[News]Estreia a 2ª temporada da série documental "Os Resistentes"

Os Resistentes – 2ª Temporada

Faixa: Falem Brasis | Livre | 2020

Série Documental

Direção: Paula Gaitán e Eryk Rocha

 


Estreia da segunda temporada da série documental que propõe um ensaio audiovisual enfocando o universo de 6 personagens relevantes pela sua história e participação artística, política e comportamental.


Sinopse da série: A série apresenta um panorama atual de seis grandes artistas em atividade e a relação de suas obras com a arte, a política, o pensamento e a ideologia, configurando suas formas de vida e participação no mundo. Os Resistentes são homens e mulheres que marcaram e marcam a história da humanidade, tanto pelas suas obras ou atuações artísticas quanto pelo gênio das suas personalidades. Inquietos, eles irradiam uma força transbordante de vida inteligente e sensível. A proposta desta nova temporada é criar esse diálogo entre gerações de artistas e pensadores vivos, que de alguma forma nos levam a reflexões sobre a questão racial, da discussão sobre as identidades no Brasil, que tem sido cada vez mais presente no debate público, tanto na arte quanto na política. A série consiste em entrevistas e performances de seis artistas-pensadores em atividade nos diversos campos da arte: a dança, a música, as artes visuais e performativas, o cinema e o audiovisual, e a literatura. Os personagens da segunda temporada da série são: Arrigo Barnabé, Sonia Guajajara, Jean Claude Bernardet, Michelle Musa Mattiuzzi, Negro Léo e Alice Ruiz.

 

EM AGOSTO ESTREIA DOS EPISÓDIOS 1, 2 e 3.

Estreia Episódio 2: 21/08/2021, sábado | 23h

Estreia Episódio 1: 22/08/2021, domingo | 12h (reprise)

Estreia Episódio 3: 28/08/2021, sábado | 23h

 

*Reapresentações: consultar a grade de programação*

 

Os Resistentes II

Material pra download

https://drive.google.com/drive/folders/1ZR5Aqso1cp_TtPT7U5sfBHFq9YAFCup1?usp=sharing

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=_L6An8YC6ck

 

Sinopse Episódio 1: Arrigo Barnabé é um músico e ator brasileiro. Seu reconhecimento pelo grande público veio logo com o primeiro disco, Clara Crocodilo, em 1980, quando foi recebido pela imprensa como a maior novidade na música brasileira desde a Tropicália. Em suas composições, Arrigo mistura elementos e procedimentos da música erudita do século XX a letras ferinas sobre a vida na grande cidade, especialmente São Paulo, onde reside desde os anos 1970. Em sua oba é comum a utilização de séries dodecafônicas, aliadas a uma prosódia muito próxima da fala urbana de seu tempo. Depois de mergulhar na obra de Lupicínio Rodrigues em anos anteriores, atualmente Arrigo apresenta um espetáculo com as canções de Erasmo e Roberto Carlos. Como ator, Arrigo esteve em papeis marcantes em filmes de Rogério Sganzerla, Chico Botelho e Maurice Capovilla. No musical e policial oitentista Cidade Oculta (1986), dirigido por Botelho, ele interpreta o fora da lei Anjo e também assina a marcante trilha sonora. Com Sganzerla dará vida à obsessão do cineasta por Orson Welles em Nem Tudo é Verdade (1986). Em Nervos de Aço (2016), de Capovilla, interpreta um diretor teatral obcecado pela obra de Lupicínio Rodrigues. No episódio, além de identificar a resistência da música de vanguarda brasileira, Arrigo será convidado a uma performance musical em um palco de teatro.

 

Sinopse Episódio 2: Sônia Guajajara, originária do povo Guajajara - Tentehar é uma líder indígena brasileira e uma das principais vozes da luta indígena no mundo. Formou-se em Letras e Enfermagem e fez uma Pós-graduação em Educação Especial. Sua militância indígena e ambiental começou ainda na juventude, nos movimentos de base, e logo chegou ao Congresso Nacional – onde Guajajara foi linha de frente contra uma série de projetos que retiravam direitos e ameaçavam o meio ambiente. Em poucos anos, ela ganhou projeção internacional pela luta travada em nome dos direitos dos povos originários. Em 2018 concorreu à vice-presidência do Brasil pelo PSOL, tornando-se a primeira pessoa indígena a disputar o cargo. Sua história como ativista é longa, tendo recebido diversos prêmios e honrarias em função de sua atuação. Tem participação no Conselho de Direitos Humanos da ONU e já levou denúncias às Conferências Mundiais Climáticas (COP) de 2008 a 2017, além do Parlamento Europeu, entre outros órgãos internacionais. Em 2015, recebeu o Prêmio Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, entregue pela então presidenta Dilma Rousseff (PT)

