Novidades

[News] HBO apoia prêmio que incentiva o uso da linguagem inclusiva em trabalhos jornalísticos


Com tema inspirado pela produção original brasileira da HBO Latin America ‘TODXS NÓS’, inscrições vão até o dia 30 de setembro; vencedores serão anunciados em novembro

Já estão abertas as inscrições para o 1o Prêmio de Jornalismo Inclusivo, criado pelo Jornalistas&Cia com apoio da HBO Latin America. Com o tema ‘TODXS NÓS – LINGUAGEM VIVA E INCLUSIVA’, a premiação tem como objetivo reconhecer as melhores reportagens que utilizam a linguagem inclusiva. O prêmio será dividido em quatro categorias: impresso, online, áudio e vídeo, e serão premiados três trabalhos em cada uma das categorias. As informações e o regulamento estão disponíveis no site https://pji.portaldosjornalistas.com.br/.

O uso da linguagem inclusiva é um pré-requisito para concorrer ao prêmio e, para ajudar a esclarecer as dúvidas mais comuns, a HBO disponibilizou recentemente o GUIA TODXS NÓS DE LINGUAGEM INCLUSIVA, elaborado com o apoio da consultoria especializada em diversidade [DIVERSITY BBOX]. O guia promove uma reflexão sobre a comunicação como forma ativa de dar visibilidade a pessoas transgênero binárias e não-binárias, além de sugerir formas de se utilizar a linguagem inclusiva.

Algumas práticas indicadas no Guia são o uso do som da letra E no lugar do O ou A em palavras e do pronome ILE ao invés de ELE ou ELA. Outras dicas são falar “pessoas gays, lésbicas, bissexuais, transgênero, intersexuais” e não “os gays, as lésbicas, os bissexuais, os transgêneros, os intersexuais”, além de evitar generalizações no masculino ou feminino. É mais inclusivo usar termos como “corpo docente”, “classe política” e “pessoal da enfermagem” em vez de “os professores”, “os políticos” e “as enfermeiras”.

Sobre TODXS NÓS

Em TODXS NÓS, Clara Gallo dá vida a Rafa, jovem de 18 anos, pansexual e não-binárie, que decide deixar a família no interior de São Paulo e mudar-se para a casa de seu primo, Vini (Kelner Macêdo), na capital. Vini já divide o espaço com sua melhor amiga, Maia (Julianna Gerais), e ambos ficam surpresos ao descobrir que Rafa se identifica com o pronome neutro e não com o gênero feminino ou masculino. Já na chegada, Rafa explica, por exemplo, que é prime - e não prima - de Vini.

TODXS NÓS é uma produção realizada integralmente com investimentos próprios da HBO Latin America. A série tem direção geral de Vera Egito, que assina também a direção dos episódios e roteiro junto com Daniel Ribeiro. Os roteiros contam com a colaboração de Alice Marcone e Thays Berbe. A produção é de Luis F. Peraza, Roberto Rios, Eduardo Zaca e Claudia Clauhs, da HBO Latin America Originals; Gil Ribeiro, Marcia Vinci e Margarida Ribeiro, da Coiote, e Heitor Dhalia e Egisto Betti, da Paranoïd Filmes.


Nenhum comentário