[Nerds & Geeks] Lendas do folclore brasileiro que poderiam aparecer em Animais Fantásticos e Onde Habitam

Os Potterheads de plantão tomaram um tremendo susto hoje quando entraram no Twitter de J.K. Rowling e se depararam com uma foto de capa mostrando os bondinhos cariocas da década de 30 e um tweet de um fã perguntando se ela poderia explicar o header (foto de capa). A resposta dela:¨É o Rio da Janeiro na década de 1930.¨ Logo depois, ela se corrigiu: ¨Vamos apenas dizer que eu preciso ser capaz de soletrar Rio de Janeiro corretamente, dada a quantidade de vezes que escrevi e digitei essas palavras nos últimos meses.¨
                    Para quem ainda não viu:
Nem preciso dizer que os fãs tupiniquins ficaram loucos de ansiedade! Será que o terceiro filme (ela já está trabalhando no roteiro do terceiro longa e talvez já tenha até finalizado)? 
E se a história realmente for ambientada aqui, quais seres do folclore brasileiro o magizoologista Newt Scamander poderia estudar?

                 1) Comadre Fulozinha
Espírito que vive principalmente na Zona da Mata nordestina. Tem caráter ambíguo, pode ser tanto boa quanto má. Ela vive na floresta e a protege contra quem tenta desmatar ou matar para outro fim que não seja se alimentar.Gosta de receber oferendas de fumo e mel e se for agradada, faz com que a caça apareça e permite que a pessoa consiga sair da mata mas castiga quem desrespeita a natureza; enrola as crinas dos cavalos de maneira que só ela consiga desfazer e enrola a língua dos caçadores.Ás vezes ela é confundida com a Caipora mas ela não gosta de ser confundida e dá uma surra com urtiga em quem comete esse erro.Há relatos de pessoas que conversaram com ela.
Posso imaginar o Jacob conhecendo ela primeiro e se sentindo atraído por sua beleza. Queenie não gostaria nem um pouco disso!

                       2)Corpo-Seco
Há duas versões dessa lenda:ele seria o espírito de um menino que passou a vida batendo e desobedecendo os pais e foi tão malcriado que quando morreu, nem o inferno e muito menos o céu, quiseram sua alma então ele ficou na terra mas não aguentou ficar muito tempo enterrado então saiu e virou uma criatura maligna que fica grudada nos troncos de árvores, fazendo-as apodrecerem. Caso uma pessoa passe em frente à árvore que ele estiver, o Corpo-Seco (que também é conhecido como Unhudo) dará um abraço de morte com suas unhas compridas e esmaga os ossos da pessoa. A outra versão diz que ele era um fazendeiro tão mas tão egoísta, que apanhava todas as suas frutas para que ninguém as pegasse e depois que morreu, passou a cuidar de seu pomar, certificando-se de que ninguém chegasse perto.
No interior paulista há uma outra variação da lenda:quando alguém chega perto do corpo-seco, ele pula nela e suga todo o seu sangue, como um vampiro.
O Corpo-Seco poderia ser a criatura mais arrepiante que Newt e sua turma já encontraram. 

