[News]UM DOS MAIORES CLÁSSICOS DA LITERATURA MUNDIAL, O PEQUENO PRÍNCIPE É LANÇADO EM EDIÇÃO BILÍNGUE, COM NOVAS ILUSTRAÇÕES

 

Uma história para adultos ou para crianças? Seja qual for a idade do leitor, os elementos que tornam eterno O pequeno príncipe – aprendizados, assimilação, diferentes culturas, belezas, tristezas, sabedoria e decepções nas relações humanas, percalços e sensibilidade estão presentes neste novo lançamento da Coleção Biclássicos, que encanta gerações de leitores desde sua primeira publicação, em abril de 1943, com frases inesquecíveis e marcantes como “O essencial é invisível aos olhos”.

A história de O pequeno príncipe/ The little prince acompanha o personagem-título, quando ele resolve deixar seu planeta natal e sua amiga, a Rosa, para visitar outros mundos e conhecer pessoas diferentes. Em seu caminho, passa por asteroides habitados por uma série de figuras falhas, antes de chegar à Terra. Ao chegar ao nosso planeta, ele conhece o narrador da história, o Aviador. Telma Guimarães, autora desta adaptação bilíngue, comenta sobre o fascínio que o livro exerce: “A história do pequeno príncipe sempre me intrigou e encantou, ao mesmo tempo. Como um menino poderia viver sozinho num planeta tão pequeno e encontrar pessoas tão diferentes? Como, num livro aparentemente infantil, esse menino consegue ser tão consistente, inteligente e profundo em suas observações, muito mais do que nós, adultos?”.

A ilustradora desta nova versão de O pequeno príncipe, Eva Uviedo, acrescenta: “Fiquei muito feliz de trabalhar neste projeto. O pequeno príncipe foi um dos primeiros livros que li, e ele marcou muito minha infância. Lembro de admirar cada uma das aquarelas e guardei um carinho especial por alguns personagens, como a raposa, o homem vaidoso, o rei e o geógrafo. Foi incrível poder recriá-los nesta versão. Procurei dar um toque pessoal e atualizado às ilustrações, mas mantendo algo do desenho original do autor, como a suavidade e a sutileza da obra que, em sua simplicidade, encantou tantos leitores”.

A edição bilíngue traz em seu final um glossário com os termos e palavras mais importantes da versão em inglês e um texto com uma breve biografia de Saint-Exupéry e a influência do livro na cultura mundial, com suas adaptações para outros meios, como teatro, balé, exposições e os filmes homônimos dirigidos por Stanley Donen (1975) e Mark Osborne (2015).

Antoine de Saint-Exupéry e O Pequeno Príncipe

O pequeno príncipe é a obra literária francesa mais lida e mais traduzida, além de ter sido eleito o melhor livro do século 20 na França. Traduzido em mais de 300 línguas e dialetos (também em braile), tornou-se um dos maiores campeões de vendas já publicados.

Saint-Exupéry (29 de junho de 1900 - 31 de julho de 1944) foi exilado para a América do Norte após a eclosão da II Guerra Mundial, tendo sido um piloto comercial bem-sucedido antes da guerra. Ele escreveu três de suas obras mais conhecidas, incluindo O Pequeno Príncipe, enquanto esteve nos EUA, embora estivesse com a saúde debilitada e sob grande estresse.

Antes de O pequeno príncipe, um livro de memórias escrito anteriormente pelo autor traçou suas experiências com aviação no deserto do Saara. Foram essas experiências que o inspiraram a escrever e ilustrar O Pequeno Príncipe. Entre seus escritos relacionados à aviação estão Correio do Sul, Voo noturno e Piloto de guerra.

Infelizmente, Saint-Exupéry não foi capaz de desfrutar o sucesso da publicação do livro. Tendo voltado para a guerra, em 1943, ele desapareceu em 1944 durante o voo de uma missão de reconhecimento para as Forças Livres Francesas sobre o Mediterrâneo. Em 2004, os restos de seu avião foram descobertos, junto a uma pulseira que pertencia ao autor, ao largo da costa de Marselha.

                        Book Trailer:


O PEQUENO PRÍNCIPE/ THE LITTLE PRINCE – Coleção Biclássicos
Autora: Telma Guimarães, em adaptação de Antoine de Saint-Exupéry
Ilustradora: Eva Uviedo
Número de páginas: 136
Formato: 14 x 21 cm
Preço sugerido: R$ 53,50
ISBN - 978-65-58-17904-7
 

Sobre Telma Guimarães
Nasceu em Marília, São Paulo, e mora em Campinas há muitos anos. Publicou seu primeiro livro ainda como professora de inglês, profissão que exerceu com muita alegria. Já havia publicado mais de 40 títulos quando decidiu que não poderia mais continuar a fazer as duas atividades. É formada em Letras Vernáculas e Inglês e foi aluna de intercâmbio nos Estados Unidos. É autora de quase 200 livros infantis e juvenis, em português e inglês.

Sobre Eva Uviedo
A artista e ilustradora argentina radicada em São Paulo desenvolve seu trabalho em diversas técnicas e suportes, como aquarela, sumi-e e pintura em pratos e tecido. Já esteve em diversos projetos e parcerias - entre eles,a identidade visual e cenografia para a cantora Pitty, capas de livros e discos. Trabalha com ilustração editorial desde 2007, desenhando para revistas, livros de poesia, infantis e edições especiais para marcas e diversos mapas para guias, roteiros, revistas e jornais.

Sobre a Editora do Brasil
A Editora do Brasil busca, há mais de 75 anos, renovar produtos e serviços que levem aos milhares de educadores e alunos do Brasil conteúdos atuais e materiais de qualidade. Nos quatro cantos do país, professores e gestores utilizam nossos livros e têm acesso a um projeto didático e literário comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor. 
O compromisso da Editora do Brasil é com o dinamismo do conhecimento e com a educação que transforma e é transformada. Mais que nunca, posiciona-se ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso país.




Nenhum comentário