[News] Primeira da série documental ¨Buscando Buskers¨ chega ao Canal Music Box Brasil

Dia 6 de novembro, às 22h, a primeira temporada de “Buscando Buskers” chega ao canal Music Box Brazil. Dirigida por Edu e Gab Felistoque, “Buscando Buskers” é uma série documental musical que mostra a vida de músicos, letristas e cantores que produzem um trabalho autoral e que se apresentam nas ruas e praças das cidades. Em suas apresentações, eles tocam para audiências incidentais e recebem (ou não) seus “cachês” através de doações espontâneas.
“Buskers” vem do termo em inglês Busk: Ato de tocar músicas ou qualquer atividade performática artística em ruas, metrôs, parques e vias públicas, vinculadas ou não com doações monetariamente voluntárias.
A série foi toda gravada na cidade de São Paulo, que diferente de Londres e outras capitais da Europa, onde o artista precisa pagar uma licença para se apresentar na rua, garante a liberdade de expressão artística nos espaços públicos urbanos por meio do Decreto Municipal 52.504, de 19 de Julho de 2011.
Com seis episódios de 24 minutos, a estreia da primeira temporada no Canal Music Box Brazil é no dia 6 de novembro. Trata-se de um aquecimento para a segunda temporada da série - inédita na TV brasileira - que chega em janeiro de 2019 (com exclusividade!) nesse canal.
“Buscando Buskers” é uma produção da  Assum Filmes, Felistoque Filmes em parceria com a Giro8 Produtora, Martinelli Filmes, il Vagabondo - Film Bakery  e o projeto "Artistas na Rua".
Informações sobre os episódios:

Episódio 01: Lucia Zorzi
De origem italiana, a brasileira Lucia Zorzi é formada em Letras, Inglês e Filosofia. Compositora, instrumentista, canta em inglês, português e francês nas ruas da cidade de Paris ou de São Paulo, com um trabalho autoral delicado, charmoso e reflexivo sobre o cotidiano de sua própria vida. Zorzi documenta passagens de sua vida através de suas obras musicais.
Episódio 02: Picanha de Chernobill
Uma banda que está sempre em movimento, e sua formação pode mudar com o tempo, mas os seus fundadores estão sempre juntos. Matheus Mendes e Chico Rigo são amigos como  irmãos de sangue que compartilham da mesma filosofia de vida, o amor ao próximo, a poesia, a  justiça e a igualdade social! De forma charmosa e harmônica, mas nada saudosista, a banda parece sair de um filme documental da década de 60 e que mostra que os valores pregados pela juventude daquela época ainda valem, inclusive, aquelas ótimas músicas!
Episódio 03: Emerson Pinzindin
Professor de Música, compositor e musicista, Emerson Pinzindin, veterano das apresentações nas ruas de São Paulo, onde adora encontrar o palco no mesmo plano da platéia. Sua delicadeza e maestria encanta todos os transeuntes, não somente  em virtude de sua arte, mas também com seus pensamentos brilhantes e lógicos sobre a sociedade! Pinzindin, o solitário menestrel e sua Flauta, já tocou pelo mundo, passa por cima de todas as injustiças que já sofreu e feliz transmite paz e poesia nas ruas e praças da cidade.
Episódio 04: CaroIina Zingler
De certa forma, a moça que estudou farmácia cria com sua suave arte um verdadeiro réquiem para curar as ansiedades e “desacelerar” nossos espíritos... Com voz de anjo, charmosa, mística, e com habilidade sem igual na voz e no violão, Carolina Zingler criou a esquina do jazz, que, segundo ela, pode ser em qualquer esquina da cidade de São Paulo, desde que “não chova e não vente”. Entre um bom salário como farmacêutica e as dificuldades em ser artista, escolheu a coisa certa!
Episódio 05: Diego Goldas
Foi com um certo “medo de avião” que o gaúcho Diego Goldas chegou em São Paulo trazendo sua música de incrível reflexão e sensibilidade. Autodidata no violão, no canto e na composição, aprendeu a se expressar de forma brilhante. Cronista de nossas cidades, observador, Goldas passou por vários ofícios antes da arte da música, labutou em um escritório, uma estofaria e por incrível que pareça trabalhou para sobreviver em uma fábrica de armas, mas nada disso calejou sua sensibilidade artística. Diego confessa que “às vezes pensa que é difícil se considerar um artista”, sem imaginar que por causa exatamente  desse pensamento, ele se torna um brilhante fazedor de arte.
Episódio 06: Thiago Branduliz
Em casa, preocupado em não incomodar a vizinhança com o som de seus instrumentos  no diário e incansável estudo, Branduliz, professor de música, em respeito ao coletivo, construiu, para abafar o som alto, uma cabine acústica a partir de um guarda roupa velho.  Brincando de gato e rato com os seguranças, que muitas vezes não o deixam se apresentar nos túneis do Metrô, Thiago Branduliz, com sua flauta e seu sax, diz que “não só trabalha nas ruas”, mas que também, “estuda e pratica sua música nas ruas” ao lado de seus fiéis instrumentos. Experiente nas esquinas e praças, sabe observar e se safar das adversidades e de aproveitadores, e principalmente sabe aprender observando as reações da pessoas ao ouvir suas composições.
SERVIÇO
Série ‘Buscando Buskers’
Estreia: 06 de novembro, às 22h
Reprises: 10 (às 18h) e 11 (13h20) de novembro
Episódios: 6
Duração: 26 minutos por episódio
Classificação indicativa: Livre
O canal Music Box Brazil pode ser assistido nas operadoras: NET, Claro, Vivo, Oi e Algar

