[News] Japan House São Paulo: culinária japonesa é destaque em vídeos com chef Telma Shiraishi

 


São Paulo, junho de 2021 – O #JHSPONLINE projeto da Japan House São Paulo que destaca diariamente em suas redes sociais diferentes vertentes do Japão, segue enaltecendo a gastronomia e a história da culinária japonesa. Por isso, apresenta a série de vídeos inspirados na 2ª temporada do podcast da instituição que aborda a riqueza e diversidade em torno do tema, e que relembram episódios marcantes, agora celebrados pela chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê e Embaixadora da Boa Vontade para Difusão da Culinária Japonesa.

Ao todo, quatro programas ficarão disponíveis no YouTube da Japan House São Paulo todas as terças-feiras de junho (dias 08, 15, 22 e 29) e destacarão receitas, ingredientes e possíveis combinações saborosas para quem tem curiosidade em saber mais sobre o assunto. O material que já está no ar faz conexão com o episódio número cinco do podcast e conta sobre os temperos japoneses. Nele, a chef explora a potência e profundidade dos sabores japoneses a partir de ingredientes simples, como é o caso do nabo e de toda a riqueza e delicadeza do caldo base da gastronomia nipônica, o dashi.


No dia 15/07, para relembrar o sexto episódio que trouxe à tona a experiência visual que pode ser proporcionada pela gastronomia japonesa, com empratamentos harmônicos e singulares, no Vídeo: Culinária Japonesa Ep. 06 – Composição, a chef ensina uma receita de Zaru soba, prato que mais se destaca entre os famosos macarrões frios da culinária japonesa. A massa feita de trigo sarraceno ganha destaque e pode ser combinada com diversos acompanhamentos e molho especial, chamado mentsuyu. Além disso, Telma também irá abordar a respeito da montagem e sua apresentação, passos essenciais para uma boa execução.


Na semana seguinte, dia 22/06, o Vídeo: Culinária Japonesa Ep. 07 – Chás  e infusões, remete ao sétimo episódio do podcast, no qual os destaques são as variedades dos chás japoneses, visto que o Japão é um dos países que mais consomem a bebida no mundo. O capítulo traz as diferenças entre chá e infusão, características de um bom chá, além da importância de seus detalhes para a cultura japonesa. Pensando nisso, Telma Shiraishi ensina duas receitas inspiradas no Ochazuke, tradicional sopa de arroz com ingredientes variados e chá verde ou dashi. Os preparos salgados são feitos utilizando o chá ou outra infusão, conferindo a essa refeição um delicioso aroma e sabor.


E para encerrar a série de vídeos, no dia 29/06, o Vídeo: Culinária Japonesa Ep. 08 - Inovação, destaca o último episódio da temporada do podcast, sob tema que se mostrou bastante desafiador, trazendo depoimentos sobre a inovação e o futuro da gastronomia japonesa. Nesse vídeo, então, Telma contribui com a visão particular do que acredita para os próximos passos da culinária nipônica, um porvir que se pauta na sustentabilidade e preparações que não estejam desligadas da tradição, mas que aliam princípios e filosofias japoneses e adicionam ingredientes locais, neste caso, brasileiros. Para isso, ela elaborou um gohan - arroz japonês de grãos curtos – com pinhão cozido, ingrediente marcante na culinária da região Sul do Brasil. O resultado é um prato delicioso e fácil de preparar.


Podcast Japan House São Paulo


A segunda temporada do Podcast Japan House São Paulo traz a temática da riqueza e diversidade da gastronomia japonesa e todo o conteúdo está no YouTube da instituição cultural.  O programa tem apresentação de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da instituição; Luiz Américo Camargo, jornalista, consultor gastronômico e curador do evento Taste of São Paulo e Thiago Bañares, chef do Tan Tan Noodle Bar, Ototo e Kotori. Para ressaltar a pluralidade desta cozinha, o Podcast apresenta técnicas, detalhes, curiosidades e histórias de Cortes, Fermentação, Cozimento, Tempero, Infusões, Composição/Harmonização e Inovações, sempre com participações exclusivas de chefs e especialistas para ampliar a conversa com diversas perspectivas, em episódios inusitados e dinâmicos.


 


Conheça Telma Shiraishi


Nascida em São Paulo, mas criada no interior, a chef largou a faculdade de medicina da USP por sentir falta de desenvolver seu lado mais artístico em múltiplos interesses, como flores, arte e animais. Entrou na gastronomia quando começou a fazer jantares e coquetéis para amigos e eventos. Em 2007, abriu o Aizomê, restaurante com uma cozinha equilibrada entre receitas quentes e frias, se fixa em valores autenticamente japoneses, com ingredientes sazonais e locais, e uma filosofia que carrega o omotenashi – referente à hospitalidade de cortesia discreta –, e o mottainai – expressão em japonês que transmite sensação de pesar em relação ao desperdício. 


Confira a programação completa dos vídeos com Telma Shiraishi:  


 


Podcast Ep. 05 - Furofuki daikon, por Telma Shiraishi


Quando: 08 de junho (terça-feira)


Onde: https://youtu.be/uO6J3RfLT0E


 


Podcast Ep. 06 – Zaru soba, por Telma Shiraishi


Quando:  15 de junho (Terça-feira)


Onde: YouTube da Japan House São Paulo


 


Podcast Ep. 07 – Ochazuke, por Telma Shiraishi


Quando:  22 de junho (Terça-feira)


Onde:  YouTube da Japan House São Paulo


 


Podcast Ep. 08 - Gohan com pinhão, por Telma Shiraishi


Quando:  29 de junho (Terça-feira)


Onde:   YouTube da Japan House São Paulo


 


Episódios 2ª temporada Podcast Japan House São Paulo disponíveis no YouTube da instituição


 


Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 


A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis.  

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:   


Site: https://www.japanhousesp.com.br  


Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp    


Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp  


YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp  


Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp  


LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp  


   



Nenhum comentário