[News] Viabilizados pelo canal Curta!, seis filmes integram a programação do Festival do Rio 2018



Seis filmes ainda inéditos, que terão estreia exclusiva na televisão no canal Curta!, integram a programação deste ano do Festival do Rio, que começa hoje (1. Os longas — apoiados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), após escolha pela equipe de curadoria do canal Curta! — participam da Mostra Première Brasil e tem sessões pela cidade de amanhã, 2, até dia 10.
Na competição principal de longas documentários, está "Clementina", de Ana Rieper. Na Première Brasil Retratos, estão "Angel Vianna – Voando Com os Pés no Chão", de Cristina Leal, "Marcia Haydée", de Daniela Kallmann, e "Zuza Homem de Jazz", de Janaina Dalri. A mostra Première Brasil Hors Concours traz "Excelentíssimos", de Douglas Duarte e “Aconteceu na Quarta-feira”, de Domingos Oliveira.
Veja as sinopses e serviços de cada um abaixo. Pedidos de entrevista devem ser encaminhados a curta@agenciafebre.com.br.
Marcia Haydée: Documentário sobre a trajetória da bailarina e coreógrafa brasileira, que dirige o Ballet de Santiago desde 2004 e já trabalhou com algumas das maiores companhias de dança do mundo
Serviço - Sessões de “Marcia Haydée” no Festival do Rio:
Sexta, 2/11: Estação NET Gávea 2, às 18h. (Com convidados) – R. Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Sexta, 2/11: Estação NET Gávea 1, às 18h – R. Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Sábado, 3/11: Estação NET Rio 3, às 15h30m. (Com debate) – R. Voluntários da Pátria, 35, Botafogo
Quarta, 7/11: Cinemateca do MAM, às 17h - Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo
Angel Vianna – Voando Com os Pés no Chão: O documentário mostra a vida e a carreira da bailarina Angel Vianna, um dos mais conceituados nomes da dança contemporânea brasileira, por meio de entrevistas, performances e homenagens de seus próprios alunos.
Serviço - Sessões de “Angel Vianna – Voando Com os Pés no Chão” no Festival do Rio:
Quinta, 8/11: Estação NET Gávea 2, às 18h. (Com convidados) – R. Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Quinta, 8/11: Estação NET Gávea 1, às 18h – R. Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Sexta, 9/11: Estação NET Rio 3, às 15h30m – R. Voluntários da Pátria, 35, Botafogo
Sábado, 10/11: Cinemateca do MAM, às 15h - Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo
Zuza Homem de Jazz: Mais do que retratar a biografia de Zuza Homem de Mello e sua relevância para a música popular brasileira, o documentário apresenta um ensaio sobre a devoção de um homem à música. Sua busca pela beleza e originalidade na criação musical fez dele a maior referência do jornalismo musical no Brasil.
Serviço - Sessões de “Zuza Homem de Jazz” no Festival do Rio:
Segunda, 5/11: Estação NET Gávea 2, às 18h. (Com convidados) – R. Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Segunda, 5/11: Estação NET Gávea 1, às 18h – R. Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Terça, 6/11: Estação NET Rio 3, às 15h30m (Debate com o Zuza)  – R. Voluntários da Pátria, 35, Botafogo
Quarta, 7/11: Cinemateca do MAM, às 15h - Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo
Clementina: Documentário sobre a vida e a obra da cantora Clementina de Jesus, que construiu uma ponte entre os terreiros de candomblé e a MPB.
Serviço - Sessões de “Clementina” no Festival do Rio:
Sexta, 2/11: Estação NET Gávea 5, às 19h. (Com convidados) – R. Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Sexta, 2/11: Estação NET Gávea 3, às 19h – R. Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Sábado, 3/11: CCLSR – Cine Odeon NET Claro, às 13h – Praça Floriano, 7 – Centro
Domingo, 4/11: Kinoplex São Luiz, às 19h -  R. do Catete, 311 - loja 203/204 – Largo do Machado


Excelentíssimos: Ao contrário do que se pensa, pedidos de impeachment são algo corriqueiro na política brasileira. Todos os presidentes desde a democratização tiveram sua derrubada defendida por motivos mais ou menos razoáveis. O que, então, teve de diferente o impeachment da primeira presidente do Brasil? Durante quatro meses, a equipe do filme se instala no interior do Congresso Nacional para mostrar como a democracia é feita e desfeita no Brasil de hoje.
Serviço - Sessões de “Excelentíssimos” no Festival do Rio:
Sexta, 2/11: Estação NET Botafogo 1, às 21h (Com convidados) – R. Voluntários da Pátria, 88, Botafogo
Sábado, 3/11: Estação NET Gávea 3, às 13h30m – R. Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Sábado, 10/11: CCLSR – Cine Odeon NET Claro, às 13h – Praça Floriano, 7 – Centro

Aconteceu na Quarta-feira: Um casal de atores tem um casamento insuportável. Julio sempre foi um ator medíocre, mas famoso por ter trabalhado a vida toda na televisão. É muito mais velho que Julia. Os dois criaram uma dependência perversa da qual Julio é a parte fraca. Amam-se e odeiam-se. Seus sentimentos são tão divididos, têm tanta vontade de se separar que um dia ele vai embora e, ao mesmo tempo fica. Sem saber, ganha um duplo. Dois homens não podem ter a mesma vida. Isto é logo descoberto. Um deles terá de morrer. O interlocutor do casal é o tímido, estranhíssimo e competente psicanalista Marco Aurélio, que sempre foi um fã apaixonado por Julia.  No entanto, ele é o psicanalista de Julio. Quando a tensão cresce com o aparecimento do duplo, Julia vai procurar Marco Aurélio que assim depara-se em hora errada com o maior amor de sua vida. E assim, divertida e terrivelmente, vai se desenvolvendo a trama em direção à tragédia.
Serviço - Sessões de “Aconteceu na Quarta-feira” no Festival do Rio:
Sexta, 9/11: Estação NET Gávea 5, às 19h (Com convidados) – R. Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Sexta, 9/11: Estação NET Gávea 3, às 19h – R. Marquês de São Vicente, 52, Gávea
Sábado, 10/11: Cinemateca do MAM, às 19h15m - Av. Infante Dom Henrique, 85, Flamengo

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.



Nenhum comentário