[News] Novidades no Belas Artes À LA CARTE a partir desta quinta, 03 de setembro

 

Em seu primeiro cardápio de setembro, nesta quinta (03/09) o À La Carte traz 4 super cults de diretores consagrados, com grandes atores e atrizes:

“O Céu que nos Protege” (1990), de Bernardo Bertolucci, com as antológicas atuações de Debra Winger e John Malkovich; “Anotações com Yamamoto” (1989), documentário de Wim Wenders, com foco no incrível trabalho do estilista japonês Yohji Yamamoto; “Bicho de Sete Cabeças” (2001), o premiado primeiro longa de Laís Bodanzky, com a super atuação de Rodrigo Santoro; e “Wittgenstein“ (1993), penúltimo filme do inglês Derek Jarman, com Tilda Swinton no elenco.

“O Céu que nos Protege”: O diretor Nicolas Roeg queria desesperadamente a chance de fazer este filme e, segundo informações, ficou muito decepcionado por não ter conseguido. Natasha Richardson disse que escreveu a Bernardo Bertolucci uma longa carta pedindo o papel de Kit, que teve como candidatas Judy Davis e Ellen Barkin, mas acabou ficando com Debra Winger. De acordo com a diretora de elenco Juliet Taylor, os três protagonistas originais deste filme seriam William Hurt, Melanie Griffith e Dennis Quaid, mas, por restrições orçamentárias, foram substituídos por John Malkovich, Debra Winger e Campbell Scott, respectivamente.


“Anotações com Yamamoto”: Este documentário foi encomendado a Wim Wenders pelo Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou, de Paris, projeto que ele relutou em aceitar, até perceber a curiosa semelhança entre o trabalho do designer de moda e do diretor de cinema. No filme, o cineasta alemão Wim Wenders e o estilista japonês Yohji Yamamoto conversam sobre o processo criativo, avaliando a relação cultural entre as cidades, especialmente Paris e Tokyo, assim como o cinema na era digital. O estilista Yohji Yamamoto contribuiu diversas vezes com o Cinema, assinando o figurino de pelo menos três premiados filmes de Takeshi Kitano": "Brother"(2000), "Dolls"(2002) e "Zatoichi"(2003).



“Bicho de Sete Cabeças“: Filme baseado em eventos reais, como descrito no livro "Canto dos Malditos", de Austregésilo Carrano Bueno, que passou muito tempo em dois grandes hospitais psiquiátricos da cidade de Curitiba, somando três anos internado em períodos distintos. É difícil obter o livro, mesmo no Brasil, porque Austregésilo citou muitos médicos por nome (entre os quais o Dr. Alô Ticoulat Guimarães), e eles moveram processos para retirar os exemplares de circulação, obtendo uma ordem judicial após apenas 7 meses da publicação, o que levou o filme a omitir todos os nomes reais usados pelo livro.


“Wittgenstein“: Inicialmente o projeto foi pensado como uma produção para a TV, porém, acabou sendo transformado em filme de cinema, sendo o penúltimo trabalho do diretor inglês Derek Jarman (1942–1994). O roteiro livremente baseado na vida e no pensamento do filosofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889 - 1951), foi escrito originalmente pelo crítico literário Terry Eagleton, passando por radicais alterações em readaptação feita pelo diretor durante a pré-produção e filmagem, porém, foram mantidos muitos dos diálogos de Eagleton. A história não se passa em cenários convencionais, mas sim contra um fundo preto contrastando com os atores e objetos de cena, com uma série de sketches retratando a vida de Wittgenstein desde a infância, incluindo a fase em que lutou na Primeira Guerra Mundial, além de sua ligação com Bertrand Russell e John Maynard Keynes, mais a fase como professor na Universidade de Cambridge.



Sinopses:


O CÉU QUE NOS PROTEGE (The Sheltering Sky)


Reino Unido/Itália, 1990, cor, 138 min., drama, idiomas: (legendado), 14 anos.


Direção: Bernardo Bertolucci


Elenco: Debra Winger, John Malkovich e Campbell Scott.


Após a Segunda Guerra Mundial, um casal americano viaja pelo Saara para viver novas experiências.


ANOTAÇÕES COM YAMAMOTO (Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten)


Alemanha/França, 1989, cor, 81 min., documentário, idiomas: inglês, japonês e francês (legendado), 14 anos.


Direção: Wim Wenders


Elenco: Wim Wenders e Yohji Yamamoto.


Wim Wenders viaja pelas cidades de Paris e Tóquio com o guru de estilo Yohji Yamamoto e o observa enquanto cria uma nova coleção. Esta é uma análise inteligente das conexões entre arquitetura, vida urbana e indumentária.


BICHO DE SETE CABEÇAS


Brasil, 2001, cor, 74 min., drama, idioma: português, 14 anos.


Direção: Laís Bodanzky


Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos e Cássia Kis.


Seu Wilson e seu filho Neto possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.


WITTGENSTEIN (Wittgenstein)


Reino Unido, 1993, cor, 72 min., cinebiografia, idioma: inglês (legendado), 14 anos.


Direção: Derek Jarman


Elenco: Karl Johnson, Michael Gough, Tilda Swinton


Conheça a história do famoso filósofo do século 20, Ludwig Wittgenstein, e suas teorias.