 

Sinopse Episódio 3: Jean-Claude Bernardet (Charleroi, Bélgica, 1936) é um teórico de cinema, crítico cinematográfico, cineasta, escritor e ator que se naturalizou brasileiro em 1964. Como crítico, marcou posição ao entender que uma das razões de ser da crítica é o diálogo com a criação e a produção do filme. E essa interação só poderia acontecer se a análise da obra estivesse voltada para o que se faz no Brasil. É autor de livros fundamentais como Cineastas e Imagens do Povo e Cinema Brasileiro: Propostas para uma História, entre outros. Foi co-roteirista de diversos filmes, entre eles O Caso dos Irmãos Naves, de Luis Sergio Person, e Brasília: Contradições de uma Cidade Nova, de Joaquim Pedro de Andrade, entre tantos outros. Há alguns anos, no cinema e no teatro, se reinventou como ator em filmes de Cristiano Burlan, Kiko Goifman e Cláudia Priscila e Pedro Marques. Seu arquivo integra a coleção da Cinemateca Brasileira. Repleto de documentos imprescindíveis para a compreensão da trajetória do cinema e da cultura nacionais, o Arquivo Jean-Claude Bernardet, doado pelo titular em março de 1988,  onta com cerca de 5.500 itens que abrangem o período de 1939 a 2014. Desses, 1974 são itens que compõe a série Correspondências, na qual estão presentes diálogos entre Jean-Claude Bernardet e Gustavo Dahl, Glauber Rocha, Trigueirinho Neto, João Silvério Trevisan, João Luís Vieira, Ismail Xavier, Robert Stam, Christian Metz, além de outras figuras essenciais para a formação do campo cinematográfico brasileiro, como cineclubistas de diversos estados.

 

 

 

 


 

O Rio dos Imigrantes

Faixa: Conhecendo O Brasil | Livre | 2020

Série Documental

Direção: Alexis Zelensky e Glauco Kuhnert

 

Sinopse da série: Hugo, Ruth, Saif, Karli, Rafael e Loubens são imigrantes de várias partes do mundo no Rio de Janeiro. Através do seu cotidiano descobrimos olhares diferentes sobre "a cidade maravilhosa". Entre choque cultural, racismo, xenofobia, militância, saudade, diversão, cada um com seus desafios e lutas.

 

EM AGOSTO ESTREIA DOS EPISÓDIOS 1e 2.

Estreia Episódio 1: 22/08/2021, domingo | 20h30

Estreia Episódio 2: 29/08/2021, domingo | 20h30



 

Sinopse Episódio 1 – Rafael: Sentindo-se oprimido pelo governo cubano, Rafael resolveu virar as costas para o seu país e tentar uma nova vida no Brasil. Médico formado em Cuba, no Brasil faz um mestrado e no Rio reconstrói sua vida como médico da família. Rafael guarda um olhar carinhoso e cheio de saudade para seu país de origem.

 

Sinopse Episódio 2 – Saif: Saif fugiu da Síria no começo da guerra e chegou ao Brasil cheio de esperança, mas a desilusão foi brutal. O Brasil da internet não era o da realidade da zona norte do Rio. As diferenças culturais ainda incomodam Saif, que não vê a hora de poder regressar ao seu país de origem.

 

*Reapresentações: consultar a grade de programação*

 

O Rio dos Imigrantes

Material pra download

https://drive.google.com/drive/folders/1ZR5Aqso1cp_TtPT7U5sfBHFq9YAFCup1?usp=sharing

Trailer/Chamadahttps://youtu.be/eEwRQt6M3Cw

 

 

 

 

Programação CINEBRASILTV

http://www.cinebrasil.tv/index.php/gradedeprogramacao

 

O CINEBRASIL JÁ é um canal por assinatura, por apenas R$9,90 (nove reais e noventa centavos) por mês, sendo o primeiro mês gratuito para o novo assinante.

Acesso: https://www.cinebrasilja.com/

 

No link a seguir, é possível consultar as operadoras que carregam o canal, apenas informando o Estado. Acesso: http://www.cinebrasil.tv/index.php/localize-o-canal

 

A programação do canal pode ser assistida através da assinatura no Divertenet.

Acesso: https://divertenet.com.br/cinebrasil

 

O canal também está disponível no ao vivo da Oi Play, é gratuito por 30 dias.

Acesso: https://oiplay.tv/oiplay/content/details/MV014176590000

Nenhum comentário