Novidades

[News]Reconto: Mostra internacional literária faz evento de Carnaval

Reconto: Mostra internacional literária faz evento de Carnaval

Público é convidado a contar suas histórias de folia ao vivo

“Contos para um domingo de Carnaval” é o tema da sexta edição do projeto “Reconto – Cada qual no seu recanto”, que promete trazer muita música e diversão para este ano de festa sem aglomeração. No dia 14 de fevereiro, seis narradores farão um verdadeiro baile de contos, marchinhas, canções e poemas de 16h às 19h, ao vivo, via Zoom.  O público também poderá compartilhar suas histórias de Carnaval por chat.

Pela primeira vez, a música será um elemento dominante no evento literário. Entre os convidados, uma dupla de trovadoras itinerantes cearenses vai contar a história do samba, com números musicais, contos da tradição popular e histórias de carnaval. “Como disse João do Rio, ‘um carnaval sem aventuras não é carnaval’ e todo mundo tem o seu relato de Carnaval, então também queremos ouvir as histórias do público”, diz o ator José Mauro Brant.

Com a intenção de fazer a economia criativa girar e promover encontros antes impossíveis presencialmente, a mostra internacional de contadores de histórias é destinada para crianças de todas as idades e acontece 100% online e ao vivo. As rodas de histórias temáticas recebem convidados nacionais e um convidado internacional, e, como diz o título, “cada qual no seu recanto”.

A idealização e direção artística são de José Mauro Brant, premiado ator, autor teatral, com quase trinta anos dedicados ao ofício de narrar histórias, que divide a curadoria com Benita Prieto, experiente contadora de histórias e produtora de eventos na área da leitura e literatura. 

Os convidados da edição:

Jorge Serafim - Beja - Portugal

 

Jorge foi funcionário da Biblioteca Municipal de Beja durante 12 anos e é contador de histórias há 25 anos. Autor de diversos livros de humor, romance, poesia e infantil, tem levado a narração oral e a mediação do livro e da leitura de norte a sul de Portugal, com passagens pela Argentina, Uruguai, Macau, EUA, Canadá, Suíça, Luxemburgo e Cabo Verde.




 

Trovadoras Itinerantes - Fortaleza - Ceará 

 

As Trovadoras Itinerantes são uma dupla de artistas que percorrem o mundo para contar e ouvir histórias e canções de tradição oral de seus povos. Um projeto que chegou ao Brasil, em 2013, percorreu países como Espanha, França, Holanda e encontrou pouso fértil em terras portuguesas, onde residem atualmente. Nele, as multiartistas, escritoras e investigadoras Josy Correia e Luciana Costa, realizam coletas etnológicas, publicações literárias, formações artísticas, sessões de contos, música e artes cênicas de modo criativo, interativo e divertido, com concertos e espetáculos para todas as idades.

 



Ana Nogueira - Rio de Janeiro - RJ

 

É contadora de histórias, atriz, musicista, arte-educadora, radialista, produtora, pesquisadora do folclore brasileiro e compositora com dois CDs gravados para o público infantil.  Está em atividade há mais de 20 anose tem como princípio fazer arte com responsabilidade social, sempre realizando projetos que possam elevar a literatura e a cultura de uma maneira geral.

 

Roger Castro - Caxias do Sul - RS

Contador de histórias no Grupo Vivandeiros da Alegria, doutorando e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Caxias do Sul/RS, pesquisador com ênfase no estudo da contação de histórias, dinâmicas literárias e ludicidade. Possui graduação em Licenciatura em Dança pela Universidade de Cruz Alta/RS e Licenciatura em Pedagogia pela UNINTER (Caxias do Sul/RS). Criador e diretor do Grupo Vivandeiros da Alegria, animador cultural e palestrante em diversos municípios do país, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Amazonas. Já atuou em mais de 50 espetáculos teatrais e montagens literárias com a criação de personagens para dinamizar as ações lúdicas e literárias, como a Dona Literata, Tertulino Brandão, Dr. Paracetamol Verissimo, Zé do Cordel e pirata Sete Histórias. 

José Mauro Brant – Rio de Janeiro – RJ

Ator, cantor, autor e diretor de teatral com mais de 80 espetáculos no currículo, José Mauro Brant se define com uma só expressão: “Sou um contador de Histórias”. Atuando no teatro profissional desde 1988, José Mauro trabalhou como ator com diretores como: Gerald Thomas, Ítalo Rossi, Werner Herzog, Aderbal Freire Filho, Naum Alves de Souza. Desde 1989, trabalha ininterruptamente em criações dedicadas à infância e juventude. Seu primeiro livro pela ed. Rocco foi duas vezes selecionado pelo PNBE e distribuído para escolas públicas de todo o país. Hoje, Brant concilia seus espetáculos de narração com a criação e direção de espetáculos musicais: “Era uma vez... Grimm” e “O Pequeno Zacarias – uma ópera irresponsável”, parcerias com o maestro Tim Rescala. Ambos ganharam o prêmio APTR de melhor música. Em 2018, “Makuru um Musical de Ninar”, também lançado em CD em todas as plataformas digitais, ganhou 15 prêmios e 30 indicações nas principais premiações do teatro carioca, incluindo melhor texto e melhor espetáculo infantojuvenil.

Benita Prieto – Alhandra – PT

Nascida no Rio de Janeiro, filha de galegos, é curadora, consultora, produtora e mediadora de projetos de leitura. Escritora e Contadora de Histórias do Grupo Morandubetá, criou o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias do Rio de Janeiro. Desde 2012, pesquisa e ministra cursos sobre promoção de Leitura e Literatura Digital. É Coordenadora da Red Internacional de Cuentacuentos e integra a Ações & Conexões Associação Cultural de Portugal. Atualmente, reside em Portugal, onde tem participado em ações de promoção de leitura e narração de histórias no Caminhos de Leitura, Palavras Andarilhas, Folio, Rio de Contos, Rede de Bibliotecas Escolares e diversos eventos e espaços culturais. Benita completa 28 anos de narração oral, tendo atuado em 22 estados do Brasil e mais de 10 países, realizando conferências, palestras, oficinas, cursos, eventos, apresentações e espetáculos.

Para adquirir os ingressos, acesse o site Go Free .

Mais informações e descontos para professores, grupos e alunos da rede pública, mande um e-mail para: recontocadaqualnoseurecanto@gmail.com


PR/Rosa

Nenhum comentário