Novidades

[News]Tuyo apresenta Xan e, juntas, criam “Eu Nasci Ali”, canção tema do filme Valentina, uma história sobre expressão de gênero e solidariedade

Tuyo apresenta Xan e, juntas, criam “Eu Nasci Ali”, canção tema do filme Valentina, uma história sobre expressão de gênero e solidariedade

 

O primeiro longa do diretor Cássio Pereira dos Santos apresenta a atriz trans Thiessa Woinbackk e traz Guta Stresser e Rômulo Braga no elenco

A inserção de vozes marginalizadas em grandes centros sempre foi um movimento muito natural na construção da Tuyo. Assim, Lio, Lay Soares e Jean Machado vão ecoando pelos lugares certos e deixando as portas abertas. Em Valentina, o trio assina a trilha sonora original, com destaque para a canção “Eu Nasci Ali”, uma coautoria com a cantora e compositora Xan, uma artista trans, na faixa que sintetiza a potência do longa. A trama conta a história de uma jovem trans que se muda para o interior de Minas Gerais com a mãe para um recomeço, e acaba por lidar com uma série de processos, infelizmente, comuns a pessoas trans no ambiente escolar. Agora, após ganhar 15 prêmios em festivais pelo globo, o filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 19 de agosto, e a canção tema chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, 20 de agosto  (ouça aqui). 

"O processo de criação da música ‘Eu Nasci Ali’ foi muito importante pra mim, pois eu já conhecia a Thiessa Woinbackk há tempos. Lembro de assistir aos vídeos dela no YouTube e como aquilo influenciou na minha transição também”, relata Xan, que também já nutria um vínculo com Lio, Lay e Machado quando dividiam o microfone na banda Simonami, o primeiro grupo do trio antes de formarem a Tuyo. “Esse é o primeiro feat com os três juntos, já tinha feito algo com cada um deles depois da nossa banda, mas com a Tuyo mesmo é o primeiro. Eles acompanharam a minha transição de perto, lembro que as primeiras pessoas que eu contei foram a Lio e o Jean, lá em 2010”, lembra.

O convite para a co-autoria da canção partiu da Tuyo, “foi muito prazeroso dar um passo pra trás e criar para nossa melhor amiga um ambiente em que ela se sentisse segura o suficiente para dividir sua experiência pessoal e transformar isso em poesia”, conta Lio sobre um dos maiores objetivos com a canção, de trazer a artista para frente dos holofotes. E Xan finaliza: “Parece que é um ciclo que cresce cada vez mais e eu fico muito feliz que a minha história seja contada dessa maneira para que outras pessoas possam me ver como exemplo e ver que você pode ser quem você é”.

Ouça “Eu Nasci Ali”, de Tuyo e Xan, aqui
Programação completa aqui


Sinopse:
Valentina, uma menina trans de 17 anos, muda-se para uma pequena cidade mineira com sua mãe Márcia. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a família começa a enfrentar problemas quando a diretoria da escola, despreparada, começa a exigir a assinatura do pai ausente para realizar a matrícula. Com o apoio de sua mãe e a ajuda de dois amigos inseparáveis, Valentina precisa enfrentar os haters de plantão e superar o maior desafio de sua vida.

Ficha Técnica:
2021 | Brasil | Drama | 95 min.

Roteirista / diretor: Cássio Pereira dos Santos
Produtora: Érika Pereira dos Santos
Produtores Executivos: Natália Brandino, Walder Junior e Hebe Tabachnik
Diretor de fotografia: Leonardo Feliciano
Engenheiro de som: Francisco Craesmeyer
Desenho de som: Camila Machado
Desenho de Produção: Denise Vieira
Editor: Alexandre Taira
Canção original: “Eu Nasci Ali”, de Tuyo & Xan
Produtora: Campo Cerrado Produções (Uberlândia, MG);
Coprodutores: Kocria Corriola Filmes
Apoio ao desenvolvimento do roteiro: Fundo de Apoio à Cultura do DF
Apoio logístico: Oficina Cultural de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia e Prefeitura de Estrela do Sul.
Estrelado por Thiessa Woinbackk (Valentina), Guta Stresser (Márcia, mãe de Valentina), Rômulo Braga (Renato, pai de Valentina), Letícia Franco (Amanda), Ronaldo Bonafro (Júlio), Pedro Diniz (Marco) e João Gott (Lauro).

Distribuidora: Anagrama Filmes. 

Nenhum comentário