[News]Análise de dados, com uso de modelagem preditiva, pode gerar resultados mais assertivos para empresas

Análise de dados, com uso de modelagem preditiva, pode gerar resultados mais assertivos para empresas

 Tema será abordado na palestra comandada por Dora Kaufman, em 19/08, no Espaço Conceito Banco do Brasil RJ;


Transmissão online e gratuita pode ser acompanhada em youtube.com/bancodobrasil. Inscrições: bit.ly/livespacobb.


 

Rio de Janeiro, agosto de 2021 - O uso de modelos estatísticos de probabilidade, baseados em conjuntos de informações, é um recurso utilizado para fazer previsões de todos os tipos. A chamada modelagem preditiva pode ser fundamental ao iniciar, ampliar ou inovar um negócio e as empresas brasileiras têm compreendido, gradativamente, a necessidade deste tipo de inteligência.

Para falar em profundidade sobre o tema, o Espaço Conceito Banco do Brasil RJ convidou Dora Kaufman para uma palestra aberta ao público. A especialista em impactos da inteligência artificial no mundo dos negócios e no mercado de trabalho explica que o Brasil está atrasado no processo de transformação digital, que representa uma convergência de várias tecnologias, como Inteligência Artificial (IA), blockchain, 3D e novos materiais.

Segundo ela, existem diferentes definições para IA, de acordo com a área de conhecimento. Dora prefere explicar IA como “a ciência e a engenharia de criar máquinas que tenham funções exercidas pelo cérebro biológico (ou cérebro dos animais)”. Nos negócios, a IA é bastante vantajosa para prever resultados, mas requer mudanças nos processos e na cultura das organizações.

“A implementação de modelos de IA não é simples, mas os resultados são potencialmente superiores a alternativas existente”, conta. “Qualquer processo de previsão, que leva à decisão, é precedido de análise de dados”, descreve. “A técnica de aprendizado de máquina permite lidar com grandes conjuntos de dados (big data), logo, a tendência é ter resultados mais assertivos com o tempo”, detalha a especialista.

Grande parte dos empresários e gestores possui pouca familiaridade com inteligência artificial como técnica de estatística avançada, mas na visão de Dora é possível contar com especialistas na área.  “O gestor precisa compreender o fundamento, como funciona e quais as vantagens comparativas a outras técnicas estatísticas, inclusive identificando qual o problema de negócio a ser equacionado”.

Em 19/08, a partir das 17h, a especialista Dora Kaufman aprofundará todos esses temas na palestra As soluções estão nos dados – como usar modelagem preditiva, que será realizada no Espaço Conceito Banco do Brasil RJ, localizado na instalação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Com transmissão online pelo youtube.com/bancodobrasil, as inscrições, gratuitas, estão abertas em bit.ly/livespacobb.

A palestrante

Dora Kaufman é precursora de pesquisas dos impactos da inteligência artificial nos negócios e no mercado de trabalho. Desenvolveu parcerias em projetos com profissionais de inovação em empresas de vários setores. Possui atuação em programas de educação executiva na Fundação Dom Cabral, PUCRS e PUCSP, além de gerar conteúdos para grande imprensa e Sebrae RJ.

Espaço Conceito BB

O Espaço Conceito tem curadoria do CCBB e recebe encontros com especialistas sobre educação financeira, cultura e sociedade. O objetivo maior é inspirar espectadores e estimular que se coloque projetos pessoais e profissionais em prática. Vários eventos podem ser acompanhados pela internet, ao vivo, no canal do YouTube do BB. As lives também ficam salvas para apreciação online e já alcançaram mais de 80 mil acessos na plataforma.

 

 

Serviço

19/08, às 17h

As soluções estão nos dados – como usar modelagem preditiva

Inscrições: bit.ly/livespacobb

Site oficial do Espaço Conceito:bb.com.br/espacoconceito  

Canal do Youtube com transmissão ao vivo e palestras anteriores: youtube.com/bancodobrasil 

Nenhum comentário