Sobre MUSIC BOX BRAZIL
O canal Music Box Brazil apresenta 24 horas de programação exclusivamente voltada ao melhor da música brasileira. Exibe shows, videoclipes, documentários, entrevistas e programas exclusivos com os principais nomes do cenário nacional. Integra a Box Brazil, maior programadora independente de canais de TV por assinatura brasileira, que alcança diariamente 36 milhões de pessoas no Brasil. A empresa também possui outros quatro canais, sendo um deles voltado ao mercado internacional: Prime Box Brazil (dedicado a conteúdos ficcionais), Travel Box Brazil (focado no universo de viagens) e FashionTV (versão nacional do mais importante canal de moda do mundo), além da BOOM TV (canal de filmes e séries dos grandes estúdios transmitido na Angola e Moçambique). O Music Box Brazil é distribuído pelas principais operadoras, entre elas NET, Claro, Vivo, Oi e Algar. No mercado internacional, está presente nas plataformas Amazon Prime, TeleUP e Brusa.

Sobre a FELISTOQUE FILMES
A Felistoque Filmes do sócio-fundador, Edu Felistoque, (diretor cinematográfico, produtor executivo, roteirista, diretor de fotografia e montador), acumula diversos prêmios em festivais por suas produções, que vão dos filmes, “Soluços e Soluções”  “400 contra um” , “Inversão”, “Insubordinados”, “Hector” e “Toro”. (Canais: Brasil, Sony, Universal, Paramount); a série de tv “Bipolar “ (Canais: “Brasil”, “Warner”, “Sony” e “Universal”); da ficção aos documentários, “Mazzaropi”, “Badi”, “Buscando Buskers“ (Canal 5 França, Canais, Sony, BOX Brasil) e Zagati.  A produtora tem a segunda área de atuação, em 25 anos, a Felistoque Filmes produziu mais de 2 mil filmes publicitários.

Sobre a Giro8
Giro8 Produtora Produtora especializada em projetos culturais que tenham como principal linguagem a arte de rua. Desde 2013, já soma centenas de ações, espetáculos e eventos feitos para grandes nomes como Globo, Embraer, Oakley, Hotel Ibis, Arezzo, Metrô, CPTM, Prefeituras, entre outros. Conhecida também como referência em curadoria artística, a equipe da Giro8 Produtora é formada pelos mesmos fundadores do projeto e movimento “Artistas na Rua”: Celso Reeks, James Lima e Ana Catarina.

Sobre a ASSUM FilMES
A Assum Filmes foi fundada em 2013. É formada pelo produtor-executivo Victor Dias, formado em Audiovisual pela ECA-USP, pós-graduado em Produção Audiovisual: Projeto e Negócio pelo Senac-SP e Tecnólogo em Arte Dramática pelo Senac; e pelo diretor Murilo Alvesso, formado em direção cinematográfica e fotografia pela ECA-USP, indicado ao 29º Prêmio da Música Brasileira para Melhor DVD, com Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso, de Fafá de Belém.
Em seu tempo de atuação, a produtora produziu filmes publicitários para empresas como Google, Fiat, Consulado da França, Amend. Produziu a série “Buscando Buskers“ (Duas temporadas - “TV 5 France “, ”Canal Sony, Box Brazil). Desenvolveu dois projetos através de linhas de desenvolvimento do FSA: Amarração para o Amor, uma série de comédia, e Mariella, um longa-metragem de comédia-romântica. Também produziu a web-série documental Projeto Estufa e Top 5, ambas para o São Paulo Fashion Week.

Sobre  o PROJETO  "ARTISTAS NA RUA"
"Artistas na Rua" é um projeto de difusão e valorização da ocupação artística do espaço urbano. Fundado em 2010, atua em 3 frentes que se entrelaçam: 1. Ativismo/advocacy, com forte atuação na luta pela liberdade de expressão artística no espaço público (que culminou na publicação da Lei do Artista de Rua) e no debate acerca da importância da cultura para a cidade; 2. Difusão e mapeamento da arte de rua em São Paulo, através de canais nas redes sociais e do site www.artistasnarua.com.br; 3. Promoção e produção de eventos, ações e debates que estimulem a ocupação artística das rua, praças e parques da cidade, desde produções autônomas até eventos com apoio privado ou público.


Nenhum comentário