liberdade de imprensa. Na maior parte dos casos, os repórteres assassinados faziam coberturas políticas ou policiais. Grande parte dos homicídios acontece no interior do Brasil, em cidades pequenas, onde o acirramento político é forte e a pistolagem ainda é praticada abertamente. O clima de medo dificulta a apuração da polícia, pois poucas testemunhas se prontificam a falar. O documentário foi em busca de casos emblemáticos, produzindo entrevistas com familiares das vítimas, autoridades nacionais, observadores brasileiros e estrangeiros. Um filme necessário, que serve como alerta para uma realidade violenta.

 

Dia 02/10/2021, sábado | 21h30

Dia 08/10/2021, sexta | 23h

Dia 16/10/2021, sábado | 0h30

Dia 24/10/2021, domingo | 0h

 

*OUTRAS DATAS E HORÁRIOS: CONSULTAR GRADE DE PROGRAMAÇÃO*

 

Boca Fechada


Trailer/Chamada: https://youtu.be/MBuMBv9Y7M4



 

***

 

Literatura, Substantivo Feminino

Faixa: Conhecendo o Brasil | Livre | 2021

Série Documental | 13 episódios 

Direção: Vanessa de A. Souza

 

Sinopse da série: Um encontro com escritoras e personagens femininas da literatura brasileira que, através das letras, eternizaram em prosa e verso questões existenciais, sociais e políticas contundentes que influenciam o pensamento de sua época e das que viriam depois. Esta é a proposta da série LITERATURA, SUBSTANTIVO FEMININO, que pretende trazer o debate sobre a mulher na literatura, ou mais amplamente do feminino encarado em suas várias manifestações de gênero, seja como objeto de representação, como criadora ou como leitora (crítica ou acrítica).

 

EM OUTUBRO ESTREIA DOS EPISÓDIOS 1, 2, 3 e 4.

Estreia Episódio 1: 10/10/2021, domingo | 21h

Estreia Episódio 2: 17/10/2021, domingo | 21h

Estreia Episódio 3: 24/10/2021, segunda | 21h

Estreia Episódio 4: 31/10/2021, segunda | 21h

 

*REAPRESENTAÇÕES: CONSULTAR A GRADE DE PROGRAMAÇÃO*

 

Sinopse Episódio 1 – Ser mulher: Quantos olhos cabem numa mulher?, nos pergunta Noemi Jaffe, no primeiro episódio da série Literatura, Substantivo Feminino, que traz também a internalização da escrita feminina de Sandra Niskier e de Conceição Evaristo; a ancestralidade de Eliane Potiguara; o orgulho de ser mulher de Marina Colasanti; a crítica social de Luísa Lobo sobre a construção do feminino e o reforço de Dalva Martins de Almeida sobre a importância de termos na literatura o olhar diverso, com suas mais variadas referências.

 

Sinopse Episódio 2 – Caçadoras de borboletas: O segundo episódio da série "Literatura, Substantivo Feminino" mostra como a vivência pessoal de Meimei Bastos influencia em sua escrita. Na escrita de Ana Maria Machado, encontra-se a disciplina e o caos, e em Lya Luft a escrita vem em espirais. Stella Maris Rezende não planeja suas histórias, a escrita a faz descobrir o que escrever. Cristiane Sobral escreve todos os dias, Conceição Evaristo sente que a escrita vem em uma pulsão. Susana Fuentes fala sobre a fluidez da escrita e Lilian Fontes em sua atenção à sintaxe. Marina Colasanti fala da importância de se ter um projeto literário.

 

Sinopse Episódio 3 – Personagens: As escritoras compartilharam suas experiências sobre a construção de suas personagens no terceiro episódio da série "Literatura, Substantivo Feminino". Essa construção pode surgir de uma pesquisa, como ocorre nos processos de Lilian Fontes, ou na observação atenta de Alice Ruiz, nas memórias de Conceição Evaristo, na doação de órgãos que ocorre no processo de criação Miriam Alves, no encontro consigo mesma de Lúcia Bettencourt, na atenção ao vocabulário das personagens de Beatriz Bracher, no exercício de se colocar no lugar da personagem que Nélida Piñon realiza e na aproximação intuitiva de Carola Saavedra, ou ainda, na junção de todas! O que sabemos é que são as personagens que nos convidam a viajar pela história.

