[News]Natureza como protagonista no trabalho da The Flowerpunchers

Natureza como protagonista no trabalho da The Flowerpunchers


The Flowerpunchers apresenta um pouco de seu universo de possibilidades no Inspiramais, de 25 a 27 de agosto, mostrando a força da natureza como inspiração e matéria-prima em peças únicas que respeitam o tempo natural. 


Em um mundo que valoriza a velocidade e o fast fashion respeitar a sabedoria ancestral que diz: "quem planta tâmara não colhe tâmara" ou o famoso: "tempo de semear e tempo de colher" parece não fazer sentido para o mundo dos negócios, no entanto, 2020 veio rompendo paradigmas e levando para outras visões de vida e consumo. 


E a The Flowerpunchers representa com perfeição um novo olhar e um novo fazer que vai além do handmade sustentável por utilizar matérias-primas amigas do meio ambiente. 


As peças respeitam o tempo da natureza e as flores, ervas e plantas utilizadas não são arrancadas para produção. Os tingimentos são feitos com flores, ervas e plantas caídas naturalmente no jardim de uma das co-fundadoras. Entre as pedras brasileiras utilizadas no processo manual destaque para Ametista, Quartzo Rosa e Quartzo Verde. Além disso, os resíduos são trabalhados em outros produtos como velas e incensos. As pedras usadas no processo de estamparia também são transformadas em peças únicas, cheias de energia. 



The Flowerpunchers no Inspiramais 2020 II


Os visitantes da edição digital do Inspiramais poderão conhecer em primeira mão um pouco do rico universo The Flowerpunchers.


A natureza é a convidada para estampar o cruzamento entre saberes ancestrais e tecnologias emergentes em diversas plataformas phygital- físicas e digitais. 


Designers de superfície, apaixonadas por plantas e pelos encantos da natureza, Carol Garcia e Gabriela De Laurentis uniram-se em março de 2020 para realizar uma obra floral têxtil em conjunto para uma exposição. Nasce a semente das Flowerpunchers.


 A partir desse marco inicial, as marteladas e o encantamento pelas plantas se intensificaram. Em maio do mesmo ano, o jardim floresceu com a integração de Solimar Isaac, arquiteta paramétrica e digital flowerpuncher, que completou o trio.


Nesta edição do Inspiramais digital, as colaborações incluem a série Dancing Flowers, junto ao duo de designers 3D Letícia Acciarito e Henrique Assis, do Studio Acci, o wallpaper Flower Punchers, assinado pela ilustradora botânica Submarina, as canções Brisa de Fim de Noite S.N. dos músicos Netto Francatti e Gui Mendes, um universo imersivo criado em arquitetura paramétrica por SIA e ativações especialmente produzidas por ClapClap Celebrations.


Dancing Flowers 


Numa parceria exclusiva com os designers 3D Letícia Acciarito e Henrique Assis, do Studio Acci, The Flowerpunchers desenvolveu estamparias para tecidos digitais, na série artística Dancing Flowers. A Rosa Negra de Halfeti é uma flor lendária e a impressão de suas pétalas é inspirada no romance A Tulipa Negra, de Alexandre Dumas. Seu ritmo traz a poesia matemática do musicista Gui Mendes, cujo dedilhado ao violão lembra o cancioneiro medieval com a personalidade autoral desse jovem músico brasileiro.



Sobre The Flowerpunchers


The Flowerpunchers produz estampas, acessórios e adornos inspirados na natureza e nos fios invisíveis que unem todas as pessoas. Isso inclui realidade aumentada e realidade imersiva, entre outras possibilidades.



Materiais:

  • Algodão

  • Linho

  • Lã feltrada com pelos de cães domésticos das raças Lhasa Apso, Terrier Tibetano e Bearded Collie.

  • Tintura natural extraída por meio de marteladas de plantas silvestres, ervas e flores que crescem livremente no Quintal da Boa Ventura, em São Paulo.

  • Pedras brasileiras (ametista, quartzo rosa e quartzo verde).


Técnicas:

  • Flowerpounding

  • Tingimento natural

  • Kintsugi

  • Feltragem artesanal

  • Macramê

  • Realidade aumentada

  • Realidade imersiva

  • Design 3D

  • Parametria

  • Ilustração botânica

  • Lettering

  • Composição musical


Colaborações:

SIA – Arquitetura Paramétrica

Studio Acci - 3D Design

ClapClap Celebrations – Ativações digitais

Submarina – Ilustração botânica

Lucius Vilar – ilustração digital

Gui Mendes – composição musical

Netto Francatto – composição musical

Suzana Comunica – comunicação corporativa


Agradecimentos:

Suzana Azar

Monique Vandresen

Theophilo Augusto Pinto

Fawsia Borralho

Guilherme Bryan

Andrea D’Andrea

Thays Toschi

Leandro Fukushima Freitas

Manuel Zapata

Danilo Cañizares

Carol Olival

Letícia Acciarito

Henrique Assis

Ilse Guimarães

Lucius Vilar

Phil Pallen

Gui Mendes

Netto Francatto

Instituto by Brasil

Ixel Moda PR/Suzana

Nenhum comentário