Books Brasil Books

Novidades

[News] Ibict lança nova Interface de Buscas do Oasisbr - Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto

 *Ibict lança nova Interface de Buscas do Oasisbr - Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto*




O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) reformulou, recentemente, a Interface de Buscas do Oasisbr - Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto. Mantido pelo Ibict, unidade vinculada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Portal funciona como um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisas brasileiros.

Por meio do Oasisbr, é possível consultar e fazer download de milhões de artigos científicos, teses, dissertações, livros, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, entre outros documentos, contribuindo para o aumento da visibilidade da produção científica brasileira e de seus pesquisadores nacional e internacionalmente.

De acordo com Washington Segundo, coordenador de Análise, Tratamento e Disseminação da Informação Científica do Ibict, “houve uma melhoria no sistema de buscas e agora há uma navegação mais fluida, com sistema portável acessível tanto para desktops, como para tablets e celulares. Além disso há algumas visualizações de dados importantes que são exibidas na nova página de indicadores, como a evolução do número de documentos em um período de tempo e as instituições que possuem maior número de documentos indexados sobre um tema ou autor específico”.

“Há também um recurso muito bacana que eu gostaria de destacar, que é a questão de poder exportar buscas de grandes volumes de registros, incluindo resumos. Essa exportação é feita com agendamento e depois enviada por e-mail a quem fez a solicitação. Tudo isso realizado de forma automática, atendendo a uma demanda antiga que tínhamos”, relata o coordenador.

Washington ressalta ainda que agora há uma separação por tipo de fonte, com destaque para o tipo: repositório de dados de pesquisa, que é uma rede crescente que temos no Brasil, além de publicações científicas, das teses e dissertações que o sistema já vinha disseminando via Portal.

Entre outras novidades implementadas na estrutura do Portal, destacam-se ainda o novo layout, mais moderno e de acordo com as diretrizes de usabilidade, que promove mais facilidade para o usuário encontrar as informações que necessita, conforme explica Marcos Faria, web designer e pesquisador do Ibict.

Com isso, o Oasisbr segue com o objetivo de oferecer, por meio de uma única interface, acesso facilitado, gratuito, qualificado e rápido à toda informação científica brasileira disponível em arquivos digitais em acesso aberto à comunidade científica brasileira e sociedade como um todo.

*Serviço: Ibict lança nova Interface de Buscas do Oasisbr - Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto*

Nenhum comentário