 

Sinopse Episódio 4 – Primeiras Letras: No quarto episódio da série "Literatura, Substantivo Feminino", as escritoras falam sobre as suas primeiras letras, não necessariamente as que produziram, mas as que impactaram suas vidas e as levaram para a aventura literária. Vamos revisitar a narrativa oral das histórias que eram contadas para as meninas Ana Maria Machado e Miriam Alves. A ancestralidade indígena se faz presente nas memórias de Márcia Kambeba e Eliane Potiguara. Nélida Piñon queria ser escritora para viajar mundo afora e colecionar histórias. Conceição Evaristo lia, desde cedo, os olhos úmidos de sua mãe. Susana Fuentes divide a sua paixão pela sonoridade das palavras.

 

 

Literatura, Substantivo Feminino


Trailer/Chamadahttps://youtu.be/LD-1sAAx1iY




 

***

 

MAIS DESTAQUES:

 

 

Encantarias

Faixa: Conhecendo o Brasil | Livre | 2021

Série Documental

Direção: Rodrigo Sena e Júlio Castro

 

Sinopse da série: Apresenta a espiritualidade de praticantes das religiões Candomblé, Umbanda e Jurema. Em três episódios, a série percorre casas e terreiros localizados na região metropolitana de Natal, para ouvir as falas elucidativas dos sacerdotes de cada rito. Buscando desmistificar as manifestações sociais e religiosas afro-brasileiras e ameríndias, a série "Encantarias" aborda aspectos como sincretismo, rituais e a relação com o sagrado existente em cada prática religiosa.

 

Episódio 1: 02/10/2021, sábado | 11h30

Episódio 2: 09/10/2021, sábado | 11h30

Episódio 3: 16/10/2021, sábado | 11h30

 

*REAPRESENTAÇÕES: CONSULTAR A GRADE DE PROGRAMAÇÃO*

 

Sinopse Episódio 1 – Candomblé: O Candomblé é um culto religioso de matriz africana que possui diferentes influências de acordo com as regiões do continente. Neste primeiro episódio, são apresentados seis terreiros distintos de três diferentes nações: Ketu, Angola e Jeje-nagô.

 

Sinopse Episódio 2 – Umbanda: A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira. Neste segundo episódio, serão apresentadas seis casas de caridade da Grande Natal-RN, que toma contornos próprios e distintos de de outras regiões do Brasil, com suas particularidades, simbolismos e sincretismos.

 

Sinopse Episódio 3 – Jurema: A Jurema Sagrada, também conhecida como Catimbó ou ciência dos encantados, é uma religião brasileira de origem indígena com influências cristãs, com forte presença no nordeste brasileiro, neste terceiro episódio serão apresentados 7 terreiros, suas ramificações e linhagens (Rei Canindé, Rei Maluguinho e do Acais).

 

Encantarias


Trailer/Chamadahttps://youtu.be/kvKKOPKracI



 

***

 

Os Resistentes – 2ª Temporada

Faixa: Cineasta do Mês | 14 Anos | 2020

Série Documental

Direção: Paula Gaitán

 

Segunda temporada da série documental que propõe um ensaio audiovisual enfocando o universo de 6 personagens relevantes pela sua história e participação artística, política e comportamental.

 

Sinopse da série: Apresenta um panorama atual de seis grandes artistas em atividade e a relação de suas obras com a arte, a política, o pensamento e a ideologia, configurando suas formas de vida e participação no mundo. Os Resistentes são homens e mulheres que marcaram e marcam a história da humanidade, tanto pelas suas obras ou atuações artísticas quanto pelo gênio das suas personalidades. Inquietos, eles irradiam uma força transbordante de vida inteligente e sensível. A proposta desta nova temporada é criar esse diálogo entre gerações de artistas e pensadores vivos, que de alguma forma nos levam a reflexões sobre a questão racial, da discussão sobre as identidades no Brasil, que tem sido cada vez mais presente no debate público, tanto na arte quanto na política. A série consiste em entrevistas e performances de seis artistas-pensadores em atividade nos diversos campos da arte: a dança, a música, as artes visuais e performativas, o cinema e o audiovisual, e a literatura. Os personagens da segunda temporada da série são: Arrigo Barnabé, Sonia Guajajara, Jean Claude Bernardet, Michelle Musa Mattiuzzi, Negro Léo e Alice Ruiz.

