Novidades

[News]Aleksander Debicz e Lukasz Kuropaczewski estreiam "Adela"

CLIQUE AQUI E OUÇA AGORA O ÁLBUM "ADELA"!

https://www.warnerclassics.com/br/release/adela 

 

ALEKSANDER DĘBICZ E ŁUKASZ KUROPACZEWSKI ESTREIAM “ADELA”

No álbum, público pode conferir piano e violão em colaboração inovadora

 

 

É o que se ouve no álbum “ADELA”, parceria entre Aleksander Dębicz e Łukasz Kuropaczewski, cujo nome vem de uma música de Rodrigo, que constitui a culminação emocional do programa da dupla. O que conta não é o nome, mas a pessoa que amamos e desejamos. Todos certamente têm essa pessoa e o objetivo do projeto é que  cada ouvinte encontre neste álbum algo próximo ao seu coração.

 

Clique aqui e confira o registro de "ADELA":

 

“O piano e o violão virtualmente nunca colaboram na música. No entanto, após nossa primeira apresentação conjunta, eu e Łukasz imediatamente percebemos que poderíamos criar mundos musicais intrigantes juntos”, disse Aleksander. 
 
“Seguimos a mesma linha de pensamento na escolha do programa, que deriva tanto do repertório do piano como do violão, embora o espírito do Sul que influencia a maior parte dessa música esteja mais tipicamente associado à tradição do violão. Em meus arranjos de obras clássicas, me esforcei para representar as qualidades sonoras de ambos os instrumentos, suas expressões únicas e associações culturais. Retrabalhei a famosa ‘Sonata em Ré menor (Toccata) K. 141’, de Domenico Scarlatti para trazer à tona suas raízes espanholas. Intitulado “Domingo” em nosso álbum, apresenta qualidades distintas do flamenco e uma camada improvisada. O ‘Concerto de Aranjuez BWV 1056’ é, como o próprio nome sugere, uma fusão da peça mais famosa do mundo para violão e orquestra, o ‘Concierto de Aranjuez’ de Joaquin Rodrigo, com o ‘Concerto Para Teclado em Fá menor’, de Johann Sebastian Bach, ‘Concerto para teclado em Fá menor’, BWV 1056. Os temas do segundo, movimentos lentos de ambos os concertos, se interligam aqui como na técnica de corte transversal do filme, e trocamos os papeis, Łukasz conduzindo o tema de Bach enquanto eu retomo o de Rodrigo”. 

 

 

Três das obras deste álbum foram enriquecidas pela voz angelical de Jakub Józef Orliński, nas quais a voz se apresenta mais como instrumento do que como tema lírico. 
 
Orliński também interpretou “Quarantine Song”, composta durante a quarentena por conta do COVID-19, em 2020, especialmente para a interpretação. Já “Pedro”, foi inspirada nos filmes de Pedro Almodóvar.
 
Aleksander Dębicz é um pianista polonês, graduado pela Universidade de Música Fryderyk Chopin em Varsóvia na classe de piano do prof. Elżbieta Tarnawska. Foi indicado para o prêmio Fryderyk em 2018 na categoria “Álbum de Música de Câmara do Ano”, pelo álbum “Bach Stories” e para os Fryderyks em 2019 na categoria “Álbum do Ano Recital Solo”, pelo álbum “Invention”, ambos da Warner Classics. Aleksander foi o vencedor do Concurso de Composição Instantânea Transatlantyk em 2013 no Festival Transatlantyk em Poznań, ganhou também o prêmio no Two Theatres Festival em 2019 na categoria “Melhor música para uma peça de rádio” ("Anna Karenina" dirigida por Katarzyna Michałkiewicz). Além disso, também é compositor de música para teatro e cinema. Seus mais frequentes parceiros musicais são Marcin Zdunik, Łukasz Kuropaczewski, Jakub Józef Orliński e Szymon Nidzworski.

 

Confira a tracklist completa de “ADELA”:
 

  1. Recipe (Aleksander Dębicz) 5:10
  2. Aranjuez Concerto BWV 1056   (Johann Sebastian Bach / Joaquín Rodrigo)  5:21
  3. Tuyo - ‘Narcos’ Theme  (Rodrigo Amarante) 2:28
  4. Água e Vinho - feat. Jakub Józef Orliński (Egberto Gismonti) 7:14
  5. Pedro  (Aleksander Dębicz) 1:51
  6. Ravel  (Maurice. Ravel) 5:17
  7. Quarantine Song - feat. Jakub Józef Orliński (Aleksander Dębicz) 3:54 
  8. Domingo  (Domenico Scarlatti) 3:44
  9. Gnossienne No. 1*  (Erik Satie) 5:39
  10. Asturias  (Isaac Albeniz) 5:13
  11. Adela - feat. Jakub Józef Orliński  (Joaquín Rodrigo)  5:38
  12. Fairytale  (Aleksander Dębicz) 3:55

 

CLIQUE AQUI E OUÇA AGORA "CLASSICOS MAESTRO"!

 https://www.warnerclassics.com/br/release/adela

Nenhum comentário