[News]Marina Colasanti é homenageada em Mostra Internacional de Contadores de Histórias

Marina Colasanti é homenageada em Mostra Internacional de Contadores de Histórias


Evento é gratuito e com apresentação de Benita Prieto e José Mauro Brant




 

O projeto Reconto – Cada qual no seu Recanto chega ao 10º encontro com uma edição comemorativa e gratuita, no dia 27 de junho, das 16h às 19h. Além da presença da consagrada escritora, a homenagem “Marina Colasanti, um fio para muitas vozes” recebe dez contadores de histórias que já participaram da mostra, de diversos recantos do Brasil e do mundo. O evento também conta com participação especial de Eliane Yunes, presidente do Conselho de Desenvolvimento do iiLer / Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio. Para assistir, é necessário retirar o ingresso grátis pelo site GoFree ou acessar o canal do Youtube da Biblioteca Paraíso.

Marina Colasanti transitou com êxito por diversos gêneros literários e dedicou boa parte de sua obra aos contos maravilhosos. Desde “Uma ideia toda azul”, lançado em 1978, foram exatos dez títulos dedicados ao gênero, tornando-se uma das autoras mais contadas e lidas entre os contadores de histórias de todo o Brasil. Agora, seus contos estão reunidos no livro: “Mais de 100 contos maravilhosos”, da editora Global, um verdadeiro Decameron com histórias de princesas e reinos imaginários.

Nesta edição especial do Reconto, em tempos de pandemia, o projeto também se inspira em Boccaccio e traz dez contos maravilhosos da escritora homenageada, que participará de um bate-papo rico e descontraído sobre o imaginário em sua obra. Além de Eliane Yunes, também estarão presentes contadores de histórias de Portugal (Cristina Taquelim e Tâmara Bezerra), Espanha (Ernesto Abad), Rio de Janeiro (Ana Luisa Lacombe e Lúcia Fidalgo), Minas Gerais (Nayara Fernanda e Rosana Mont’Alverne), Ceará (Sandra Santaella) e Rio Grande do Sul (Celso Sisto).

Destinado para toda a família e crianças de todas as idades, o evento é 100% online, ao vivo e reúne sempre duas histórias de cada convidado, intercaladas entre canções, depoimentos, poemas e com muita interação com o público. O “Reconto - Cada Qual no Seu Recanto – Mostra Internacional de Contadores de Histórias” conta com idealização e direção artística de José Mauro Brant, premiado ator, autor teatral, com quase 30 anos dedicados ao ofício de narrar histórias, que divide a curadoria com Benita Prieto, experiente contadora de histórias e produtora de eventos na área da leitura e literatura que hoje tem seu recanto em Alhandra, Portugal.  

Sobre as participantes:

 

Marina Colasanti

Nascida em Asmara (Eritreia), então colônia italiana, em 1937, viveu toda sua infância na Itália, metade dela durante a Segunda Guerra. Vem desse período a descoberta do mundo dos livros, a biblioteca do avô, Homero, Cervantes, Ariosto. Com 11 anos de idade, chega ao Brasil, onde passa a viver com sua família no Rio de Janeiro. Em 50 anos de intensa e múltipla atividade literária, do ensaio à crônica, do conto à poesia, Marina publicou mais de 50 títulos no Brasil e no exterior, sendo uma das autoras mais premiadas da literatura em todos os gêneros (Jabuti, ABCA, Biblioteca Nacional, hors-concours da FLNIJ). Casada com o escritor Affonso Romano de Sant’Anna, é mãe de Fabiana (in memorian) e Alessandra.

Eliana Yunes

Foi professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora visitante em diversas universidades brasileiras e do exterior. Tem experiência na área de educação, políticas públicas, administração cultural e teologia, atuando principalmente na linha de formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Criou para a Biblioteca Nacional, o Programa Nacional de leitura (Proler), é assessora do Cerlalc e presidente do Conselho de Desenvolvimento do iiLer / Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio.

Curadoria e apresentação:

 

José Mauro Brant – Rio de Janeiro – RJ

Ator, cantor, autor e diretor de teatral com mais de 80 espetáculos no currículo, José Mauro Brant se define com uma só expressão: “Sou um contador de Histórias”. Atuando no teatro profissional desde 1988, José Mauro trabalhou como ator com diretores como: Gerald Thomas, Ítalo Rossi, Werner Herzog, Aderbal Freire Filho, Naum Alves de Souza. Desde 1989, trabalha ininterruptamente em criações dedicadas à infância e juventude. Seu primeiro livro pela ed. Rocco foi duas vezes selecionado pelo PNBE e distribuído para escolas públicas de todo o país. Hoje, Brant concilia seus espetáculos de narração com a criação e direção de espetáculos musicais: “Era uma vez... Grimm” e “O Pequeno Zacarias – uma ópera irresponsável”, parcerias com o maestro Tim Rescala. Ambos ganharam o prêmio APTR de melhor música. Em 2018, “Makuru um Musical de Ninar”, também lançado em CD em todas as plataformas digitais, ganhou 15 prêmios e 30 indicações nas principais premiações do teatro carioca, incluindo melhor texto e melhor espetáculo infantojuvenil.

Benita Prieto – Alhandra – PT

Nascida no Rio de Janeiro, filha de galegos, é curadora, consultora, produtora e mediadora de projetos de leitura. Escritora e Contadora de Histórias do Grupo Morandubetá, criou o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias do Rio de Janeiro. Desde 2012, pesquisa e ministra cursos sobre promoção de Leitura e Literatura Digital. É Coordenadora da Red Internacional de Cuentacuentos e integra a Ações & Conexões Associação Cultural de Portugal. Atualmente, reside em Portugal, onde tem participado em ações de promoção de leitura e narração de histórias no Caminhos de Leitura, Palavras Andarilhas, Folio, Rio de Contos, Rede de Bibliotecas Escolares e diversos eventos e espaços culturais. Benita completa 28 anos de narração oral, tendo atuado em 22 estados do Brasil e mais de 10 países, realizando conferências, palestras, oficinas, cursos, eventos, apresentações e espetáculos.

 

Serviço “Marina Colasanti, um fio para muitas vozes”:

 

Domingo, dia 27 de junho, das 16h às 19h - GRATUITO

Transmissão pelo Zoom (https://www.gofree.co/reconto10 ) ou pelo canal do Youtube da Biblioteca Paraíso (https://url.gratis/cyqcS0).

 

Informações e descontos para professores, grupos e alunos da rede pública pelo e-mail: recontocadaqualnoseurecanto@gmail.com


Nenhum comentário