 

Episódio 1: 01/10/2021, sexta | 09h30

Episódio 2: 02/10/2021, sábado | 23h

Episódio 3: 09/10/2021, sábado | 23h

Episódio 4: 16/10/2021, sábado | 23h

Episódio 5: 23/10/2021, sábado | 23h

Episódio 6: 30/10/2021, sábado | 23h

 

*REAPRESENTAÇÕES: CONSULTAR A GRADE DE PROGRAMAÇÃO*

 

Sinopse Episódio 1 – Arrigo Barnabé: Arrigo Barnabé (Londrina, 14 de setembro de 1951) é um músico e ator brasileiro. Seu reconhecimento pelo grande público veio logo com o primeiro disco, Clara Crocodilo, em 1980, quando foi recebido pela imprensa como a maior novidade na música brasileira desde a Tropicália. Em suas composições, Arrigo mistura elementos e procedimentos da música erudita do século XX a letras ferinas sobre a vida na grande cidade, especialmente São Paulo, onde reside desde os anos 1970. Ele diz: "A situação do país afeta você como ser humano. 

 

Sinopse Episódio 2 – Sônia Guajajara: Sônia Guajajara (Terra Indígena Arariboia, Maranhão, 6 de março de 19749), originária do povo Guajajara - Tentehar é uma líder indígena brasileira e uma das principais vozes da luta indígena no mundo. Formou-se em Letras e Enfermagem e fez uma Pós Graduação em Educação Especial. Sua militância indígena e ambiental começou ainda na juventude, nos movimentos de base, e logo chegou ao Congresso Nacional – onde Guajajara foi linha de frente contra uma série de projetos que retiravam direitos e ameaçavam o meio ambiente. 

 

Sinopse Episódio 3 – Jean-Claude Bernardet: Jean-Claude Bernardet (Charleroi, Bélgica, 1936) é um teórico de cinema, crítico cinematográfico, cineasta, escritor e ator que se naturalizou brasileiro em 1964. Como critico, marcou posição ao entender que uma das razões de ser da crítica é o diálogo com a criação e a produção do filme. 

 

Sinopse Episódio 4 – Negro Leo: Negro Leo, nome artístico de Leonardo Gonçalves Campêlo (Pindaré-Mirim, 13 de maio de 1983) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lançou 9 discos autorais, entre eles NIÑOS HEROES que lhe rendeu matéria no "The New York Times" e na "Playboy" americana, e ACTION LEKKING que lhe rendeu indicações ao prêmio APCA, matérias em importantes veículos internacionais especializados em música, como "The List", "Chicago Reader" e "Bandcamp". Negro Leo já se apresentou em palcos prestigiados no mundo, como Cafe Oto (UK) e Festival Nrmal (CDMX). Em 2020, lança seu último álbum DESEJO DE LACRAR.

 

Sinopse Episódio 5 – Alice Ruiz: Poeta e haikaista, Alice Ruiz nasceu em Curitiba, PR, em 22 de janeiro de 1946. Começou a escrever contos com 9 anos de idade, e versos aos 16. Aos 26 anos publicou pela primeira vez seus poemas em revistas e jornais culturais. Lançou seu primeiro livro aos 34 anos. Compõe letras desde os 26 anos - tem diversas canções gravadas por parceiros e intérpretes. Lançou, em 2005, seu primeiro CD, o Paralelas, em parceria com Alzira Espíndola, pela Duncan Discos, com as participações especialíssimas de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes. 

 

Sinopse Episódio 6 – Musa Michelle Mattiuzzi: Ex-bancária, ex-recepcionista, ex-operadora de telemarketing, ex-auxiliar de serviços gerais, ex-cuidadora de crianças, ex-dançarina, ex-mulher, ex-atendente de corretora de seguros, ex-esposa, ex-aluna. Sou negra, escritora, performer, movo-me com arte de modo indisciplinar. É assim que se define a performer Michelle Mattiuzzi, que adotou também o nome artístico Musa, uma Paulista radicada em Salvador. 

