[Programação] Filmes em Destaque no Canal Brasil de 05 a 11 de Novembro

MISSÃO 115 (2018) (88’) 



Horário: Segunda, dia 05, às 22h

INÉDITO E EXCLUSIVO

Apresentação: Amir Labaki
Direção: Silvio Da-Rin
Classificação: 12 anos

Sinopse: O longa-metragem faz uma referência direta ao nome conferido pelo DOI-CODI, órgão de repressão da ditadura instaurada em abril de 1964, para a operação cujo objetivo era explodir uma bomba no Riocentro (RJ), na noite de 30 de abril de 1981, enquanto o local abrigava um festival de música comemorativo pelo Dia do Trabalhador e recebia cerca de 20 mil pessoas. O atentado fracassou após o artefato explodir no carro dos responsáveis, matando um deles, o sargento Guilherme Pereira do Rosário, e ferindo gravemente o capitão Wilson Dias Machado. O cineasta Silvio Da-Rin tem familiaridade com temas relacionados ao regime de exceção, assinando os elogiados Hércules 56 (2007) e o curta-metragem Fênix (1980).

O roteiro caminha pelo período de transição da ditadura militar, particularmente no governo do general João Figueiredo (1979 – 1985). A época ficou conhecida pelo crescente número de grupos secretos ligados ao Exército Brasileiro que praticavam atos terroristas na tentativa de criar um clima de pânico na sociedade e impedir a abertura política. O documentário aborda o evento histórico como ponto de inflexão para a redemocratização e traz o testemunho de um dos membros do Serviço Nacional de Informações (SNI), o ex-delegado da Polícia Civil Claudio Guerra, incumbido de capitanear operações de tortura, execução e ocultação de cadáver.

 

PRAÇA PARIS (2018) (112’) 


Horário: Terça, dia 06, às 22h

INÉDITO E EXCLUSIVO

Direção: Lucia Murat
Classificação: 14 anos

Sinopse: Camila (Joana de Verona), uma psicanalista portuguesa, faz um estudo sobre violência na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com uma das funcionárias do local, a ascensorista Gloria (Grace Passô), moradora do Morro da Providência e que carrega um forte trauma de infância. O relacionamento entre as duas sofre uma grande inversão ao longo do arco das personagens. No começo, Camila busca maior proximidade com Gloria, relutante em mencionar detalhes mais profundos de sua vida pessoal, como a existência de um irmão protetor e criminoso reconhecido. Ao longo da trama, ao estabelecer um relacionamento de confiança, a paciente passa a ter a necessidade da companhia da terapeuta. Ao mesmo tempo, a pesquisadora revisita seus conceitos em função do crescente temor e acaba deixando a questão humanitária em segundo plano.
 

CIDADE BAIXA (2005) (100’) 
 



Horário: Quarta, dia 07, às 22h

Direção: Sérgio Machado
Classificação: 16 anos

Sinopse: Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wagner Moura) se conhecem desde garotos e são inseparáveis. Eles ganham a vida fazendo fretes e aplicando pequenos golpes a bordo do Dany Boy, um barco a vapor que compraram juntos. Um dia eles conhecem Karinna (Alice Braga), uma stripper que deseja arranjar um gringo endinheirado no carnaval de Salvador a quem a dupla dá uma carona. Aos poucos a atração entre eles cresce, criando a possibilidade de que levem uma vida a três.

SONHOS ROUBADOS (2010) (90’)



Horário: Quinta, dia 08, às 22h

Direção: Sandra Werneck
Classificação: 14 anos

Sinopse: Jéssica (Nanda Costa), Daiane (Amanda Diniz) e Sabrina (Kika Farias) são adolescentes e moram em uma comunidade carioca. Elas eventualmente se prostituem, no intuito de conseguir dinheiro para satisfazer seus sonhos de consumo. Entretanto, mesmo com os problemas do dia a dia, elas tentam se divertir e sonhar com um mundo melhor.
 

LAMARCA (1994) (90’) 


Horário: Sexta, dia 09, às 19:55

Direção: Sergio Rezende
Classificação: 14 anos

Sinopse: Início dos anos 1980. Estela (Clara Gallo) é uma adolescente que vive os conflitos típicos da idade, de identidade, amizade e amor. Ela tem um ídolo, o tio Carlos (Caio Blat), jornalista musical que vive nos Estados Unidos. E o maior sonho da menina é visitá-lo na Califórnia, durante as férias. Os planos dela vão por água abaixo, no entanto, quando ela descobre que é ele quem está voltando para o Brasil, magro, debilitado por consequência de uma doença sobre a qual a medicina apenas começava a se debruçar.

O VESTIDO (2004) (120’) 

 



Horário: Sábado, dia 10, às 22h

Direção: Paulo Thiago
Classificação: 12 anos

Sinopse: Adaptação de um dos poemas mais famosos de Carlos Drummond de Andrade – O Caso do Vestido -, O Vestido traz os acontecimentos do texto original (publicado em 1945) para os dias de hoje, locados em uma cidade do interior de Minas Gerais. O longa começa com duas meninas brincando com um vestido rosa. A indumentária tem a ver com o passado de Ângela (Ana Beatriz Nogueira), a mãe das crianças, que resolvem questioná-la sobre a peça. Ângela, então, conta para suas filhas os acontecimentos que levaram-na a ter lembranças tão incômodas em relação à vestimenta.

Três anos antes, Ângela achava que tinha uma vida perfeita. Era uma professora querida pelos alunos, tinha um belo marido, Ulisses (Leonardo Vieira), duas filhas lindas e uma bela casa. Só que a chegada de uma mulher mudou tudo. Ela é Bárbara (Gabriela Duarte), uma carioca que namora Fausto (Daniel Dantas), amigo de Ulisses. Em pouco tempo, a jovem carismática se infiltra na vida de Bárbara de tal maneira que a recatada mineira chega a presentear a nova amiga com um vestido que seu marido mandara fazer. Assim que Ulisses bota o olho em Bárbara trajando a peça, está construída a tragédia. O vestido de Ângela acaba sendo o coadjuvante em uma história repleta de traição, lágrimas, reviravoltas, sangue, mais lágrimas e tudo aquilo que permeia os melodramas. 


VILLEGAS (2012) (99’)


Horário: Domingo, dia 11, às 22h

INÉDITO E EXCLUSIVO

Direção: Gonzalo Tobal
Classificação: 16 anos

Sinopse: O tempo distanciou os antes próximos primos Esteban (Esteban Lamothe) e Pipa (Esteban Bigliardi). Quando mais novos, os meninos eram como melhores amigos e lembram com carinho das muitas viagens à casa do avô, na região rural de Villegas – inspiração para o título da película. Com o passar dos anos, a vida levou cada um para lugares completamente diferentes. O primeiro é um homem sério, sempre bem arrumado, com um emprego promissor e um casamento à vista. O segundo é músico de uma banda, tem uma rotina libertária, procura casos fugazes de amor e sua única preocupação é arrumar um lugar para tocar seu violão. Saindo de Buenos Aires rumo ao campo para o velório do idoso, os protagonistas começam uma viagem de carro capaz de trazê-los de volta à infância, mas logo percebem as diferenças surgidas ao longo das décadas.






Nenhum comentário