                       3)Salamanca do Jarau ou Teiniagua


Na época dos padres jesuítas, havia um sacristão que morava em Santo Tomé, município argentina que faz fronteira com o município gaúcho de São Borja, do outro lado do Rio Uruguai. Um belo dia quando o Sol estava a pino, ele não conseguiu dormir durante a sesta. Quando ele foi até a beira da lagoa para se refrescar e levou uma guampa (recipiente feito com um chifre de boi, similar à uma trompa, usado como copo).
Um fato incomum: a superfície da água estava fervilhando e soltando um vapor sufocante. Do nada, uma lagartixa de fogo, a Teiniagúa saiu. Como era um religioso, o homem (cujo nome não é citado na lenda) sabia que o ser tinha um acordo com o Diabo Vermelho, o Anhangá-Pitã, que gostava de levar os homens á tentação e arrastá-los para o inferno. Mas ele também sabia que a lagartixa era na verdade, uma princesa moura trazida da Espanha de uma urna que fora transformada em uma lagartixa. Ela jamais fora tocada por um homem e quem se apaixonasse por ela, teria sorte no amor para sempre.
Rapidamente, ele aprisionou a pequena criatura em sua guampa e voltou correndo para a igreja, ignorando o calor.Ele ficou o dia inteiro na igreja, onde morava, esperando a noite chegar.Assim que o Sol se pôs, ele destampou a guampa e libertou a lagartixa,que se transformou na princesa moura (cujo nome a lenda também não nos conta).A princesa sorriu para ele e pediu vinho. O único por perto era o da Santa Missa e sem pensar duas vezes, o jovem sacristão roubou um pouco e deu para ela. Eles passaram a noite toda bebendo e conversando.
No dia seguinte, os outros membros da igreja estranharam porque o sacristão estava realizando suas tarefas lentamente e isso se seguiu por alguns dias, até que eles desconfiaram e foram na casa do homem investigar. Assim que encontraram a princesa moura, ela se transformou de novo em Teiniaguá e fugiu de volta para o rio Uruguai. O sacristão foi preso pelo crime hediondo contra a Igreja e condenado á morte no garrote (método de estrangulamento em que o corpo não é suspenso, era executado sentado).
No dia da execução, toda a população de São Tomé se reuniu na igreja de São Tomé e o sacristão estava prestes a ser executado quando a Teiniaguá sentiu que o homem que amava corria perigo e foi abrindo buracos na terra até chegar ao local.Quando ela finalmente o alcançou, um estalo alto foi ouvido e ele desapareceu de vista.A Teiniaguá tinha-o levado para o rio Uruguai. Eles atravessaram o rio e foram para São Francisco da Borja,procurando um lugar tranquilo para viverem em paz.Resolveram se estabelecerem no Cerro do Jarau, no Quaraim,onde acharam uma caverna funda, ideal para ambos.E lá viveram felizes para sempre.
A caverna passou a ser encantada e ganhou o nome de Salamanca,que significa gruta mágica, a Salamanca do Jarau.
Reza a lenda que a pessoa que entrar lá,passar pelas 7 provas e conseguir sair,teria sorte no amor e no dinheiro para o resto da vida e com o corpo impossível de ser ferido.
A Teiniaguá e o sacristão viraram os pais dos primeiros gaúchos.
Imagine a reação de Newt ao ouvir essa história! Será que ele se aventuraria a entrar na caverna?

4)Cuca
A Cuca é uma das figuras mais conhecidas do folclore,provavelmente por causa das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.
Ela é uma velha bruxa com cabeça de jacaré e com uma voz assustadora e unhas imensas, que mora numa caverna. Reza a lenda que ela dorme apenas uma vez a cada 7 anos e rapta as crianças desobedientes.Os pais tentam convencer os filhos a dormirem nas horas certas, senão, poderiam ser levadas pela Cuca.
Newt provavelmente tomaria um susto se encontrasse uma bruxa meio-humana, meio-jacaré!

5)Boto cor-der-rosa
Originária da região Norte, essa lenda diz que durante as festas dos santos padroeiros de junho, Pedro, Antônio e João,o boto cor-de-rosa se transforma em um jovem charmoso e leva a moça solteira mais bonita da cidade para o fundo do rio, a leva para o fundo do rio, a engravida e a abandona. 
Essa lenda provavelmente foi inventada para justificar gravidezes fora do casamento. Quando não se sabe o pai de uma criança, diz-se que é filho do boto.
Newt provavelmente ficaria fascinado por essa bela criatura mas será que Tina ou Queenie cairiam na fala do Boto?


Obs:Resolvi não incluir o lobisomem por ser uma lenda de origem européia.

Fontes: Wikipédia, sites Radar-Rs e Toda Matéria.

Nenhum comentário