 

Os Resistentes II


Trailer/Chamadahttps://youtu.be/eNw1FrRd2wI





***

 

O Rio dos Imigrantes

Faixa: Madrugada de Cinema | Livre | 2021

Série Documental

Direção: Alexis Zelensky e Glauco Kuhnert

 

Sinopse da série: Hugo, Ruth, Saif, Karli, Rafael e Loubens são imigrantes de várias partes do mundo no Rio de Janeiro. Através do seu cotidiano descobrimos olhares diferentes sobre "a cidade maravilhosa". Entre choque cultural, racismo, xenofobia, militância, saudade, diversão, cada um com seus desafios e lutas.

 

Episódio 1: 25/10/2021, segunda | 01h45

Episódio 2: 25/10/2021, segunda | 02h15

Episódio 3: 25/10/2021, segunda | 02h45

Episódio 4: 25/10/2021, segunda | 03h15

Episódio 5: 25/10/2021, segunda | 03h50

Episódio 6: 25/10/2021, segunda | 04h25

 

*REAPRESENTAÇÕES: CONSULTAR A GRADE DE PROGRAMAÇÃO*

 

Sinopse Episódio 1 – Rafael: Sentindo-se oprimido pelo governo cubano, Rafael resolveu virar as costas para o seu país e tentar uma nova vida no Brasil. Médico formado em Cuba, no Brasil faz um mestrado e no Rio reconstrói sua vida como médico da família. Rafael guarda um olhar carinhoso e cheio de saudade para seu país de origem.

 

Sinopse Episódio 2 – Saif: Saif fugiu da Síria no começo da guerra e chegou ao Brasil cheio de esperança, mas a desilusão foi brutal. O Brasil da internet não era o da realidade da zona norte do Rio. As diferenças culturais ainda incomodam Saif, que não vê a hora de poder regressar ao seu país de origem.

 

Sinopse Episódio 3 – Karli: Karli fugiu da grave crise econômica e política da Venezuela para se refugiar no Brasil. Batalhadora, chegou a enviar mais de mil currículos para conseguir um emprego. No Rio de Janeiro ela encontrou a sua cidade maravilhosa e sonha em ser guia de turismo.

 

Sinopse Episódio 4 – Loubens: Loubens é haitiano e mora no Rio há 5 anos. Ele chegou aqui para construir uma vida melhor e poder ajudar sua família que ficou no Haiti. O seu olhar lúcido e pragmático mostra uma relação menos encantadora com a cidade carioca.

 

Sinopse Episódio 5 – Hugo: Cansado dos governos de direita no Chile, Hugo imigrou para o Brasil ainda na "era Lula" em busca de uma vida mais justa. Vivendo fora do cartão postal da cidade do Rio de Janeiro, ele nos mostra seu olhar e como a cidade acolhe o imigrante.

 

Sinopse Episódio 6 – Ruth: Ruth é Angolana mas foi criada no Congo, imigrou para o Brasil com 2 filhos e grávida de 8 meses. Apesar das dificuldades, segue determinada a realizar seus sonhos artísticos. Mora na periferia do Rio de Janeiro e mostra seu olhar sobre a cidade.

 

O Rio dos Imigrantes


Trailer/Chamadahttps://youtu.be/eEwRQt6M3Cw






 

***

 

Programação CINEBRASILTV:

http://www.cinebrasil.tv/index.php/gradedeprogramacao

 

O CINEBRASIL JÁ é um canal por assinatura, por apenas R$9,90 (nove reais e noventa centavos) por mês, sendo o primeiro mês gratuito para o novo assinante.

Acesso: https://www.cinebrasilja.com/

 

No link a seguir, é possível consultar as operadoras que carregam o canal, apenas informando o Estado. Acesso: http://www.cinebrasil.tv/index.php/localize-o-canal

 

A programação do canal pode ser assistida através da assinatura no Divertenet.

Acesso: https://divertenet.com.br/cinebrasil

 

O canal também está disponível no ao vivo da Oi Play, é gratuito por 30 dias.

Acesso: https://oiplay.tv/oiplay/content/details/MV014176590000

 

CINEBRASIL também está disponível no Looke:

https://www.looke.com.br/channel/cinebrasil 

Nenhum comentário