[News] Canal Brasil apresenta Mostra Terceira Idade no Cinema em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

1º de outubro é mundialmente conhecido como o Dia Internacional do Idoso. Em homenagem à data, o Canal Brasil preparou uma programação especial para mostrar como as lentes da sétima arte nacional retrataram as dores, os dilemas e as curiosidades dessa fase da vida. A partir de sexta, dia 1º, até a sexta seguinte, dia 8, será exibido, sempre às 20h, um longa que aborda o tema.

Entre os filmes selecionados, se destacam, na sexta-feira, dia 1º, o inédito “Noites de Alface”, que chega ao Canal Brasil apenas três meses depois de estrear nos cinemas, e o especial “Falas da Vida”, produzido pela TV Globo, que será apresentado na quarta, dia 6. Em “Noites de Alface”, de Zeca Ferreira, Marieta Severo e Everaldo Pontes são Ada e Otto, um casal que vive em uma bucólica cidade no interior, onde todos se conhecem. A rotina dos dois e de seus vizinhos ganha contornos de mistério com o sumiço repentino do carteiro. “Falas da Vida” tem apresentação da atriz e cantora Zezé Motta e apresenta cinco personagens idosos, anônimos, que contam suas histórias.

Mostra Terceira Idade no Cinema

Início: sexta, dia 01/10, às 20h
Horário: de sexta, dia 01/10, a sexta, dia 08/10, às 20h


Noites de Alface (2021) (80’)

INÉDITO E EXCLUSIVO

Horário: sexta, dia 01/10, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Zeca Ferreira
 
Sinopse: Depois de perder a esposa, Otto tem problemas para dormir sem o seu remédio natural: um chá de alface que ela preparava. Sozinho e cansado, começa a observar o cotidiano de seus peculiares vizinhos.

Aos Olhos de Ernesto (2020) (122’)

Horário: sábado, dia 02/10, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
 
Sinopse: Um fotógrafo uruguaio está perdendo a visão, mas acha que consegue enganar a todos. O senhor, porém, descobre que ainda pode se divertir e rejuvenescer, fazer amizades e se apaixonar aos 80 anos. Prêmio da crítica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O Outro Lado da Rua (2004) (98’)

Horário: domingo, dia 03/10, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Marcos Bernstein

Sinopse: A aposentada Regina (Fernanda Montenegro) faz parte de um grupo que se dedica a denunciar pequenos delitos ocorridos em Copacabana (RJ). Numa noite, ao observar pelo binóculo o prédio em frente ao seu, testemunha o ex-juiz Camargo (Raul Cortez) aplicando uma injeção letal na esposa. Certa de ter presenciado um assassinato, chama os policiais, mas o óbito é considerado morte natural. Desmoralizada, ela decide investigar por conta própria o caso, mas acaba se apaixonando pelo suspeito. Ela passa, então, a temer que seus segredos atrapalhem a relação.

Juventude (2008) (72’)

Horário: segunda, dia 04/10, às 20h
Classificação: 14 anos
Direção: Domingos Oliveira

Sinopse: David mora sozinho e decide convidar os amigos de infância para passar um dia em sua casa em Petrópolis. Ele planeja uma série de atividades e conversas sobre o passado de cada um, mas um problema pessoal pode colocar um fim na amizade deles.

Envelhescência (2015) (84’)

Horário: terça, dia 05/10, às 20h
Classificação: Livre
Direção: Gabriel Martinez

Sinopse: Seis pessoas, todas com mais de 60 anos de idade, vivem de maneira plena a sua velhice. Ainda que com limitações físicas e adaptações à sua rotina, os idosos comprovam que os prazeres da vida não se esgotam, mas sim, se renovam.

Falas da Vida (2021) (75’)

Horário: quarta, dia 06/10, às 20h
Classificação: 12 anos
Direção: Ivone Happ

Sinopse: Com apresentação da atriz e cantora Zezé Motta, 77 anos, o especial vai apresentar cinco personagens, até agora anônimos, mas com o potencial de representarem cada um desses milhões de brasileiros, por meio do que eles têm de sobra: suas histórias.

O Fim e o Princípio (2005) (109’)

Horário: quinta, dia 07/10, às 20h
Classificação: Livre
Direção: Eduardo Coutinho

Sinopse: O cotidiano e as histórias dos moradores de São João do Rio do Peixe (PB). Através de depoimentos, o filme retrata o sentimento de uma população que esbanja alegria e esperança.

Chuvas de Verão (1978) (93’)

Horário: sexta, dia 08/10, às 20h
Classificação: 16 anos
Direção: Carlos Diegues

Sinopse: Ao se aposentar, Afonso (Jofre Soares) decide viver com tranquilidade no subúrbio onde mora. Em sua primeira semana de ócio, em um tórrido verão, ele já se envolve com os problemas de sua filha, de seus amigos e de sua vizinhança, aprendendo com eles a viver novamente. Tudo muda quando ele e sua vizinha de tantos anos, Isaura (Mirian Pires), começam uma relação de amizade, amor e respeito. 
 
 

 


Nenhum comentário