Em breve no Belas Artes A LA Carte:

10a edição do CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico


A 10a edição do CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico será uma edição histórica. O Festival chega à sua décima edição, com uma seleção de 140 filmes, entre longas e curtas de 30 países e com uma grande novidade em tempos de pandemia: pela primeira vez no Brasil um festival de cinema tem sua abertura num cine drive-in, no caso, a pré-estreia mundial do filme O CEMITÉRIO DAS ALMAS PERDIDAS do diretor capixaba Rodrigo Aragão que acontecerá no Belas Artes Drive-in, dia 6 de setembro, e a partir do dia 7, até 20 de setembro, o Festival continua em uma versão online que será exibida no Belas Artes À La Carte.


- O Cemitério das Almas Perdidas” do diretor Rodrigo Aragão é o filme de abertura no Belas Artes Drive in no Memorial, uma première mundial


- Evento acontece na plataforma Belas Artes à La Carte de 07 a 20 de setembro com a exibição de 140 filmes, entre longas e curtas-metragens


- Retrospectiva Rodrigo Aragão, exibição dos 5 longas-metragens


- Primeira edição das Mostras Pequenos Fantásticos e FantasTeen, sessões dedicadas ao público infantil e adolescente


- Sessão FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales Cine Fantastico


- Homenagem a atriz Gilda Nomacce


- 40 jurados em 13 mostras competitivas escolherão os melhores filmes do Festival


Quando: 07 a 20 de setembro de 2020


Local de Exibição: Belas Artes à La Carte  - www.belasartesalacarte.com.br


Quanto: assinatura da plataforma


Site oficial: http://www.cinefantasy.com.br/


 

Especial sobre o universo do blues produzido por Martin Scorsese


A partir de 16 de setembro, o Belas a La Carte traz 4 episódios especiais sobre o universo do blues produzido por Martin Scorsese e direção de grandes diretores, como Wim Wenders, Clint Eastwood e Richard Pearce.


Episódios:


O Blues - blues e o piano (The Blues – Piano Blues) - Direção: Clint Eastwood


Neste episódio de Clint Eastwood, que além de diretor e ator é também pianista, são reunidas imagens valiosas de arquivo com entrevistas e performances de pianistas como Pinetop Perkins, Jay McShann, Fats Domino, Little Richard, Dave Brubeck e Marcia Ball. Este episódio, "O Blues - Blues e o Piano" reúne ainda artistas icônicos como B.B. King, Pinetop Perkins e Ike Turner.


O Blues - Caminho para Memphis (The Blues – Road to menphis) - Direção: Richard Pearce


O diretor Richard Pearce traça uma odisseia musical da grande lenda dos Blues, B.B. King, num filme que é um tributo à cidade de Menphis, onde nasceu um novo estilo de blues. Este episódio nos leva também pela estrada e aos bastidores dos blues, com os veteranos de Memphis, Bobby Rush e Rosco Gordon.


O Blues - A alma de um homem (The blues – The soul of a man) - Direção: Wim Wenders


Neste episódio, o diretor Wim Wenders mergulha na vida e música de três dos seus artistas favoritos dos Blues: Skip James, Blind Willie Johnson e J.B. Lenoir. Wenders explica sua paixão pelo blues com as seguintes palavras: “Estas músicas têm um grande significado para mim. Eu sinto que há mais verdade em qualquer uma delas do que em qualquer livro que li sobre a América, ou em qualquer filme que tenha visto".


O Blues - de volta pra casa (The Blues – Feel like going home) - Direção: Martin Scorsese


Este episódio, dirigido por Martin Scorsese, é uma homenagem ao chamado Delta Blues, que é um estilo de música específico da região do delta do famoso Rio Mississipi. O filme acompanha o músico Corey Harris numa viagem que vai até o oeste da África, explorando as raízes do blues, além de reunir raríssimas imagens de arquivo de Son House, Muddy Waters e John Lee Hooker.


Disponível a partir de 16 de setembro


 

Super Lançamentos


A divertida comédia ‘PORNÔ PARA PRINCIPIANTES’, dirigida por Carlos Ameglio, estreia no Belas Artes a La Carte, a partir de 24 de setembro na sessão super estreias. O filme ganhou o prêmio de melhor coprodução internacional no 14º Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo, será mais um filme inédito no Belas a La Carte que já disponibilizou na sessão super estreias outros filmes em primeira mão como: Partida, de Caco Ciocler, Apocalypse Now – Final Cut, de Francis Ford Coppola, O Hotel às Margens do Rio, de Hong Sang-Soo e O Pai, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov.


Pornô para principiantes (Pornô para principiantes)


Brasil|Argentina|Urugual, 2019, 93min, 18 anos


Direção: Carlos Ameglio


Elenco: Martín Piroyansky, Nicolás Furtado, Carolina Mânica, Daniel Aráoz, Roberto Suárez, Nuria Fló


Sinopse: Montevidéu, 1980. Víctor é um aficionado por cinema que está vendendo sua câmera para poder bancar seu casamento, sua noiva é filha de um banqueiro que lhe oferece um emprego após o casório. Tudo muda quando um mafioso local o obriga a dirigir uma versão pornô de A Noiva de Frankenstein. Seu amigo Aníbal, funcionário de um videoclube obcecado por pornografia, o acompanha nessa tarefa. As coisas se complicam ainda mais quando Víctor se apaixona por sua protagonista, Ashley Cummings, uma estrela pornô internacional.


Disponível na sessão Super Lançamentos a partir de 24 de setembro


Serviço:


Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.


Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90


Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.


Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.


Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup


Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.




Nenhum comentário